CBMT fomenta a participação feminina no Tênis de Mesa - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

CBMT fomenta a participação feminina no Tênis de Mesa

Atividade antecede ao TMB Platinum - Campeonato Brasileiro e conta com programação recheada para mulheres do tênis de mesa.
 
Atleta olímpica, Lígia Silva estará em Joinville.
Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres/Claudia Mendes/Marcio Menezes/CBMT cbtmºrg.br
Colaboração de foto: André Soares
 
Em mais uma grande iniciativa de fomentar a participação feminina na modalidade, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) organizou o Training Camp Mulheres TMB, que vai acontecer em Joinville (SC). O evento acontece entre os dias 28 deste mês e 3 de dezembro e antecede ao início do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, principal competição nacional da temporada, que também vai ser realizada na cidade catarinense.
 
A atividade vai ser desenvolvida dentro do programa “My Gender. My Strenght”, da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que visa aumentar a participação feminina no tênis de mesa por meio do suporte a projetos nacionais criativos e ambiciosos desenhados por mulheres envolvidas com o tênis de mesa, objetivo esse compartilhado com a CBTM.
 
O evento se destina preferencialmente para meninas e mulheres, mas meninos e homens também serão permitidos, não podendo ultrapassar 20% das vagas do evento.  A participação pode ocorrer de forma presencial, online ou híbrida. As interações das participantes locais com as participantes online durante as ações serão incentivadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link: https://forms.office.com/r/J7QmRdnkRj
 
A ação da Confederação vai ter três locais como sede – Associação Joinvillense de Tênis de Mesa (AJTM), UniSociesc e o Centreventos Cau Hansen – e vai reunir treinadoras, ex-atletas, atletas da Seleção Olímpica e Paralímpica de tênis de mesa, árbitras, pesquisadoras e profissionais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em uma programação recheada.
 
Uma das participantes é Ligia Silva, ex-atleta com participação em três Olimpíadas, treinadora da Seleção Brasileira das categorias de base e embaixadora do Coletivo Ping-Pong (programa social da CBTM). Ela enalteceu a iniciativa, que tem como uma das idealizadoras a líder da Universidade do Tênis de Mesa, Taisa Belli. “É uma iniciativa muito boa, graças à visão da Taisa. Falta isso das mulheres, se unirem, não ganhamos nada sozinhas. Eu sempre pensei em união, e essa iniciativa é de união, de um profissionalismo puro da Taisa, só tenho que agradecer imensamente”, enalteceu Lígia. “Serei uma formiga diante de todas aquelas mulheres que trabalham em prol do tênis de mesa. Vamos dar esse pontapé, espero que seja o primeiro de vários encontros. Estou muito feliz e empolgada para encontrar com todas. Que as próximas gerações lembrem dos encontros e que não deixem morrer essa nossa paixão pelo tênis de mesa”, completou.
 
Entre os dias 28 e 30, acontece um treinamento com experts, que vai ter como responsáveis a técnica Lígia; a treinadora da Associação Joinvilense, Janaina Peters; e a atleta e auxiliar técnica da Associação, Lhays Stolarski. Em simultâneo, vai ser promovida uma competição entre os participantes nos dias 29 e 30, em que as árbitras da Confederação serão as encarregadas.
 
No dia 1º de dezembro, as atletas da Seleção Brasileira olímpica (Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada) e as medalhistas paralímpicas Bruna Alexandre, Danielle Rauen, Jennyfer Parinos e Catia Oliveira ministram a palestra “Trajetória das Atletas Olímpicas e Paralímpicas” no Auditório da UniSociesc.
 
No mesmo local, o workshop “Participação de Mulheres no Esporte: Ambiente Seguro e Perspectivas Científicas” vai acontecer no dia seguinte. As responsáveis pela atividade serão: Isabel Swan, coordenadora do “Mulher no Esporte” do Comitê Olímpico Brasileiro – COB; Mariany Nonaka, advogada do COB e ex-atleta; Júlia Barreira, pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (SP); e Roberta Burzagli, treinadora da Confederação Brasileira de Tênis – CBT.
 
O último dia da ação, 3 de dezembro, vai ter como palco o Centreventos Cau Hansen, local onde serão entregues kits de participação, além de um sorteio do livro "Esportes de Raquete", autografado pela organizadora Taisa Belli, da Universidade do Tênis de Mesa. A foto oficial do evento também será tirada na data.
 
TMB Platinum Campeonato Brasileiro
 
Um dia depois do encerramento do Training Camp Mulheres TMB começa a ser disputado o TMB Platinum – Campeonato Brasileiro, que segue até dia 12 de dezembro. A principal competição da temporada também vai acontecer no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), e conta com disputas individuais, de equipes de clubes e de seleções estaduais. Ao todo, foram realizadas mais de duas mil inscrições para as competições individuais olímpicas e paralímpicas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->