Capoeira, Arte e Cultura para o Nordeste de Amaralina - EsporteNaRede

Últimas

domingo, 25 de janeiro de 2015

Capoeira, Arte e Cultura para o Nordeste de Amaralina

Com a proposta de  levar  Capoeira, Arte e Cultura para a comunidade do Nordeste de Amaralina, funciona desde 2013, o Espaço Cultural Dona Alzira Moreira.

Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

O espaço funciona na casa construída pelo senhor Vinícius Moreira em que  a senhora  Alzira, avó de Nelson Moreira, o Nenel morava e onde pioneiro surfista do bairro nasceu e foi criado. Na  cobertura da casa, funciona, até hoje, a oficina onde Nenel shapeou as suas primeiras pranchas e onde funciona a sua oficina de conserto de pranchas.

Um dos coordenadores do projeto é Paula Moreira, esposa do Surfista e Salvamar, Nenel. "Decidimos prestar esta homenagem a Dona Alzira porque ela  viveu muitos anos, até os 98 anos de idade, sempre morou aqui, foi uma pessoa muito ligada à cultura e sempre apoiou o surf, a oficina de conserto e fabricação de pranchas na sua casa", conta Paula.


Atualmente, além da Capoeira, o espaço oferece aulas Dança Circular, Artes e Francês, sem nenhum custo para a comunidade. "Iniciamos as atividades em meados de 2013, com as aulas de Capoeira e as aulas de Arte iniciaram em 2014. Ainda estamos no início, trabalhando com a parte voluntária, mas estamos começando a procurar apoios", revela coordenadora.

Além das atividades do Espaço Cultural, a Casa Dona Alzira também tem uma participação importante na história do surf no Bairro e na Bahia. "Desde a época em que Dona Alzira era viva, o espaço também abrigava a sede da Associação de Surf de Amaralina que aqui nasceu e utilizou para guarda de seus materiais e para reuniões da entidade", explica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->