Rio Waida e Molly Picklum vencem Ballito Pro apresentado por O'Neill - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Rio Waida e Molly Picklum vencem Ballito Pro apresentado por O'Neill

Gatien Delahaye e Macy Callaghan terminam em segundo lugar, Waida lidera o ranking da Challenger Series, Picklum em segundo.

Macy Callaghan, Molly Picklum, Rio Waida e Gatien Delahaye.
Macy Callaghan, Molly Picklum, Rio Waida e Gatien Delahaye.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
Colaboração de foto:  ©WSL/Tostee
 
Rio Waida (IDN) e Molly Picklum (AUS) venceram o Ballito Pro apresentado por O'Neill , conquistando a vitória nas finais contra Gatien Delahaye (FRA) e Macy Callaghan (AUS), respectivamente, disputadas em surf de três a quatro pés em Bathers Beach. Terceira parada da Challenger Series da World Surf League (WSL) de 2022, o Ballito Pro apresentado por O'Neill vem navegando em uma previsão desafiadora, mas ainda assim proporcionou ação épica de alguns dos melhores surfistas do mundo lutando para se qualificar para o campeonato de elite do Tour. O dia começou com as quartas de final femininas e correu divisões alternadas até as finais.

Na foto: Rio Waida (IDN), vencedor do Ballito Pro pres. por O'Neill. Crédito: © WSL/Tostee
Vitórias consecutivas da Challenger Series para Rio Waida

A final masculina chegou primeiro ao lineup com Rio Waida (IDN) enfrentando Gatien Delahaye (FRA) em um confronto emocionante onde os dois surfistas são altamente capazes de levar o debate para o ar.

Waida puxou o gatilho primeiro com uma abordagem um tanto conservadora, dando algumas voltas no minuto de abertura da final por 7,50 (de 10 possíveis) e a vantagem inicial. Waida então encontrou um pequeno tubo limpo na praia e acrescentou 5,17 ao seu total, pressionando ainda mais o francês cujas primeiras tentativas não tiveram sucesso. Enquanto Delahaye parecia afetado pela pressão, o indonésio manteve-se extremamente ocupado tentando aumentar a aposta em uma sucessão de direitos, bem surfados, mas logo abaixo de sua pontuação no barril.

O surfista de Guadalupe finalmente encontrou seu ritmo aos 15 minutos com um pouco de ar limpo para um 5,57 para voltar à luta. Mas Waida não recuou e jogou um revés louco em uma seção desafiadora para postar uma excelente corrida de 8 pontos e pedir um requisito quase perfeito (9,93) de seu oponente. Eventualmente, o tempo acabou e Waida conquistou sua segunda vitória da temporada na Challenger Series de 2022.
Na foto: Rio Waida (IDN) sendo presidido na praia após vencer o Ballito Pro pres. por O'Neill. Crédito: © WSL/Van Gysen
“É uma loucura pensar que acabei de ganhar eventos consecutivos de CS, estou sem palavras”, disse Waida. “Ballito é um lugar muito bonito e as pessoas são super simpáticas. Hoje está uma loucura com todo mundo fora, na verdade é difícil chegar à praia. Estou muito grato pelo apoio de todos e espero poder voltar e fazer isso de novo.”

O dinâmico pé regular de Bali tem estado em uma ruptura absoluta ultimamente, vencendo eventos consecutivos no Challenger em Sydney e hoje em Ballito, além de conquistar vitórias no QS no processo e uma aparição no CT no recente Quiksilver Pro G-Land. Ele agora assume uma forte liderança no ranking e já com mais de 20.000 pontos parece um bloqueio para o circuito de elite do próximo ano.

“Estou muito feliz por representar a Indonésia”, acrescentou Waida. “Nós nunca qualificamos um surfista para o Championship Tour, então seria bom se eu conseguisse mostrar a todos os groms que podemos fazer isso. Eu tenho trabalhado muito duro para isso e mal posso esperar para voltar para casa e ver todos.”

Gatien Delahaye (FRA), duas vezes vencedor da Qualifying Series (QS) teve sua própria corrida épica no início da temporada com dois vice-campeonatos e um terceiro lugar no QS europeu. No entanto, ele não conseguiu trazer seu impulso para a Challenger Series e saiu na primeira rodada em ambos os eventos australianos. Seu segundo lugar em Ballito marca o maior resultado de sua jovem carreira e um passo na direção certa para o resto da temporada.

“Estou super feliz, com certeza o melhor dia da minha vida”, disse Delahaye. “Passei muito tempo treinando e me preparando para esses eventos. Tive um choque no início deste ano, então tive que redefinir e fui para a próxima competição com outra mentalidade. Eu encarei isso como um free surf, é quando eu surfo o meu melhor e foi isso que fiz durante todo o concurso, estou muito feliz.”

Com 7.800 pontos adicionados à sua contagem da temporada, Delahaye subiu para 9º no ranking da Challenger Series.

Waida e Delahaye já haviam derrotado Keanu Asing (HAW) e Leonardo Fioravanti (ITA), respectivamente, nas semifinais. Para sua primeira aparição na Challenger Series, Asing postou um grande resultado que o catapultou para o 18º no ranking. Fioravanti somou grandes pontos novamente e seguirá para a quarta etapa da Challenger Series como número 2.
Na foto: Molly Picklum (AUS), vencedora do Ballito Pro pres. por O'Neill. Crédito: © WSL/Tostee
Molly Picklum de volta à forma vencedora

Em uma final feminina totalmente australiana, a ex-surfista do CT Macy Callaghan (AUS) enfrentou a novata Molly Picklum (AUS). Callaghan postou a primeira pontuação real da final com um único e poderoso golpe de backhand de 5,00 (de 10 possíveis), e Picklum respondeu de maneira muito semelhante para um 4,67 para ficar na distância de ataque da liderança. O mais experiente dos dois, Callaghan continuou construindo casa com uma esquerda curta semelhante mais uma vez com um 5,67. Picklum mudou de estratégia e foi para a direita que viu os homens pontuarem bem mais cedo e encontrou um 5,83, ainda na segunda posição mas agora com a maior pontuação da bateria.

Essa vantagem não durou muito, pois Callaghan encontrou uma parede melhor para explorar em seu backhand novamente para uma vantagem de 6,50 e um pouco maior nos minutos finais da bateria. Com quatro minutos no relógio, Picklum forçou seu oponente a mostrar a intenção de fechar a esquerda, mudando a prioridade e abrindo uma porta escancarada para a chance final do novato de virar o jogo. Ela teve uma oportunidade com duas curvas rápidas à esquerda e postou um 6,57 para reivindicar a vitória nos segundos finais da final.
Na foto: Molly Picklum (AUS) sobe no ranking da Challenger Series para o segundo lugar após sua vitória no Ballito Pro pres. por O'Neill. Crédito: © WSL/Tostee
"Isso é tão bom!" disse Picklum. “Sinto que neste evento eu realmente tentei apenas aproveitar o processo. De volta a Manly, lutei para aproveitar e vim para cá me sentindo super feliz e deixei meu surf falar. Tiramos o chapéu para Macy, ela colocou para mim todo o calor e eu realmente não consegui encontrar uma oportunidade. Somos ambos da mesma cidade, então é realmente uma maneira especial de vencer.”

Três vezes vencedora do QS, a jovem surfista que não conseguiu fazer o corte do meio do ano em seu ano de estreia no CT, chegou à Challenger Series com enorme motivação para recuperar sua vaga para a próxima temporada. Com um vice-campeonato na Gold Coast, um 17º em Sydney e agora a vitória em Ballito, Picklum passou da 4ª para a 2ª posição com cinco eventos restantes na programação.

“Vencer obviamente é muito bom para a qualificação para 2023, mas é tão bom chegar ao topo e tento entrar em todas as competições para surfar em todas as baterias e sair por cima na última é muito bom.”

Após um período de três anos no Championship Tour, Macy Callaghan (AUS) está de volta à prancheta, colocando um forte esforço de qualificação este ano tanto no QS com duas vitórias já em 2022, quanto no Challenger com o vice-campeão de hoje. resultado para cima. Surpreendentemente, o surfista de Avoca não passou da Rodada de 16 nesta turnê antes de hoje.

“Parabéns Molly, foi um dia incrível e uma viagem incrível para a África do Sul. Obrigado a todos que vieram assistir, hoje foi incrível”, disse Callaghan.

Seus 7.800 pontos somados a levaram para o Top 5 virtual de qualificação no ranking.

Callaghan e Picklum já haviam derrotado Bronte Macaulay (AUS) e Caitlin Simmers (EUA), respectivamente, nas semifinais. Macaulay vai saltar de 14º para 6º graças ao resultado de hoje e Simmers cimentou ainda mais a sua liderança no ranking da Challenger Series deste ano.

Vários outros surfistas fizeram grandes movimentos na terceira etapa da temporada, incluindo Summer Macedo (BRA) e Dimity Stoyle (AUS), que subiram cerca de 30 posições no ranking feminino, bem como Frederico Morais (PRT) no masculino e muito mais.

Com a conclusão do Ballito Pro apresentado por O'Neill, os rankings da Challenger Series evoluíram, aqui estão os atuais classificados em potencial para o 2023 Championship Tour:

Top 10 da Série Challenger Masculina:
1 - Rio Waida (IDN)
2 - Leonardo Fioravanti (ITA)
3 - Callum Robson (AUS) ** Já habilitado pelo CT **
4 - Dylan Moffat (AUS)
5 - Sheldon Simkus (AUS)
6 - Maxime Huscenot (FRA)
7 - Ryan Callinan (AUS)
8 - Michael Rodrigues (BRA)
9 - Gatien Delahaye (FRA)
10 - Mateus Herdy (BRA)
11 - Alejo Muniz (BRA)

Top 5 da Série Challenger Feminina:
1 - Caitlin Simmers (EUA)
2 - Molly Picklum (AUS)
3 - Nikki Van Dijk (AUS)
4 - Teresa Bonvalot (PRT)
5 - Macy Callaghan (AUS)

Ballito Pro pres. por O'Neill Men's Resultados Finais:
1 - Rio Waida (IDN) 15,50
2 - Gatien Delahaye (FRA) 9,50

Ballito Pro pres. por O'Neill Women's Resultados Finais:
1 - Molly Picklum (AUS) 12h40
2 - Macy Callaghan (AUS) 12h17

Ballito Pro pres. por O'Neill Men's Semifinal Resultados:
CALÇADA 1: Rio Waida (IDN) 14.60 DEF. Keanu Asing (HAW) 13,80
HEAT 2: Gatien Delahaye (FRA) 8,67 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 7,77

Ballito Pro pres. por O'Neill Women's Semifinal Resultados:
HEAT 1: Macy Callaghan (AUS) 12.66 DEF. Bronte Macaulay (AUS) 9,54
CALOR 2: Molly Picklum (AUS) 13.17 DEF. Caitlin Simmers (EUA) 11h20

Ballito Pro pres. por O'Neill Women's Quarterfinal Resultados:
HEAT 1: Bronte Macaulay (AUS) 11.67 DEF. Zoe McDougall (HAW) 10,83
HEAT 2: Macy Callaghan (AUS) 14h33 DEF. Alyssa Spencer (EUA) 13h57
CALOR 3: Molly Picklum (AUS) 15,67 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 10.94
HEAT 4: Caitlin Simmers (EUA) 12h17 DEF. Rachel Presti (DEU) 8.33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->