Rodrigues é campeão do 34º Bahia Juniors Cup | Com vídeo - EsporteNaRede

domingo, 7 de outubro de 2018

Rodrigues é campeão do 34º Bahia Juniors Cup | Com vídeo

Natan Rodrigues, de apenas 16 anos, 61º do ranking mundial, fez história neste sábado (6) ao derrotar o catarinense Pedro Boscardin e se tornar o terceiro baiano na história a conquistar o torneio.

Natan Rodrigues fez história neste sábado, no Bahiano de Tênis.
Colaboração de texto: Fabrizzio Gallas/GallasPress
Fotos: Gabriela Simões

Entre as meninas a finlandesa Alexandra Anttila levantou seu maior troféu. A competição teve nesta edição o recorde de 307 atletas de 15 países, crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Natan marcou 6/2 6/1 na decisão na lotada quadra principal do Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, diante do catarinense Pedro Boscardin, terceiro cabeça de chave, e iguala os feitos de Silas Cerqueira, campeão de 2013, e Duda Catharino Gordilho, vencedor em 1995. Duda Catharino foi vice-campeão em 1993 na categoria 16 anos perdendo final para Gustavo Kuerten, o ídolo do tênis brasileiro e mundial.

"Vai ficar eterno em mim poder ganhar aqui na frente das pessoas que gostam de mim, muito gratificante para mim", comemorou Natan que comentou sobre a partida contra o amigo: "Foi um 6/2 6/1, eu sabia que seria duro, precisava ficar com o pé no acelerador pois ele é um tenista qualificado pois qualquer brecha ele poderia voltar e complicar, a chave foi manter a consistência e o mental durante toda a partida".


Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
Torneio de Tênis no Bahiano de Tênis,Final. www.esportenarede.com.br

A conquista é a terceira na carreira de Natan que venceu os torneios de Itajaí (SC) ano passado e este ano Cali, na Colômbia. Com a conquista ele marcará 100 pontos no ranking mundial (descarta 30 do ano passado) e ficará perto do top 50 mundial. Com o resultado também ele garante vaga para a disputa dos Grand Slams na próxima temporada, os quatro maiores eventos do ano, o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

Natan recebe o Troféu Nilton Vasconcelos das mãos do próprio.
"Não vi para qual lugar vou no ranking, não me preocupei muito com essa questão de pontos. Eu fiz uma série na Hungria agora antes do Mundial onde tinha o foco de entrar no top 50, mas não joguei bem , acabou que não deu certo, e aqui procurei não me cobrar com isso e deu certo", apontou o tenista que neste fim de ano, antes das disputas dos Slams em 2019, vai mesclar eventos juvenis de alto calibre no México com torneios profissionais no Brasil no interior de São Paulo buscando seus primeiros pontos no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.

Natan quebrou uma série invicta de Boscardin que tinha 20 vitórias e três títulos consecutivos. Apesar da derrota o catarinense que tem Gustavo Kuerten como mentor, dará um salto de mais de 70 posições e ficará dentro dos 200 melhores do mundo.

O Bahia Juniors Cup tem a tradição de revelar grandes talentos do tênis. Em 2016 Thiago Wild venceu a competição e em setembro deste ano entrou para a história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão do US Open, em Nova York. A competição já teve título de Gustavo Kuerten e presenças de Fernando Meligeni, André Sá, Marcelo Melo, entre outros.

Finlandesa conquista maior título na carreira

Alexandra Anttila conquistou seu maior troféu na carreira.
No torneio mundial até 18 anos feminino, a finlandesa Alexandra Anttila conquistou seu maior troféu na carreira derrotando na decisão a polonesa Weronika Baszak, 104ª colocada, por 6/2 7/6 (7/3) na final. Antilla chegou a servir para o jogo em 5/4, mas a adversária resistiu até o tie-break em jogo que chegou a ser suspenso por vinte minutos por conta da chuva quando Antilla liderava por 4/3. Antilla, que vive na Romênia e tem Simona Halep, número 1 do mundo, como sua referência, celebrou: "Estou muito feliz, nunca tinha ganho um torneio Grau 3, foi tudo incrível esta semana para mim, primeira vez aqui no Brasil queria agradecer a organização do torneio que foi incrível, ao diretor do torneio, foi uma grande semana, amei o torneio e o Brasil".

Vice-campeã, Baszak lamentou um problema físico que teve. Ela machucou o músculo abdominal: 'Hoje não deu, dou os parabéns à minha adversária e amiga que teve todos os méritos, e lamento por não poder jogar melhor tive um probl ema no músculo abdominal, mas ela merece e tive uma ótima semana aqui no Brasil e agradeço a todos envolvidos no torneio".

Natan e Boscardin campeões de duplas. Brasileiras ganham no feminino

Nas duplas os finalistas de simples, Natan e Boscardin ficaram com o título.
Nas duplas os finalistas de simples do masculino ficaram com o título. Natan e Boscardin bateram na final a dupla formada por Bryan Kuntz e Nicolas Zanellato por 6/4 6/2 e na final feminina as brasileiras Ana Luiza Cruz e Nalanda Teixeira superaram a dupla formada pela russa Anfisa Danilchenko e a brasileira Isabel Oliveira por 6/3 6/4.

Luana fica com o vice nos 14 anos e Barbosa leva masculino

Nos 14 anos feminino, Luana Paiva, sétima favorita, foi vice-campeã ao cair na final diante da terceira favorita, Lara de Souza, por 7/6 (7/5) 6/0. Ela levantou o troféu de campeã de duplas ao lado de Cecília Costa. As duas perdiam na final por 1/6 mas foram beneficiadas por desistência da dupla de Maria Sodré e H. Sarkis

Nos 12 anos Victor Rocha, atleta do Bahiano, foi derrotado por Davi Silva.
Nos 12 anos masculino Victor Rocha, atleta do Bahiano de Tênis, foi derrotado por Davi Silva com parciais de 6/3 4/6 6/2. O alagoano Gabriel Barbosa foi campeão nos 14 anos derrotando na final o principal favorito, Thomas Kano, por 3/6 6/4 6/2. Ele foi vice-campeão de duplas caindo na final diante de João Vieira e Kani por 6/4 6/7 10-6.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup teve o patrocínio da da SETRE, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e da Sudesb, do Governo do estado da Bahia, dos Correios, o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e apoio das Águas Meleva, Cassi Turismo e RevestBege . O evento foi  chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.


Resultados Finais Sábado (06/09):
Torneio ITF 18 anos - Quartas de Final
18 anos - Mundial ITF
Natan Rodrigues (BRA) 6/2 6/1 Pedro Boscardin (BRA)
Alexandra Antilla (FIN) 6/2 7/6 (7/3) Weronika Baszak (POL)
Natan Rodrigues/Pedro Boscardin (BRA) 6/4 6/2 Nicolas Zanellato/Bryan Kuntz (BRA)
Ana Luiza Cruz/Nalanda Silva (BRA) 6/3 6/4 Anfisa Danilchenko/Isabela Oliveira (RUS/BRA)

16 Anos
Richard Gama (BRA) 3/6 6/4 6/2 Diogo Tinoco (BRA)
Marjorie Souza (BRA) 6/7 (4) 6/4 6/3 Beatriz Vidal (BRA)
Richard Gama/Gabriel Constantino (BRA) 6/2 6/2 Diogo Tinoco/B. de Araújo (BRA)
Gabriela Aranda/Helena Silva (BRA) 6/4 6/4 Valentina Almeida/Marjorie Souza (BRA)

14 Anos
Gabriel Barbosa (BRA) 3/6 6/4 6/2 Thomas Kano (BRA)
Lara de Souza (BRA) 7/6 (7/5) 6/0 Luana Paiva
Luana Paiva/Cecilia Costa (BRA) 1/6 abandono H. Sarkis/Maria Sodré (BRA)
João Vieira/Thomas Kano (BRA) 6/4 6/7 10/6 Gabriel Barbosa/Diogo Pessoa (BRA)

12 Anos
Davi Silva 6/3 4/6 6/2 Victor Rocha
Campeã Simples: Anne Carvalho
Campeões Duplas: Arthur Berard/Enrico Amaro

10 anos
Campeão: Henrique Queiroz
Campeões Duplas: Henrique Queiroz/Edy Junior

9 anos
Campeão: Victor Pignaton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad