Campeonato Baiano de Taekwondo lota Ginásio ADELBA - EsporteNaRede

Últimas

sábado, 14 de novembro de 2015

Campeonato Baiano de Taekwondo lota Ginásio ADELBA

Um bom público acompanhou neste sábado (14), no Ginásio de Esportes da ADELBA, na Avenida Paralela, o primeiro dia de disputa do Campeonato Baiano de Taekwondo.

Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Cerca de 600 atletas da capital e do interior, das categorias masculino e feminino, disputam a competição que segue neste domingo (15), a partir das 11 horas, devendo se estender até às 18 horas. Esta é a segunda competição estadual e primeira do Nordeste a  ser disputada com o novo sistema de pontuação eletrônica que será usado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.


A competição, organizada pela Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (FEBT), é pioneira na utilização dos capacetes e coletes eletrônicos DAEDO, homologados pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF - sigla em inglês). Esses equipamentos são os mesmos que serão utilizados no campeonato mundial e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano que vem. O vídeo replay também é uma tecnologia aliada dos atletas na competição.

José Carlos Teixeira.
Esta etapa do Campeonato Baiano é reflexo do momento de organização por que passa a modalidade no Estado. "É um trabalho bastante longo. A gente tem que trabalhar com a criança, como esporte educacional e você vai descobrindo quem tem talento para o esporte de alto rendimento. Ai você tem que conseguir colocar eles em condições de disputa à nível nacional", explica o presidente da FEBT, José Carlos Teixeira.

Segundo o dirigente, a maior dificuldade é conseguir atingir empresas em condições de apoiar o esporte. "É muito difícil. Recentemente, inclusive, teve na Assembleia Legislativa um seminário sobre as leis de incentivo ao esporte e constatamos que as empresas que podem patrocinar o Esporte tem que ter um lucro fixo e real, dificultando o acesso das microempresas. Só pode, as grande empresas e 78% delas estão e São Paulo. Então para você entrar em contato com uma empresa que possa patrocinar o esporte é muito difícil", revela.

Josenrique Cruz.
Mesmo assim, a Bahia matem a tradição de grandes atletas nas artes marciais e tem os seus ídolos também no Taekwondo. Entre os atletas que mais representa o Estado em copetições nacionais e internacionais está Josenrique Cruz, o Josi, atualmente integrante do time de competição Brasileiro. Apesar de ter atingido o índice nacional para participar da Olimpíada, o Baiano não vai disputar por que o seu peso não está entre os escolhidos pela Confederação Brasileira e o COB.

Além das Olimpíadas, Cruz também não encontrou adversário para disputar a etapa do Baiano, mas foi prestigiar a competição pela grande importância para o crescimento da modalidade no Estado. "Este ano participei de alguns eventos nacionais e internacionais, sou titular da Seleção Brasileira, disputei vaga para os Jogos Panamericanos e Mundiais e estava na corrida das vagas para as Olimpíadas, mas não deu", conta o atleta.

Valéria Claudino.
Segundo o campeão, é motivo de alegria ver uma copetição com este nível de organização no Estado. "O que me deixa feliz é que na minha época eu não tive Juvenil. Agora você vê os molequinhos cadete lutando e me deixa muito feliz, o crescimento do Esporte. A gente, para reunir os atletas, em um Estado tão grande como um País, é muito difícil. É difícil reunir, passar conhecimento, realmente, é muito satisfatório", afirma.

Outra que também não achou adversárias em sua categoria foi Valéria Claudino, representante de Porto Seguro. "Eu tenho duas medalhas de Ouro e uma de Prata o Campeonato Brasileiro, ai vem Copa do Brasil, Brasileiro Interclubes, Hepta do Campeonato Baiano e minha última conquista foi internacional, em uma competição na Argentina", revela.

Entre os que melhor aproveitaram a estrutura do Campeonato Baiano de Taekwondo está Mateus Santos que venceu entre os atletas de nove anos. "Ganhei duas lutas e a primeira foi a mais difícil. Foi bom, eu ganhei batendo muito, chutei de direita e de esquerda, só", conta o novo campeão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->