100 anos do Bahiano de Tênis terá 32º Bahia Juniors Cup - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

100 anos do Bahiano de Tênis terá 32º Bahia Juniors Cup

Torneio em outubro será o maior do Brasil no 2º semestre e o terceiro maior do no ano.

Colaboração de texto: Fabrizio Gallas/GallasPress
Colaboração de foto: Bruno Rocha/GallasPress

Já estão abertas as inscrições para a 32ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e que nesta temporada comemora os 100 anos do Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, berço do tênis baiano e da competição disputada desde a década de 80. O evento com pontuação pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis da categoria G3 ganha nesta temporada o status isolado como o maior do segundo semestre no Brasil e na temporada como o terceiro maior do país.

O torneio, que em 2015 contou com 209 atletas de 15 países, está com inscrições abertas na categoria mundial para até 18 anos e nas categorias 16 e 14 anos com pontuação para o ranking Cosat, da América do Sul, e categoria 12 anos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. As inscrições para 12, 14 e 16 anos podem ser feitas diretamente no site da CBT http://www.tenisintegrado.com.br/new_torneio/index2/2/2016/0/0/10 até o dia 26/09 para as categorias 14/16 anos e dia 3 de outubro para a categoria 12 anos.

O maior do Nordeste e um dos mais tradicionais do país é um revelador de talentos. Teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, passou pelo evento assim como Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncis, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Recebeu também Gustavo Kuerten que foi campeão na década de 90 na categoria 16 anos batendo o baiano Duda Catharino Gordilho em final apertada e anos depois levando o troféu de Roland Garros no profissional, um dos mais prestigiados eventos do mundo. Duda Catharino, melhor tenista baiano na década de 90, comanda hoje o Centro de Treinamento no Clube Bahiano de Tênis com alguns dos melhores do país e será o diretor da competição ao lado de Gian Biglia.

No último ano, Gabriel Decamps, de apenas 16 anos, faturou no evento baiano seu primeiro título para depois virar top 40 do mundo e disputar os maiores torneios do juvenil do mundo junto com Felipe Alves Meligeni, sobrinho de Fernando Meligeni. A atual vencedora, a paranaense Thaísa Pedretti, recentemente conquistou seus primeiros pontos no ranking profissional da WTA.

O evento baiano também terá a presença os baianos e Natan Rodrigues, melhor do Brasil nos 14 anos que vem de final e semis em competições do circuito europeu e pulará de categoria para tentar o troféu em casa nos 16 anos e Maria Menezes, atleta da casa que vem do título Sul-Americano por equipes no Paraguai e da disputa do Mundial em Prostejov, na República Tcheca. Ela esteve entre as seis melhores do continente Sul-Americano e também disputou a gira europeia com Natan nos 14 anos.

"Ano passado voltamos ao Clube Bahiano de Tênis depois de algumas temporadas em outros locais e o evento foi um sucesso, elogiado pelos jogadores pela estrutura e por todos com o hotel bem acessível e perto, os atletas caminhando a pé e pertinho da praia, podendo curtir as belezes de Salvador colado a um de nossos cartões postais. Este ano esperamos um evento ainda maior dando o melhor tratamento possível aos atletas. Será o maior evento do Brasil no semestre, com mais pontos no ranking mundial e certamente trará uma boa gama de atletas buscando pontos necessários para estar dentro dos Grand Slams na próxima temporada", afirmou Duda Catharino.

"Esse ano o evento será especial. Se na temporada passada voltamos ao Clube Bahiano, que é o berço do tênis, desta vez a celebração é do centenário, uma excelente junção para um torneio como esse contando com algumas celebrações disponíveis para os sócios e também para os que vêm acompanhar o evento", adicionou Gian Biglia, que coordena o evento junto com Duda Catharino.

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Sudesb, Superintensd e da Construtora Moura Dubeux. O evento tem o apoio da Gatorade e é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->