Campeonato Baiano de Taekwondo lota Ginásio ADELBA - EsporteNaRede

sábado, 14 de novembro de 2015

Campeonato Baiano de Taekwondo lota Ginásio ADELBA

Um bom público acompanhou neste sábado (14), no Ginásio de Esportes da ADELBA, na Avenida Paralela, o primeiro dia de disputa do Campeonato Baiano de Taekwondo.

Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Cerca de 600 atletas da capital e do interior, das categorias masculino e feminino, disputam a competição que segue neste domingo (15), a partir das 11 horas, devendo se estender até às 18 horas. Esta é a segunda competição estadual e primeira do Nordeste a  ser disputada com o novo sistema de pontuação eletrônica que será usado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.


A competição, organizada pela Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (FEBT), é pioneira na utilização dos capacetes e coletes eletrônicos DAEDO, homologados pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF - sigla em inglês). Esses equipamentos são os mesmos que serão utilizados no campeonato mundial e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano que vem. O vídeo replay também é uma tecnologia aliada dos atletas na competição.

José Carlos Teixeira.
Esta etapa do Campeonato Baiano é reflexo do momento de organização por que passa a modalidade no Estado. "É um trabalho bastante longo. A gente tem que trabalhar com a criança, como esporte educacional e você vai descobrindo quem tem talento para o esporte de alto rendimento. Ai você tem que conseguir colocar eles em condições de disputa à nível nacional", explica o presidente da FEBT, José Carlos Teixeira.

Segundo o dirigente, a maior dificuldade é conseguir atingir empresas em condições de apoiar o esporte. "É muito difícil. Recentemente, inclusive, teve na Assembleia Legislativa um seminário sobre as leis de incentivo ao esporte e constatamos que as empresas que podem patrocinar o Esporte tem que ter um lucro fixo e real, dificultando o acesso das microempresas. Só pode, as grande empresas e 78% delas estão e São Paulo. Então para você entrar em contato com uma empresa que possa patrocinar o esporte é muito difícil", revela.

Josenrique Cruz.
Mesmo assim, a Bahia matem a tradição de grandes atletas nas artes marciais e tem os seus ídolos também no Taekwondo. Entre os atletas que mais representa o Estado em copetições nacionais e internacionais está Josenrique Cruz, o Josi, atualmente integrante do time de competição Brasileiro. Apesar de ter atingido o índice nacional para participar da Olimpíada, o Baiano não vai disputar por que o seu peso não está entre os escolhidos pela Confederação Brasileira e o COB.

Além das Olimpíadas, Cruz também não encontrou adversário para disputar a etapa do Baiano, mas foi prestigiar a competição pela grande importância para o crescimento da modalidade no Estado. "Este ano participei de alguns eventos nacionais e internacionais, sou titular da Seleção Brasileira, disputei vaga para os Jogos Panamericanos e Mundiais e estava na corrida das vagas para as Olimpíadas, mas não deu", conta o atleta.

Valéria Claudino.
Segundo o campeão, é motivo de alegria ver uma copetição com este nível de organização no Estado. "O que me deixa feliz é que na minha época eu não tive Juvenil. Agora você vê os molequinhos cadete lutando e me deixa muito feliz, o crescimento do Esporte. A gente, para reunir os atletas, em um Estado tão grande como um País, é muito difícil. É difícil reunir, passar conhecimento, realmente, é muito satisfatório", afirma.

Outra que também não achou adversárias em sua categoria foi Valéria Claudino, representante de Porto Seguro. "Eu tenho duas medalhas de Ouro e uma de Prata o Campeonato Brasileiro, ai vem Copa do Brasil, Brasileiro Interclubes, Hepta do Campeonato Baiano e minha última conquista foi internacional, em uma competição na Argentina", revela.

Entre os que melhor aproveitaram a estrutura do Campeonato Baiano de Taekwondo está Mateus Santos que venceu entre os atletas de nove anos. "Ganhei duas lutas e a primeira foi a mais difícil. Foi bom, eu ganhei batendo muito, chutei de direita e de esquerda, só", conta o novo campeão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad