Calderano dá show na estreia no WTT Champions e se classifica para as oitavas - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 19 de julho de 2022

Calderano dá show na estreia no WTT Champions e se classifica para as oitavas

Brasileiro foi surpreendido de início pelo egípcio Omar Assar, mas cresceu na hora certa e fechou o jogo em 3 a 1; Bruna Takahashi se despediu do torneio feminino.

Hugo Calderano venceu a primeira no WTT Champions. Foto: WTT.
Hugo Calderano venceu a primeira no WTT Champions.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: WTT
 
O Brasil iniciou nesta segunda-feira (18) a sua participação no WTT Champions, com uma boa vitória de Hugo Calderano, o número 4 do ranking mundial. Na estreia, ele venceu o egípcio Omar Assar por 3 a 1 (9/11, 11/4, 11/9 e 11/0), garantindo vaga nas oitavas de final do torneio. Na competição feminina, Bruna Takahashi se despediu na fase de 32.
 
Disputada na Infinity Arena, em Budapeste, na Hungria, a competição reúne os 32 melhores mesa-tenistas de cada naipe, selecionados a partir da posição no ranking mundial. Calderano volta à mesa na quarta (20), contra o sul-coreano Lim Jonghoon, pelas oitavas de finais. Canhoto, o número 14 do mundo eliminou por 3 sets a 2 ao nigeriano Quadri Aruna, 11º do ranking. O encontro entre Calderano e Jonghoon ainda não teve o seu horário divulgado pela organização. Para quem quiser acompanhar os jogos, a competição está sendo transmitida pela plataforma de streaming por assinatura Star+.
 
Calderano foi surpreendido no primeiro set por Omar Assar, número 21 do mundo. O egípcio soube segurar o ímpeto do brasileiro e golpear no momento certo. Atrás no placar em 8 a 9, confirmou seus últimos dois serviços e na sequência quebrou o de Calderano para fechar a primeira parcial em 11 a 9.
 
O revés fez Calderano apostar nos ralis durante o segundo set. E o brasileiro se deu bem em sua estratégia, fazendo prevalecer a sua categoria de número 4 do mundo sobre o entusiasmo do egípcio. Quebrando por cinco vezes o serviço do adversário, o brazuca marcou 11 a 4 para igualar o jogo.
 
A terceira parcial começou preocupante. Forçando demais nas devoluções, Calderano viu Assar abrir 7 a 4 no placar. Mas conseguiu se encontrar durante o jogo, fechando o set em 11 a 9, com uma escalada de cinco pontos seguidos. A famosa volta por cima.
 
O quarto e derradeiro set foi uma aula do professor Calderano. Abusando da confiança no seu jogo defensivo, o brazuca se afastou da mesa e colocou Assar para dançar, enquanto maltratava o egípcio com suas devoluções. Deu show, fechando o set em sonoros 11 a 0 e o jogo em 3 sets a 1.
 
“O Hugo demorou para achar o ritmo dele nesse jogo, enquanto o Omar Assar foi muito combativo”, ponderou Jean-René Mounié, técnico do brasileiro. “Mas ele estava bem focado, jogou muito bem os pontos chaves e principalmente o último set”, acrescentou.
 
Bruna se despede
 
Na sequência do jogo de Calderano, Bruna Takahashi entrou em ação pelo torneio feminino. De início a brasileira teve dificuldades para encontrar uma forma de jogar contra Margaryta Pesotska (37ª). A dificuldade foi capitalizada pela ucraniana, que aos poucos acabou abrindo vantagem no placar até fechar a primeira parcial em 11 a 7.
 
O segundo set seguiu a mesma linha, com a diferença da brasileira encontrar o seu jogo no decorrer da disputa. Saiu de um 10 a 5 para um 10 a 9, que infelizmente não foi o suficiente para vencer o set. Margaryta solicitou um tempo, brecou a reação brazuca e fechou a parcial em 11 a 9, colocando Bruna contra as cordas.
 
No terceiro set, Bruna arriscou tudo. Se afastou da mesa e soltou o braço em cima de Margaryta, abrindo de cara uma vantagem de dois pontos. Mas a ucraniana manteve a calma e quando o placar apontava 5 a 7, forçou a brasileira a solicitar tempo. Bruna ouviu um pedido para ter confiança por parte do técnico Jean-René Mounié, mas não deu resultado. Arriscou demais e tornou a errar, caindo por 11 a 6, com 3 a 0 no placar final.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->