Josué Lucas bate recorde brasileiro do arranco na disputa dos 73kg no Pan-Americano de Levantamento de Pesos - EsporteNaRede

Últimas

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Josué Lucas bate recorde brasileiro do arranco na disputa dos 73kg no Pan-Americano de Levantamento de Pesos

Brasileiro terminou movimento com 141kg cumpridos, um a mais do que marca anterior; dia ainda teve Raquel Souza que igualou recorde nacional no arremesso.

Josué Lucas bate recorde brasileiro do arranco na disputa dos 73kg no Pan-Americano de Levantamento de Pesos
Josué Lucas terminou arranco na quarta posição.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Washington Alves/Light Press/CBLP
 
O terceiro dia de Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos foi encerrado com um recorde brasileiro quebrado e outro igualado em Bogotá, na Colômbia. Josué Lucas levantou 141kg no arranco e quebrou a marca anterior que era do próprio pesista nos 73kg masculino. Com a carga cumprida, ele ficou na quarta colocação do movimento. Além dele, a terça-feira (26) ainda contou com Raquel Souza nos 59kg feminino, que igualou o recorde nacional no arremesso.
 
Nos 73kg masculino, Josué Lucas tinha o segundo maior peso de entrada no arranco, ao lado do dominicano Julio Cedeño, com 135kg. O brasileiro, porém, já começou pedindo mais peso e foi para a plataforma com 136kg na barra, carga levantada com sucesso. Muita vibração do representante do Brasil em seu debute.
 
O pesista voltou à ação para tentar cumprir 141kg de peso. Ele foi perfeito no movimento e se colocou definitivamente na briga por um lugar no pódio, que era disputado por, além de Josué, mais outros quatro atletas. Além disso, com o levantamento, ele estabeleceu o novo recorde brasileiro no arranco (a marca antiga era de 140kg do próprio Josué, obtida no Campeonato Brasileiro deste ano em Sete Lagoas-MG).
 
Porém, para assegurar medalha ele precisava acertar a terceira tentativa de 144kg, o que acabou não acontecendo, terminando na quarta colocação da competência. A primeira posição ficou com o mexicano Jorge Estrada, que cumpriu 145kg. O vice-campeonato foi de Julio Cedeño, da República Dominicana, com 144kg, enquanto o terceiro lugar foi ocupado pelo norte-americano Jacob Horst com 143kg.
 
No arremesso, Josué acabou não conseguindo um movimento válido. Primeiro, ele tentou 167kg e não cumpriu o estabelecido. Depois, subiu para 168kg e tornou a falhar. Por fim, ele voltou a tentar os 168kg, mas também não teve êxito.
 
O pódio do arremesso ficou com a primeira colocação ocupada pelo dominicano Julio Cedeño com 174kg, em segundo esteve o mexicano Jorge Estrada com 170kg e na terceira posição terminou Jonathan Martinez, também do México, com a mesma carga do compatriota, mas obtida apenas na última tentativa (Estrada levantou na primeira).
 
No total, o pódio foi idêntico ao do arremesso: Cedeño foi ouro com 318kg; Estrada, prata com 315kg; e Martinez, bronze com 310kg.
 
Raquel Souza iguala recorde nacional no arremesso
 
A disputa dos 59kg femininos contou com a brasileira Raquel Souza na plataforma. Ela terminou com a décima melhor campanha no total, a mesma no arranco e na 11ª no arremesso.
 
O ponto alto de sua participação foi na sua terceira tentativa do arremesso quando foi bem-sucedida em cumprir 108kg, a mesma carga do recorde brasileiro da categoria que é de Nicole Lagos, alcançada no Campeonato Brasileiro Adulto de 2018. Anteriormente, Raquel também teve sucesso no seu primeiro (100kg) e segundo arremesso (105kg).
 
A categoria foi vencida pela colombiana Yenny Alvarez, que ergueu 124kg. A prata foi conquistada pela norte-americana (Taylor Wilkins) e o bronze por Concepción Usuga (118kg), atleta da casa.
 
No arranco, a pesista foi para a primeira tentativa e foi bem no levantamento dos 80kg. Confiante, ela subiu quatro quilos para a sua volta à plataforma, conseguiu executar o movimento, mas de forma inválida. Raquel pediu 86kg para o seu derradeiro intento no arranco, porém acabou falhando.
 
A campeã do movimento foi novamente Yenny Alvarez, que executou 102kg e estabeleceu novo recorde pan-americano. A vice foi a colombiana Concepción Usuga (98kg) e a terceira colocada foi a venezuelana Genesis Rodriguez (94kg).
 
No total, a dominante Yenny ficou com o ouro geral (226kg). A outra anfitriã da sessão, Concepción, levou a prata (216kg) e Taylor, dos Estados Unidos, fechou o pódio (215kg). Raquel somou 188kg e ficou na décima posição.
 
O Brasil terá quatro representantes nas disputas femininas do Pan-Americano nesta quarta-feira (27). Primeiro, Amanda Souza entra em ação pelo grupo B dos 76kg, às 12h30 (de Brasília). Depois, Bruna Piloto compete no grupo A dos 64kg, às 17h30. Por fim, Amanda Schott busca bons resultados nos 71kg A, às 20h.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->