Copa Mitsubishi de Vela - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começa sexta - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Copa Mitsubishi de Vela - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começa sexta

Com quatro etapas previstas para este ano, campeonato contará com diversas ativações da marca dos três diamantes como exposição e test-drive de toda sua linha de veículos, distribuição de brindes e coquetéis de boas-vindas.
 
Temporada-2024-Copa-Mitsubishi-Vela-Circuito-Ilhabela-Vela-Oceânica-começa-próxima-sexta-Foto-Aline-Bassi-Balaio
Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começa sexta.
Colaboração de texto: Gabriel El’Bredy/HPE Automotores
Colaboração de foto: Aline Bassi/Balaio
 
Março começa em clima de esporte e aventura em Ilhabela, a Capital da Vela, que verá o retorno às águas do Canal de São Sebastião das melhores equipes da vela oceânica, na primeira etapa da 24ª edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Copa Mitsubishi.
 
Tradicional apoiadora do mais regular evento da vela oceânica de São Paulo, a Mitsubishi Motors oferece o coquetel de boas-vindas aos velejadores, que será realizado na noite de 1º de março, no Yacht Club de Ilhabela, sede do evento.
 
No local, a Mitsubishi terá a exposição de modelos como o SUV Eclipse Cross, a picape L200 Triton Sport e o SUV Pajero Sport. A menos de 300 metros do Yacht Club de Ilhabela, no centro histórico da ilha, toda a linha 2024 de veículos Mitsubishi estará à disposição do público para test-drive.

 
“Mais do que veículos que te levam do ponto A ao ponto B, a Mitsubishi Motors oferece a seus clientes todo um estilo de vida mais conectado à natureza, mais aventureiro. A marca se consolidou como sinônimo de 4x4 no Brasil e a alma 4x4 tem muito a ver com a superação, com o ímpeto de superar obstáculos como o esporte à vela. Não à toa, a Mitsubishi Motors é a maior e mais longeva incentivadora do Circuito de Vela Oceânica no Brasil”, afirma Márcia Neri, diretora de marketing da marca.
 
A Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela, realizada há 24 anos, há muito se consolidou como um evento com características únicas, que atraem da mesma forma, equipes de ponta da vela nacional e novos praticantes do esporte.
 
“Creio que a forma do evento, o local onde é realizado e o fato de ser realizado no decorrer de um ano inteiro, propicia este encontro”, comenta Carlos Eduardo “Cuca” Sodré, diretor técnico do evento.
 
“São quatro etapas realizadas em diferentes estações do ano, propiciando várias condições de velejar. Isso faz com que as equipes de ponta da vela utilizem a Copa Mitsubishi para aprimorar suas táticas, testar equipamentos, o entrosamento das tripulações e a melhoria de performance. Por outro lado, por ser um evento que acolhe as classes de entrada da vela, frequentemente temos participantes que estão tomando contato com o universo das regatas. Isso torna este encontro uma troca de experiências sempre muito rica”, finaliza Cuca.

 
Evento destina-se a várias classes da vela de oceano
 
Assim como em um Rally automotivo existe a divisão em categorias, a vela de oceano é dividida em classes, que comportam veleiros e equipes com diferentes características.
 
Cada classe tem regras mais ou menos complexas e cada uma também adota uma fórmula para cálculo do “rating” de cada veleiro, que não são necessariamente iguais entre si.
 
Para compensar diferenças de projeto, mastreação, tipos de velas e equipamentos, fazendo com que veleiros diferentes possam competir em condições de igualdade, as classes realizam as chamadas medições. Literalmente um medidor oficial confere as características dos veleiros e, de acordo com a regra, estabelece um “rating”. Este rating é um número que baliza o tempo ideal em que um veleiro com as características medidas deve velejar em um determinado tempo de regata. Ao final da regata, o tempo real de chegada é multiplicado por este rating, determinando o tempo corrigido daquele veleiro.
 
Isso faz com que um grande veleiro de competição, equipado com as mais novas tecnologias possa correr uma regata junto de um veleiro menor, mais antigo e menos equipado. Cada um deles tem o seu próprio rating e condições iguais de vencer a regata.

 
As classes que compõe a Copa Mitsubishi são:
 
Classe ORC - São veleiros oceânicos estritamente de competição, desenhados para regata e dotados dos mais modernos equipamentos, não necessariamente iguais entre si, são medidos na mais técnica e detalhada regra da vela mundial.
 
Classe RGS - São veleiros oceânicos com características mais de cruzeiro. Não raro possuem equipamentos como cozinha completa, suites, ar-condicionado, enfim, veleiros de pessoas que gostam de conforto e também das regatas, já que para participar de uma, precisam estar medidos dentro da regra RGS.
 
Classe Bico de Proa - São veleiros com as mesmas características dos RGS, mas não estão medidos em nenhuma regra. Seus proprietários e equipes são, geralmente, cruzeiristas que esporadicamente disputam regatas.
 
Classe Clássicos - São veleiros fabricados até o ano de 1980. Geralmente embarcações muito bem cuidadas, não raro com mastreação e casco de madeira, velas originais, equipamentos e características da época de sua construção.
 
Classe C30 e Classe HPE25 - São veleiros de competição rigorosamente iguais entre si (em cada classe). Usam os mesmos equipamentos e velas. Por isso não tem rating. Aqui o “pega” é mesmo para terminar a regata em primeiro lugar.
 
Mitsubishi Motors renova seu apoio ao evento
 
Vale lembrar que, a Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela é uma competição de regularidade, pois os pontos das equipes se somam ao longo do ano, para que, em dezembro, os campeões de cada classe sejam conhecidos, outro fator que faz o sucesso da Copa.
 
A Mitsubishi Motors renovou o patrocínio ao evento e estará presente nas quatro etapas do evento, a serem realizadas no Yacht Club de Ilhabela em março, junho, setembro e novembro/dezembro, sempre com exposição de seus veículos e test-drives, além dos coquetéis de recepção e ações de relacionamento.
 
Coquetel de boas vindas abre a temporada
 
O reencontro dos participantes para a temporada 2024 acontecerá no coquetel a ser realizado no Yacht Club de Ilhabela a partir das 19h da próxima sexta-feira, dia 1 de março.
 
Dias 2 e 3 acontecem as primeiras regatas do Circuito, cuja primeira etapa se encerra nos próximos dias 10 e 11 de março.
 
E no dia 18, sábado, além das regatas para todas as classes, acontecem as regatas especiais para a classe Bico de Proa, cujos vencedores serão premiados neste mesmo dia, durante um almoço com música ao vivo.
 
Inscrições já estão abertas
 
As inscrições para a primeira etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela já podem ser feitas no site oficial do evento.
 
Os valores são de R 175,00 por tripulante para as equipes que realizarão todas as regatas e R 90,00 por tripulante para as equipes que participarão apenas da regata do Bico de Proa, no segundo final de semana.
 
1ª Etapa Copa Mitsubishi 2024
Dias 2,3, 10 e 11 de março de 2024 em Ilhabela
 
Inscrições no site.
 
A Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, ABVO e FEVESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->