Mais 68 surfistas estreiam no Oi SuperSurf - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mais 68 surfistas estreiam no Oi SuperSurf

O paranaense Peterson Crisanto com 17,73 pontos e o pernambucano Halley Batista com nota 9,63 foram os recordistas do primeiro dia cheio de competição na Praia de Maresias.

Fonte: Oi SuperSurf
Colaboração de foto: Pedro Monteiro/SuperSurf

A Praia de Maresias amanheceu com boas ondas de 2-3 pés e a quinta-feira foi o primeiro dia cheio de competição no Oi SuperSurf 2015, com 68 surfistas estreando no novo circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Foram onze baterias disputadas para fechar a rodada inicial e doze da segunda fase, com várias gerações do surfe brasileiro fazendo suas primeiras apresentações, todos animados com a volta do evento que durante uma década (2000 a 2009) promoveu o circuito nacional mais rico do mundo. Os destaques do dia foram o paranaense Peterson Crisanto, com imbatíveis 17,73 pontos de 20 possíveis, e o pernambucano Halley Batista, que recebeu a maior nota - 9,63. Quem também estreou com vitória foi o carioca Marcelo Trekinho, recordista histórico do SuperSurf com três notas 10 recebidas nas mesmas ondas de Maresias em 2002 e único a vencer duas vezes a etapa de São Sebastião.

Marcelo Trekinho.
"Sendo SuperSurf, ainda mais em Maresias, eu não ia perder. Eu estava no Rio (de Janeiro), em casa, então vim mesmo pra participar", disse Marcelo Trekinho. "Eu venho pra cá desde os 14 anos de idade, aí comecei a competir nos amadores, depois nos profissionais, sempre vim, desde moleque, então eu adoro essa praia. Está todo mundo empolgadíssimo com a volta do SuperSurf, várias gerações competindo no mesmo campeonato, com vontade de correr, passar baterias e deu uma instigada na galera que não tava competindo, como eu, que tive uma carreira de competidor e deu maior vontade de voltar mesmo".

Trekinho foi um dos pré-classificados que estrearam na segunda fase, vencendo a quarta bateria com o pernambucano Junior Lagosta passando em segundo lugar. Antes deles, o carioca Gustavo Fernandes, campeão brasileiro de 2008, os cearenses Heitor Alves e Charlie Brown, o pernambucano Bruno Rodrigues e o paraibano José Francisco, já haviam avançado para a terceira das quatro rodadas de dezesseis baterias que foram divididos os 160 participantes de 13 estados do país no Oi SuperSurf de Maresias. É nessa fase que estreia o atual líder do ranking brasileiro, Deivid Silva, junto com o também paulista Juliano Uzuelli, contra Charlie Brown e Bruno Rodrigues, que passaram juntos na primeira bateria do campeonato, a única realizada na quarta-feira.

Halley Batista.
Vitórias nordestinas - A primeira fase foi completada na quinta-feira com dez vitórias nordestinas, três de surfistas de São Paulo, uma do Rio de Janeiro, uma do Paraná e uma do Rio Grande do Sul. Entre os 64 que disputaram esta rodada inicial, apenas quinze já tinham vestido a lycra de competição do SuperSurf entre 2000 e 2009 e dez avançaram para a segunda fase com sete vitórias, dos cearenses Pablo Paulino, Adilton Mariano e Michel Roque, o paraibano Ulisses Meira, o gaúcho Robson Gobbato, Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha, e o dono da maior nota do Oi SuperSurf 2015, Halley Batista, que fez a melhor apresentação do dia.

"A onda foi muito boa. Eu abri com uma batida escalando, aí consegui fazer uma rasgada invertida em seguida, a junção veio, arrisquei o layback, completei e os juízes reconheceram o meu esforço, me pontuaram com a melhor onda do evento até o momento e fiquei muito feliz pela nota (9,63)", disse Halley Batista, "Essa volta do SuperSurf era o que o surfe brasileiro precisava e já deu uma aquecida em todos. Vários atletas estavam parando, esquecidos, sem eventos, sem patrocínios, agora a gente vê até uma nova safra de surfistas que só vai aquecer cada vez mais o mercado do surfe. Nos últimos anos, não tivemos circuito brasileiro e faltava um evento assim com destaque a nível nacional. Certamente, vai melhorar cada vez mais daqui pra frente e é o que todos desejam e esperam que aconteça".

Gustavo Fernandez.
Estreia com recorde - O segundo colocado na bateria vencida por Halley Batista foi outro veterano de SuperSurf, o campeão brasileiro de 1997, Victor Ribas, de Cabo Frio (RJ). O pernambucano ainda surfou outra boa onda para totalizar 17,13 pontos, marca que só não superou os 17,73 do recordista Peterson Crisanto. O paranaense é um dos muitos surfistas da nova geração que nunca tinham competido no Circuito Brasileiro Profissional. Nas duas melhores ondas que surfou, recebeu notas 9,33 e 8,40 dos juízes e na terceira fase vai enfrentar um ex-top do WCT que fazia parte da elite do surfe mundial até o ano passado, Raoni Monteiro. Os dois vão enfrentar os paulistas Geovane Ferreira e Edgard Groggia na primeira bateria da sexta-feira, às 7h00 na Praia de Maresias.

"Eu consegui achar boas ondas, em duas direitas tirei os dois high-scores (notas altas) do campeonato e estou muito feliz porque foi a primeira bateria da minha vida no SuperSurf, então foi muito bom começar com o pé direito", disse Peterson Crisanto. "Foi superimportante essa volta do SuperSurf para o Circuito Brasileiro, tem muita gente do Brasil que está sem patrocínio, agora passar a ter um incentivo a mais para continuar na carreira".

Krystian Kymerson.
O caçula - Uma das atrações na quinta-feira foi Samuel Pupo, o caçula do Oi SuperSurf que com apenas 14 anos de idade é o mais jovem dos 160 participantes. Ele compete como convidado da Federação Paulista de Surf Profissional (FPS) e o irmão mais novo do top da elite mundial do WCT, Miguel Pupo, estreou com vitória sobre o capixaba Krystian Kymerson e os cariocas José Eduardo e Mariano Arreyes. Samuel ainda voltou a competir nos últimos confrontos do dia e ganhou de novo, desta vez derrotando os também paulistas Magno Pacheco e Arno Anheli e eliminando mais um surfista do Rio de Janeiro, Pedro Neves.

Peterson Crisanto.
"Eu estava muito ansioso por ser um campeonato em casa e muito importante, um evento realmente profissional, com prioridade (de escolha da próxima onda) e tudo, tive que prestar bastante atenção, mas consegui achar boas ondas para fazer uns aéreos e vencer as baterias", disse Samuel Pupo. "Eu quero tentar avançar o máximo possível para ir ganhando experiência, porque aqui tem muitos surfistas bons, que já competem há bastante tempo, então eu sei que tenho que surfar muito bem porque a galera está vindo com tudo também".

Heitor Alves.
O Oi SuperSurf terá quatro etapas esse ano com patrocínio da Oi e da marca Smolder de surfwear, realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) com a Casa da Árvore e Revista Hardcore, participação especial de Furnas, apoio da Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e transmissão ao vivo na internet pelo http://oisupersurf.com.br/. A segunda etapa também acontece no litoral norte de São Paulo, na Praia Grande de Ubatuba, de 12 a 16 de agosto. A terceira será de 9 a 13 de setembro na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). E a última nos dias 7 a 11 de outubro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

Vitor Ribas.
A Oi e o esporte - A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas. A Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2014 e o torneio NBA 3X com o Oi Galera, que tem como embaixador o campeão mundial Gabriel Medina. Neste ano, já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão, o Oi Bowl Jam de skate e o incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes radicais e urbanos, é um dos pilares de investimento de marketing da Oi. A companhia tem grande expertise na participação, com patrocínio ou prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país, como o Oi Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League, e agora o Oi SuperSurf.


BATERIAS DO SUPERSURF DE SÃO SEBASTIÃO:

PRIMEIRA FASE - 3º=129º lugar (260 pontos) / 4º=145º lugar (160 pontos):
1ª) 1-Charlie Brown (CE), 2-Bruno Rodrigues (PE), 3-Flavio Costa (BA), 4-Fabio Pereira (SP)
2ª) 1-Ulisses Meira (PB), 2-Carlos Eduardo (SP), 3-Jadir Fortes (SP), 4-Guilherme Lopes (RJ)
3ª) 1-José Francisco (PB), 2-Amani Valentim (PR), 3-Emerson Santos (SP), 4-Jonas Tatuíra (SC)
4ª) 1-Junior Lagosta (PE), 2-Alan Jhones (RN), 3-Gabriel Galdino (SC), 4-Eduardo Amorim (SC)
5ª) 1-Wesley Leite (SP), 2-Marinho Lima (RN), 3-Leandro Bastos (RJ), 4-Kallebe Kymerson (ES)
6ª) 1-Robson Gobbato (RS), 2-Felipe Ximenes (SC), 3-Nathan Brandi (SP), 4-Rodolfo Queiroz (RJ)
7ª) 1-Patrick Tamberg (FN), 2-Magno Pacheco (SP), 3-Hugo Netto (RJ), 4-Paulo Maia (SP)
8ª) 1-Samuel Pupo (SP), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-José Eduardo (RJ), 4-Mariano Arreyes (RJ)
9ª) 1-Gustavo Ribeiro (SP), 2-Eric de Souza (RJ), 3-Johnny Lacerda (SP), 4-Cleiton Felix (SP)
10) 1-Icaro Lopes (CE), 2-Netto Moura (SP), 3-Danilo Costa (RN), 4-Thiago Barcellos (RJ)
11) 1-Jeronimo Vargas (RJ), 2-Bernardo Pigmeu (PE), 3-Costinha (SP), 4-Josias Pedrinha (RS)
12) 1-Michel Roque (CE), 2-Matheus Farias (RJ), 3-Maicol Santos (SP), 4-Rodrigo Farias (SC)
13) 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Phillipe Chagas (SP), 3-Marcus Cintra (CE), 4-Jofrey Seibel (SC)
14) 1-Pablo Paulino (CE), 2-Edgard Groggia (SP), 3-Eloin Travisani (SC), 4-Felipe Alberto (SC)
15) 1-Halley Batista (PE), 2-Victor Ribas (RJ), 3-Lucas Pazolini (ES), 4-Adriano Camargo (SP)
16) 1-Adilton Mariano (CE), 2-Davio Figueiredo (RJ), 3-Giuliano Arreyes (RJ), 4-Hugo Bitencourt (RJ)

SEGUNDA FASE - 3º=97º lugar (408 pontos) / 113º lugar (312 pontos):
1ª) 1-Charlie Brown (CE), 2-Heitor Alves (CE), 3-Carlos Eduardo (SP), 4-André Luiz (SC)
2ª) 1-Gustavo Fernandes (RJ), 2-Bruno Rodrigues (PE), 3-Ulisses Meira (PB), 4-Gabriel Ferreira (SP)
3ª) 1-Alan Jhones (RN), 2-José Francisco (PB), 3-Felipe Oliveira (SP), 4-Wallace Junior (BA)
4ª) 1-Marcelo Trekinho (RJ), 2-Junior Lagosta (PE), 3-Amani Valentim (PR), 4-Marcio Freitas (CE)
5ª) 1-Wesley Leite (SP), 2-Bruno Moraes (SC), 3-Kadu Medeiros (SP), 4-Felipe Ximenes (SC)
6ª) 1-Marinho Lima (RN), 2-Yage Araujo (BA), 3-Kaique Oliveira (SC), 4-Robson Gobbato (RS)
7ª) 1-Krystian Kymerson (ES), 2-Patrick Tamberg (FN), 3-Gilmar Silva (SP), 4-Pedro Norberto (SC)
8ª) 1-Samuel Pupo (SP), 2-Magno Pacheco (SP), 3-Pedro Neves (RJ), 4-Arno Anheli (SP)
9ª) André Gonçalves (SC), Icaro Rodrigues (SP), Gustavo Ribeiro (SP), Netto Moura (SP)
10) Arthur Souza (RJ), Maxsswell Ribeiro (SP), Eric de Souza (RJ), Icaro Lopes (CE)
11) Douglas Silva (PE), Gabriel Adisaka (SP), Jeronimo Vargas (RJ), Matheus Farias (RJ)
12) Duda Carneiro (CE), Itim Silva (CE), Bernardo Pigmeu (PE), Michel Roque (CE)
------------baterias que vão abrir a sexta-feira)
13) Geovane Ferreira (SP), Raoni Monteiro (RJ), Peterson Crisanto (PR), Edgard Groggia (SP)
14) Anselmo Correia (RJ), Leonardo Neves (RJ), Phillipe Chagas (SP), Pablo Paulino (CE)
15) Alan Marcos (SC), Jonatan Busetti (SC), Halley Batista (PE), Davio Figueiredo (RJ)
16) Gustavo Sanches (SP), Jean da Silva (SC), Victor Ribas (RJ), Adilton Mariano (CE)

TERCEIRA FASE - Pré-classificados - 3º=65º lugar (960 pontos) / 4º=81º lugar (512 pontos):
1ª) Deivid Silva (SP), Juliano Uzuelli (SP), Charlie Brown (CE), Bruno Rodrigues (PE)
2ª) Julio Terres (SC), Tânio Barreto (AL), Heitor Alves (CE), Gustavo Fernandes (RJ)
3ª) Cauê Wood (SC), Rafael Teixeira (ES), Alan Jhones (RN), Junior Lagosta (PE)
4ª) Victor Valentim (PR), Felipe Alves (CE) José Francisco (PB), Marcelo Trekinho (RJ)
5ª) David Silva Filhão (SP), Leandro Cruz (SP), Wesley Leite (SP), Yage Araujo (BA)
6ª) Alessandro Puga (PR), Artur Silva (CE), Bruno Moraes (SC), Marinho Lima (RN)
7ª) Dodô Veiga (SP), André Moi (SC), Kristian Kymerson (ES), Magno Pacheco (SP)
8ª) Hizunomê Bettero (SP), Cezar Aguiar (PE), Patrick Tamberg (FN), Samuel Pupo (SP)
9ª) Paulo Moura (PE) e Frank Cordeiro (PE)
10) Lucas Santos (SP) e Eduardo Barrionuevo (SP)
11) Tomas Hermes (SC) e Marco Aurélio (SP)
12) Saulo Junior (SP) e Leo Andrade (BA)
13) Lucas Silveira (RJ) e Alon Campestrini (SC)
14) Ian Gouveia (PE) e Igor Morais (RJ)
15) Simão Romão (RJ) e Edher Reis (SP)
16) Thiago Camarão (SP) e Yan Daberkow (SC)

QUARTA FASE - Cabeças de Chave - 3º=33º lugar (1.920 pontos) / 4º=49º lugar (1.440 pontos):
1ª) Jihad Khodr (PR) e Tamaê Bettero (SP)
2ª) Alandreson Martins (BA) e Caetano Vargas (PR)
3ª) Thiago Guimarães (SP) e Dunga Neto (CE)
4ª) Renato Galvão (SP) e Alex Lima (SC)
5ª) Messias Felix (CE) e Ricardo Ferreira (SP)
6ª) Samuel Igo (PB) e Sidney Guimarães (SP)
7ª) Luan Carvalho (SP) e Luciano Brulher (SP)
8ª) David do Carmo (SP) e Cainã Barletta (SC)
9ª) Robson Santos (SP) e Diego Rosa (SC)
10) Matheus Navarro (SC) e Artur Aguiar (SP)
11) Bruno Galini (BA) e Willian Cardoso (SC)
12) Flavio Nakagima (SP) e Gustavo Bertotto (RS)
13) Marco Fernandez (BA) e Douglas Noronha (SP)
14) Bino Lopes (BA) e Ygor Arakaki (SC)
15) Odarci Teco Nonato (SP) e Odirlei Coutinho (SP)
16) Alex Ribeiro (SP) e Rodrigo Wazlawick (SC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->