Irmãos Pupo conquistam as primeiras vitórias da seleção brasileira no Lexus Pipe Pro - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Irmãos Pupo conquistam as primeiras vitórias da seleção brasileira no Lexus Pipe Pro

Samuel Pupo ganhou a bateria contra Filipe Toledo, Miguel Pupo venceu a dobradinha com Italo Ferreira, Medina, Yago e DVD também avançam em Pipeline.
 
Irmãos-Pupo-conquistam-as-primeiras-vitórias-da-seleção-brasileira-no-Lexus-Pipe-Pro-foto-Brent-Bielmann-WSL
Miguel Pupo venceu na quarta-feira em Pipeline.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
Colaboração de foto: Brent Bielmann/©WSL
 
Os irmãos Pupo conquistaram as primeiras vitórias da seleção brasileira na temporada 2024 do World Surf League Championship Tour no Havaí. Samuel Pupo ganhou a bateria contra o bicampeão mundial Filipe Toledo, que abandonou o Lexus Pipe Pro apresentado por YETI por causa de uma intoxicação alimentar. E o Miguel Pupo fechou a primeira fase vencendo a dobradinha brasileira com Italo Ferreira. Além deles, Gabriel Medina, Yago Dora e Deivid Silva, também chegaram na terceira fase, na quarta-feira só de competição masculina nos tubos de 6 a 10 pés de Pipeline e do Backdoor.

Eles já vão disputar classificação para as oitavas de final do Lexus Pipe Pro , que deve continuar nesta quinta-feira no Havaí. A primeira chamada do dia foi marcada para as 7h45 na ilha de Oahu, 14h45 no fuso horário de Brasília. O show dos melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo, pode ser assistido ao vivo pelo Sportv Globoplay e esta primeira etapa do CT 2024 também inaugura uma transmissão especial em português e em espanhol pelo WorldSurfLeague.com. A temporada foi iniciada às 15h00 da quarta-feira, com Pipeline bombando altas ondas desde o início do dia.

A seleção brasileira da WSL estreou logo nas primeiras baterias. Yago Dora foi o primeiro a vestir a lycra de competição da WSL esse ano e demorou 17 minutos para surfar o primeiro tubo. O sul-africano Matthew McGillivray largou na frente e acabou vencendo o primeiro confronto do ano, por 12,34 pontos. O catarinense conseguiu a segunda vaga direta para a terceira fase, por 9,00 a 5,30 do novato Kade Matson, que caiu para a repescagem.
Gabriel Medina ganhou a primeira nota excelente do ano nos tubos de Pipeline (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)

A segunda bateria foi a primeira das três com participação dupla do Brasil na rodada inicial do Lexus Pipe Pro. O tricampeão mundial e cinco vezes finalista desta etapa do CT em Pipeline, Gabriel Medina, surfou o primeiro tubaço do campeonato, que recebeu 8,33, a primeira nota no critério excelente do julgamento em 2024. Já Deivid Silva, que está retornando à seleção brasileira esse ano, não conseguiu pegar as melhores ondas e ficou em último. 

Medina liderou o confronto até Callum Robson também achar um tubão quando restavam 3 minutos para o término da bateria. O australiano ficou muito profundo, sumiu dentro da massa d´água e conseguiu sair depois da baforada. Os juízes deram nota 9,00 para ele, a maior do primeiro dia no Havaí. Com ela, superou o tricampeão mundial por 13,67 a 12,33 pontos.

A primeira vitória brasileira no CT 2024 escapou por pouco nessa, mas Samuel Pupo conseguiu na segunda bateria com dois brasileiros. Samuca surfou seu primeiro tubo aos 12 minutos deste confronto decidido nas direitas do Backdoor. Ele começou com 5,67, mas o havaiano Shion Crawford achou um tubão e assumiu a ponta com nota 8,00. Quando restavam 3 minutos, Samuel também pegou um tubaço, sumiu lá dentro, ficou muito deep e saiu em pé, limpo. Ele ganhou 7,33 nessa onda, que confirmou a vitória por 13,00 a 9,27 do havaiano.
Samuel Pupo conseguiu a primeira vitória da seleção brasileira no CT 2024 (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)
“Este é o primeiro ano que estou realmente concentrado na minha vida como profissional, cuidando da saúde, alimentação, além de estar treinando bastante dentro d´água”, revelou Samuel Pupo, que garantiu sua vaga no CT 2024 com a vitória na última etapa do Challenger Series, em outubro no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil“Foi muito treino depois de Saquarema. Não tive muito tempo até chegar aqui, então já voltamos logo ao trabalho e estou muito feliz por começar bem a temporada. Minha última onda não foi excelente, mas eu sabia que a pontuação seria suficiente para passar a bateria”.

O bicampeão mundial Filipe Toledo estreou junto com Samuel Pupo, mas não conseguiu surfar devido à uma intoxicação alimentar na noite anterior. Ele não estava se sentindo bem e teve que abandonar o evento, desistindo de disputar a repescagem com Deivid Silva e o havaiano Seth Moniz, que avançaram para a terceira fase sem precisar entrar no mar. A outra única baixa da seleção brasileira foi Caio Ibelli, que perdeu o confronto seguinte. Seus dois adversários fizeram os maiores somatórios do dia, com John John Florence vencendo por 15,20 pontos e Jake Marshall passando em segundo com 14,47.
Filipe Toledo teve que abandonar o evento por causa de uma indisposição alimentar (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)
DOBRADINHA BRASILEIRA - Restavam então dois brasileiros para estrear e eles conseguiram a primeira dobradinha verde-amarela vencedora do WSL Championship Tour 2024. Miguel Pupo estava voltando a elite, depois da contusão sofrida na terceira etapa do ano passado em Portugal. Ele ganhou um convite (wildcard) da WSL para disputar toda a temporada e pegou altos tubos nas esquerdas de Pipeline. Começou com duas notas 6,50 e o melhor valeu 7,60, para vencer com o maior placar brasileiro da quarta-feira, 14,10 pontos. O campeão mundial e primeiro medalha de ouro na história do surfe nas Olimpíadas, Italo Ferreira, somou dois tubos na casa dos 6 pontos para completar a dobradinha sobre o australiano Jacob Willcox.

“Estou feliz por conseguir pegar boas ondas, por estar de volta aqui surfando esses tubos, fazendo o que eu amo”, disse Miguel Pupo“Eu tive que ficar quase um ano todo em casa, em tratamento, me recuperando da contusão. Mas, foi até bom, porque eu estava mentalmente muito cansado desde o ano passado. Eu sinto que fiz a coisa certa e estou muito feliz por estar de volta, bem preparado. Fiz uma boa pré-temporada, consegui vencer um QS no Brasil que me deixou muito feliz e estou contente em começar bem o ano aqui”.
Miguel Pupo feliz em voltar a competir com a 99.a vitória em baterias (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)
99 VITÓRIAS - Esta é a 12.a temporada de Miguel Pupo na divisão de elite do surfe mundial e essa bateria de estreia no Lexus Pipe Pro, foi a 99.a que ele venceu em etapas do CT. A centésima da sua carreira pode ser contra o havaiano Imaikalani deVault, no 12.o duelo da terceira fase. Entre os integrantes da seleção brasileira esse ano, apenas quatro surfistas já ultrapassaram essa marca, Gabriel Medina com incríveis 308 vitórias em 462 baterias disputadas, Filipe Toledo com 231 em 378, Italo Ferreira com 165 em 284 e Tatiana Weston-Webb, que saiu do mar em primeiro lugar em 132 das 280 vezes que competiu.

Tatiana Luana Silva ainda vão estrear na temporada 2024 da World Surf League, enquanto MiguelMedina Italo, já estão escalados para disputar suas segundas baterias, agora valendo classificação para as oitavas de final do Lexus Pipe Pro apresentado por YETI. Mas, o primeiro a competir na terceira fase é Samuel Pupo, na segunda bateria contra o australiano Liam O´Brien. Italo Ferreira entra na sexta com o sul-africano Jordy Smith. 
Italo Ferreira completou a primeira dobradinha brasileira no CT 2024 (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)
Depois, tem Yago Dora na oitava com outro australiano, Jacob Willcox. O tricampeão mundial Gabriel Medina está na 11.a bateria com um estreante na elite, Crosby Colapinto, irmão mais jovem do número 3 do mundo no ano passado, Griffin Colapinto. A seguinte é a do Miguel Pupo com Imaikalani deVault e na 13.a entra Deivid Silva com o bicampeão mundial e local de Pipeline, John John Florence, recordista de pontos no primeiro dia do CT 2024 no Havaí.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Todas as etapas do WSL Championship Tour 2024 podem ser assistidas ao vivo pelo Sportv e Globoplay, parceiros de mídia da WSL no Brasil. E neste ano têm novidades na transmissão pelos canais da World Surf League, com uma nova equipe de comentaristas em português, com Edinho LeiteCris Pires e Ian Cosenza, que será 100% produzida no Brasil pela primeira vez. Além disso, também pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube, poderá ser acessada uma transmissão em espanhol inédita, com Mitchell SalazarSahid Pérez e Ahmed Pérez.

Lexus Pipe Pro apresentado por YETI abre a temporada 2024 do World Surf League Championship Tour até o dia 10 de fevereiro em Banzai Pipeline. O campeonato é realizado com patrocínio da Lexus, YETI, Vissla, Florence Marine X, Red Bull, 805 Beer, Bonsoy, Cup Noodles, Pacifico, Sambazon, SHISEIDO, Turtle Bay, Spectrum Hawaii, True Surf, Surfline, Apple Watch, Mananalu Water, Eventbrite, Pura Vida, Alt Sports Betting e Hawaii Tourism.  

RESULTADOS DO LEXUS PIPE PRO NA QUARTA-FEIRA:

PRIMEIRA FASE - 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o=Repescagem:
1.a: 1-Matthew McGillivray (AFR)=12.34, 2-Yago Dora (BRA)=9.00, 3-Kade Matson (EUA)=5.30
2.a: 1-Callum Robson (AUS)=13.67, 2-Gabriel Medina (BRA)=12.33, 3-Deivid Silva (BRA)=4.64
3.a: 1-Jack Robinson (AUS)=12.27, 2-Kelly Slater (EUA)=11.67, 3-Rio Waida (IDN)=1.70
4.a: 1-Griffin Colapinto (EUA)=10.07, 2-Ramzi Boukhiam (MAR)=9.66, 3-Seth Moniz (HAV)=6.80
5.a: 1-Jackson Bunch (HAV)=10.17, 2-Ethan Ewing (AUS)=8.33, 3-Cole Houshmand (EUA)=7.03
6.a: 1-Samuel Pupo (BRA)=13.00, 2-Shion Crawford (HAV)=9.27, 3-Filipe Toledo (BRA)=1.77
7.a: 1-John John Florence (HAV)=15.20, 2-Jake Marshall (EUA)=14.47, 3-Caio Ibelli (BRA)=9.83
8.a: 1-Leonardo Fioravanti (ITA)=6.60, 2-Frederico Morais (PRT)=4.57, 3-Liam O´Brien (AUS)=3.60
9.a: 1-Ryan Callilnan (AUS)=10.33, 2-Imaikalani deVault (HAV)=9.84, 3-Jordy Smith (AFR)=3.10
10: 1-Eli Hanneman (HAV)=9.70, 2-Kanoa Igarashi (JPN)=7.50, 3-Connor O´Leary (JPN)=4.40
11: 1-Barron Mamiya (HAV)=14.10, 2-Crosby Colapinto (EUA)=11.83, 3-Ian Gentil (HAV)=5.50
12: 1-Miguel Pupo (BRA)=14.10, 2-Italo Ferreira (BRA)=12.10, 3-Jacob Willcox (AUS)=10.50

REPESCAGEM - 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o=33.o lugar com US$ 13.525 e 265 pts:
1.a: Seth Moniz (HAV) e Deivid Silva (BRA)w.o-Filipe Toledo (BRA)
2.a: 1-Connor O´Leary (AUS)=12.33, 2-Kade Matson (EUA)=8.37, 3-Rio Waida (IDN)=6.50
3.a: 1-Jacob Willcox (AUS)=10.16, 2-Ian Gentil (HAV)=8.86, 3-Caio Ibelli (BRA)=6.17
4.a: 1-Liam O´Brien (AUS)=12.33, 2-Jordy Smith (AFR)=10.00, 3-Cole Houshmand (EUA)=5.77

PRÓXIMAS BATERIAS DO LEXUS PIPE PRO:

TERCEIRA FASE - Vitória=Oitavas de Final ou 17.o lugar com US$ 14.360 e 1.330 pts:
1.a: Ethan Ewing (AUS) x Kelly Slater (EUA)
2.a: Samuel Pupo (BRA) x Liam O´Brien (AUS)
3.a: Ryan Callinan (AUS) x Jake Marshall (EUA)
4.a: Connor O´Leary (AUS) x Jackson Bunch (HAV)
5.a: Jack Robinson (AUS) x Ramzi Boukhiam (MAR)
6.a: Italo Ferreira (BRA) x Jordy Smith (AFR)
7.a: Barron Mamiya (HAV) x Frederico Morais (PRT)
8.a: Yago Dora (BRA) x Jacob Willcox (AUS)
9.a: Griffin Colapinto (EUA) x Shion Crawford (HAV)
10: Ian Gentil (HAV) x Kanoa Igarashi (JPN)
11: Gabriel Medina (BRA) x Crosby Colapinto (EUA)
12: Miguel Pupo (BRA) x Imaikalani deVault (HAV)
13: John John Florence (HAV) x Deivid Silva (BRA)
14: Callum Robson (AUS) x Seth Moniz (HAV)
15: Matthew McGillivray (AFR) x Eli Hanneman (HAV)
16: Leonardo Fioravanti (ITA) x Kade Matson (EUA)

PRIMEIRA FASE- 1.a e 2.a=Oitavas de Final /  3.a=Repescagem:
1.a: Tyler Wright (AUS), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Luana Silva (BRA)
2.a: Carissa Moore (HAV), Sally Fitzgibbons (AUS), Brisa Hennessy (CRC)
3.a: Caroline Marks (EUA), India Robinson (AUS), Moana Jones Wong (HAV)
4.a: Caitlin Simmers (EUA), Gabriela Bryan (HAV), Isabella Nichols (AUS)
5.a: Molly Picklum (AUS), Tatiana Weston-Webb (BRA), Alyssa Spencer (EUA)
6.a: Lakey Peterson (EUA), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->