Messias Felix faz novo recorde no Oi SuperSurf - EsporteNaRede

Últimas

sábado, 18 de julho de 2015

Messias Felix faz novo recorde no Oi SuperSurf

O cearense atingiu 17,84 pontos de 20 possíveis na maratona de baterias da sexta-feira e o paulista Deivid Silva eliminou um concorrente direto pela liderança do ranking brasileiro na Praia de Maresias.

O cearense Messias Felix.
Fonte: Oi SuperSurf
Colaboração de foto: Pedro Monteiro/SuperSurf

As ondas permaneceram com boas condições nas séries de 2-3 pés na Praia de Maresias, para mais uma maratona de 27 baterias na sexta-feira do Oi SuperSurf em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. As principais estrelas do novo circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) começaram a estrear e o jovem paulista Deivid Silva passou em primeiro lugar nas duas vezes que entrou no mar para defender a liderança do ranking. Na segunda, eliminou o vice-líder, o paranaense Jihad Kohdr. Outros destaques do dia foram dois bicampeões brasileiros, o carioca Leonardo Neves (2002 e 2003) e o cearense Messias Felix (2009 e 2012), que estabeleceu um novo recorde de 17,84 pontos de 20 possíveis, com notas 9,17 e 8,67.           

"Estou muito emocionado. No primeiro dia que cheguei aqui e vi esse palanque, passei uns 3 minutos olhando pra ele e só aí acreditei mesmo que voltou o SuperSurf", disse Messias Felix, após a vitória sobre Yagê Araujo (BA), Ricardo Ferreira (SP) e Alessandro Puga (PR) nos últimos confrontos do dia. "Esse retorno é muito bom para o surfe brasileiro, para os surfistas brasileiros e pra galera que está começando a virar profissional. Precisava de um evento importante no cenário nacional de novo e acho que o Gabriel Medina, com o título mundial dele, abriu as portas com a Oi patrocinando o Circuito Brasileiro também, junto com a Smolder e Furnas. O mar deu uma reagida, está todo mundo se divertindo, eu consegui achar boas ondas na minha estreia e acho que estou mais emocionado do que feliz por estar de volta ao lugar que eu fiz a minha história, é isso mesmo, o SuperSurf é a minha história".

O número 1, Deivid Silva, avançou.
Messias Felix foi um dos quatorze competidores que já se classificaram para a quinta fase do Oi SuperSurf, dos 32 melhores surfistas do campeonato, quando começa a ser distribuída a premiação de 60.000 Reais em cada uma das quatro etapas da temporada. A batalha pelas primeiras vagas reuniu os líderes do ranking brasileiro e só o número 1, Deivid Silva, avançou. O paranaense Jihad Kohdr acabou perdendo a briga pelo segundo lugar para outro paulista, Tamaê Bettero. Jihad já conquistou o título brasileiro em 2006 e foi eliminado nesta primeira bateria da quarta fase junto com o campeão de 2001, Tânio Barreto, de Alagoas.

"Estou muito feliz por estar aqui e pela volta do SuperSurf também. Eu nunca tinha participado do circuito e vou dar meu máximo para ser campeão brasileiro esse ano. O mar está bem difícil, mas consegui achar boas ondas nas minhas baterias para passar", disse Deivid Silva. "Agora de tarde o mar ficou ainda mais complicado, muito balançado e bem menor do que na bateria que disputei pela manhã. Mas, se tiver paciência, você consegue pegar as ondas certas que abrem até a beira e foi isso que tentei fazer. Foi duro enfrentar dois campeões brasileiros com muita experiência na bateria e estou muito feliz pela vitória".

O carioca Leonardo Neves.
Campeões brasileiros - Dos nove integrantes da Galeria de Campeões Brasileiros da ABRASP que prestigiaram a reestreia do Oi SuperSurf em São Sebastião (SP), além de Jihad e Tânio, mais quatro foram barrados na sexta-feira, o ubatubense Renato Galvão bicampeão em 2004 e 2007, o carioca Gustavo Fernandes (2008), o catarinense Jean da Silva (2010) e o cabo-friense Victor Ribas (1997). O paulista David do Carmo (2013) só vai estrear na primeira bateria do sábado, contra o ubatubense Hizunomê Bettero, o capixaba Krystian Kymerson e o catarinense Cainã Barletta. Os outros são Messias Felix (2009 e 2012), o catarinense Tomas Hermes e o carioca Leonardo Neves (2002 e 2003), que passou as duas baterias que disputou na sexta-feira. Na última delas, superou duas forças da nova geração, o paranaense Peterson Crisanto e o carioca Lucas Silveira.

"Estou muito feliz, bateria num mar desse, pequeno, é desesperador, mas competição é isso, às vezes o mar está grande, mexido, que é tão difícil quanto o mar assim pequeno, então tem que saber competir em qualquer condição", disse Leonardo Neves. "Eu comecei bem a bateria e consegui manter a vantagem até o fim, mas o mais importante de tudo mesmo foi essa volta do SuperSurf. Acho que acendeu a chama no coração de todos os surfistas, está todo mundo aí animado e era isso que a gente precisava. Vemos aqui 160 atletas e todos com nível muito alto, a galera da minha geração, mais velha, com uma nova geração muito forte, então Brasil é isso e é muito bom ver todo mundo assim junto, se testando, atletas com características diferentes se confrontando. É realmente um show de surfe, um SuperSurf".

Da África para Maresias - Já o catarinense Tomas Hermes foi quem veio de mais longe para competir na abertura do Oi SuperSurf. Ele estava na África do Sul disputando a etapa do WCT de Jeffreys Bay, mas foi derrotado na segunda fase do J-Bay Open pelo número 3 do ranking mundial, o australiano Owen Wright. Tomas chegou na madrugada da quinta-feira em São Sebastião e estreou na terceira fase, com vitória sobre o paulista Marco Aurélio e os pernambucanos Bernardo Pigmeu e Douglas Silva. Ele revelou que a volta do SuperSurf ao Circuito Brasileiro o motivou a viajar para Maresias no intervalo do Circuito Mundial.

"Todo mundo estava esperando essa volta do SuperSurf, pois nos últimos anos nem teve Circuito Brasileiro e estão todos muito motivados aqui", disse Tomas Hermes. "Eu vim direto da África do Sul pra cá, tinha perdido lá no WCT de Jeffreys Bay e cheguei ontem (quinta-feira) de madrugada. Daqui vou direto para a Califórnia disputar o Mundial lá nos Estados Unidos e estou feliz em ver todo mundo aqui animado com a volta de um circuito que foi tão bom para o nosso esporte. Muitos atletas não têm oportunidade de correr o circuito mundial e agora abriu aquela luz no caminho, aquela instigação, alegria, então a vibe está demais. Tem a galera das antigas, muita gente nova, é um mix de gerações e todo mundo feliz com a volta do circuito. Está muito legal essa energia de todos que estão aqui".

O baiano Alandreson Martins.
Maratona de baterias - Na sexta-feira foi realizada uma verdadeira maratona de 27 baterias na Praia de Maresias, começando pelas quatro que restavam para fechar a segunda fase, depois as dezesseis da terceira fase e as sete primeiras da quarta rodada do Oi SuperSurf, quando entram os 32 principais cabeças de chave da competição. Muitos surfistas de destacaram, como o mais jovem dos participantes, o paulista Samuel Pupo, de apenas 14 anos de idade. Messias Felix fez um novo recorde de 17,84 pontos, superando os 17,73 do paranaense Peterson Crisanto na quinta-feira. O cearense ainda tirou a maior nota do dia - 9,17 - e também fizeram grandes apresentações o baiano Alandreson Martins (nota 9,10), os pernambucanos Halley Batista (9,00) e Paulo Moura (9,00) e o paulista Saulo Junior (8,77). Os cearenses Heitor Alves e Artur Silva também fizeram bonito com os 16,20 e 16,27 pontos que, respectivamente, conseguiram totalizar nas duas notas computadas.

O sábado vai começar as 8h00 com os nove confrontos que restam para fechar a quarta fase, com os dezoito cabeças de chave que ainda não estrearam na Praia de Maresias. Depois acontecem as oito baterias da quinta fase e as quatro da sexta, quando serão classificados os oito surfistas que vão disputar as quartas de final que abrirão o domingo decisivo do Oi SuperSurf em São Sebastião. O campeão vai faturar um prêmio de 15.000 Reais e marcar 6.000 pontos no ranking brasileiro, com o vice levando 9.000 Reais e 5.160 pontos.

Ian Gouveia.
O Oi SuperSurf terá quatro etapas esse ano com patrocínio da Oi e da marca Smolder de surfwear, realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com a Casa da Árvore e Revista Hardcore, participação especial de Furnas e transmissão ao vivo na internet pelo http://oisupersurf.com.br/. Esta primeira etapa ainda conta com o apoio da Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e a segunda também acontece no litoral norte de São Paulo, na Praia Grande de Ubatuba, de 12 a 16 de agosto. A terceira será de 9 a 13 de setembro na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). E a última nos dias 7 a 11 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

Tomas Hermes.
A Oi e o Esporte - A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas. A Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2014 e o torneio NBA 3X com o Oi Galera, que tem como embaixador o campeão mundial Gabriel Medina. Neste ano, já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão, o Oi Bowl Jam de skate e o incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes radicais e urbanos, é um dos pilares de investimento de marketing da Oi. A companhia tem grande expertise na participação, com patrocínio ou prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país, como o Oi Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League, e agora o Oi SuperSurf.


BATERIAS DO SUPERSURF DE SÃO SEBASTIÃO:
QUARTA FASE - 3º=33º lugar (1.920 pontos) / 4º=49º lugar (1.440 pontos):
------------baterias que fecharam a sexta-feira:
1ª) 1-Deivid Silva (SP), 2-Tamaê Bettero (SP), 3-Jihad Khodr (PR), 4-Tanio Barreto (AL)
2ª) 1-Alandreson Martins (BA), 2-Charlie Brown (CE), 3-Heitor Alves (CE), 4-Caetano Vargas (PR)
3ª) 1-Thiago Guimarães (SP), 2-Alan Jhones (RN), 3-Dunga Neto (CE), 4-Felipe Alves (CE)
4ª) 1-Victor Valentim (PR), 2-Cauê Wood (SC), 3-Renato Galvão (SP), 4-Alex Lima (SC)
5ª) 1-Messias Felix (CE), 2-Yagê Araujo (BA), 3-Ricardo Ferreira (SP), 4-Alessandro Puga (PR)
6ª) 1-Artur Silva (CE), 2-Samuel Igo (PB), 3-Wesley Leite (SP), 4-Sidney Guimarães (SP)
7ª) 1-Samuel Pupo (SP), 2-Luan Carvalho (SP), 3-Luciano Brulher (SP), 4-Magno Pacheco (SP)
------------baterias que vão abrir o sábado)
8ª) David do Carmo (SP), Cainã Barletta (SC), Krystian Kymerson (ES), Hizunomê Bettero (SP)
9ª) Robson Santos (SP), Diego Rosa (SC), Paulo Moura (PE), Gustavo Ribeiro (SP)
10) Matheus Navarro (SC), Artur Aguiar (SP), Icaro Rodrigues (SP), Lucas Santos (SP)
11) Bruno Galini (BA), Willian Cardoso (SC), Tomas Hermes (SC), Michel Roque (CE)
12) Flavio Nakagima (SP), Gustavo Bertotto (RS), Marco Aurelio (SP), Saulo Junior (SP)
13) Marco Fernandez (BA), Douglas Noronha (SP), Leonardo Neves (RJ), Igor Morais (RJ)
14) Bino Lopes (BA), Ygor Arakaki (SC), Peterson Crisanto (PR), Ian Gouveia (PE)
15) Odarci Teco Nonato (SP), Odirlei Coutinho (SP), Simão Romão (RJ), Yan Daberkow (SC)
16) Alex Ribeiro (SP), Rodrigo Wazlawick (SC), Halley Batista (PE), Thiago Camarão (SP)

TERCEIRA FASE - 3º=65º lugar (960 pontos) / 4º=81º lugar (512 pontos):
1ª) 1-Deivid Silva (SP), 2-Charlie Brown (CE), 3-Bruno Rodrigues (PE), 4-Juliano Uzuelli (SP)
2ª) 1-Heitor Alves (CE), 2-Tânio Barreto (AL), 3-Gustavo Fernandes (RJ), 4-Julio Terres (SC)
3ª) 1-Alan Jhones (RN), 2-Cauê Wood (SC), 3-Rafael Teixeira (ES), 4-Junior Lagosta (PE)
4ª) 1-Victor Valentim (PR), 2-Felipe Alves (CE), 3-José Francisco (PB), 4-Marcelo Trekinho (RJ)
5ª) 1-Yage Araujo (BA), 2-Wesley Leite (SP), 3-David Silva Filhão (SP), 4-Leandro Cruz (SP)
6ª) 1-Artur Silva (CE), 2-Alessandro Puga (PR), 3-Marinho Lima (RN), 4-Bruno Moraes (SC)
7ª) 1-Magno Pacheco (SP), 2-Kristian Kymerson (ES), 3-Dodô Veiga (SP), 4-André Moi (SC)
8ª) 1-Hizunomê Bettero (SP), 2-Samuel Pupo (SP), 3-Cezar Aguiar (PE), 4-Patrick Tamberg (FN)
9ª) 1-Paulo Moura (PE), 2-Icaro Rodrigues (SP), 3-Icaro Lopes (CE), 4-Frank Cordeiro (PE)
10) 1-Lucas Santos (SP), 2-Gustavo Ribeiro (SP), 3-Eric de Souza (RJ), 4-Eduardo Barrionuevo (SP)
11) 1-Tomas Hermes (SC), 2-Marco Aurélio (SP), 3-Douglas Silva (PE), 4-Bernardo Pigmeu (PE)
12) 1-Saulo Junior (SP), 2-Michel Roque (CE), 3-Leo Andrade (BA), 4-Jeronimo Vargas (RJ)
13) 1-Leonardo Neves (RJ), 2-Peterson Crisanto (PR), 3-Lucas Silveira (RJ), 4-Alon Campestrini (SC)
14) 1-Ian Gouveia (PE), 2-Igor Morais (RJ), 3-Geovane Ferreira (SP), 4-Anselmo Correia (RJ)
15) 1-Simão Romão (RJ), 2-Halley Batista (PE), 3-Victor Ribas (RJ), 4-Edher Reis (SP)
16) 1-Thiago Camarão (SP), 2-Yan Daberkow (SC), 3-Jean da Silva (SC), 4-Alan Marcos (SC)

SEGUNDA FASE - 3º=97º lugar (408 pontos) / 113º lugar (312 pontos):
------------baterias que abriram a sexta-feira)
13) 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Geovane Ferreira (SP), 3-Raoni Monteiro (RJ), 4-Edgard Groggia (SP)
14) 1-Anselmo Correia (RJ), 2-Leonardo Neves (RJ), 3-Pablo Paulino (CE), 4-Phillipe Chagas (SP)
15) 1-Halley Batista (PE), 2-Alan Marcos (SC), 3-Jonatan Busetti (SC), 4-Davio Figueiredo (RJ)
16) 1-Jean da Silva (SC), 2-Victor Ribas (RJ), 3-Adilton Mariano (CE), 4-Gustavo Sanches (SP)
------------baterias que fecharam a quinta-feira)
1ª) 1-Charlie Brown (CE), 2-Heitor Alves (CE), 3-Carlos Eduardo (SP), 4-André Luiz (SC)
2ª) 1-Gustavo Fernandes (RJ), 2-Bruno Rodrigues (PE), 3-Ulisses Meira (PB), 4-Gabriel Ferreira (SP)
3ª) 1-Alan Jhones (RN), 2-José Francisco (PB), 3-Felipe Oliveira (SP), 4-Wallace Junior (BA)
4ª) 1-Marcelo Trekinho (RJ), 2-Junior Lagosta (PE), 3-Amani Valentim (PR), 4-Marcio Freitas (CE)
5ª) 1-Wesley Leite (SP), 2-Bruno Moraes (SC), 3-Kadu Medeiros (SP), 4-Felipe Ximenes (SC)
6ª) 1-Marinho Lima (RN), 2-Yage Araujo (BA), 3-Kaique Oliveira (SC), 4-Robson Gobbato (RS)
7ª) 1-Krystian Kymerson (ES), 2-Patrick Tamberg (FN), 3-Gilmar Silva (SP), 4-Pedro Norberto (SC)
8ª) 1-Samuel Pupo (SP), 2-Magno Pacheco (SP), 3-Pedro Neves (RJ), 4-Arno Anheli (SP)
9ª) 1-Icaro Rodrigues (SP), 2-Gustavo Ribeiro (SP), 3-André Gonçalves (SC), 4-Netto Moura (SP)
10) 1-Eric de Souza (RJ), 2-Icaro Lopes (CE), 3-Maxsswell Ribeiro (SP), 4-Arthur Souza (RJ)
11) 1-Douglas Silva (PE), 2-Jeronimo Vargas (RJ), 3-Gabriel Adisaka (SP), 4-Matheus Farias (RJ)
12) 1-Michel Roque (CE), 2-Bernardo Pigmeu (PE), 3-Itim Silva (CE), 4-Duda Carneiro (CE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->