Destinação sustentável do lixo Soma Vantagens num jogo sem perdedores - EsporteNaRede

Últimas

sábado, 10 de julho de 2021

Destinação sustentável do lixo Soma Vantagens num jogo sem perdedores

A natureza é a maior beneficiada em um jogo em que todos ganham e não há perdedores.

Soma Vantagens, um jogo sem perdedores.
Por Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Passada a pandemia, sem dúvidas, a questão do século e porque não, uma das mais importantes do novo milênio, é a destinação sustentável do lixo produzido pela humanidade. Muito mais do que a preocupação ecológica, o tratamento e o destino correto do lixo pode transforma-lo em matéria prima e vetor de combustível para economia circular, tão importante para a vida dos bairros.
 
Com a coleta seletiva suspensa por 15 meses em função da pandemia, Salvador voltou ao “jogo” da preservação do meio ambiente no mês passado com uma proposta que além da preservação serve de combustível para a economia circular, aquela que gira em cada bairro, com o comércio e a prestação de serviço local.
 
A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis no mês passado, no Dia Mundial do Meio Ambiente com a abertura de três unidades Casa Soma de coleta de resíduos recicláveis, nos bairros de Stella Maris, na Praça de Stella Maris; na Ribeira, no Largo do Papagaio e Paripe, na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas.


Nestes locais, foram instalados contêineres das unidades da Casa Soma, com o Programa Soma Vantagens, que é desenvolvido pela startup SO+MA e patrocinado pelo Grupo Heineken no Brasil. O objetivo do programa é chegar até setembro de 2021 com 12 estruturas implantadas na cidade, sendo duas delas em espaços privados.
 
O projeto busca construir diálogo e reforçar hábitos. Isso porque, com o descarte, a população pode acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços, como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene – auxílio de grande importância, em especial, para pessoas em situações de vulnerabilidade durante o período de pandemia.
 
Segundo especialistas, essa ação com a Casa Soma vai incentivar a coleta seletiva para tornar Salvador uma cidade mais sustentável e levar o material diretamente para os atores envolvidos.


Como funciona – Para participar dos benefícios, o cidadão precisa fazer um cadastro no site. O material levado até uma Casa Soma é pesado e o valor é convertido em pontos, que pode ser trocado depois por benefícios.
 
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
 
Todos os resíduos recicláveis arrecadados são destinados às cooperativas e a renda obtida com a comercialização do montante é 100% revertida para essas entidades. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->