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sábado, 4 de fevereiro de 2023

Museu do Futebol recebe selo de Carbon Free por neutralizar a emissão de carbono

Instituição neutralizou a emissão dos gases realizando a plantação equivalente de árvores.
 
Museu do Futebol recebe selo de Carbon Free por neutralizar a emissão de carbono Foto Luciano Mattos Bogado
Museu do Futebol recebe selo de Carbon Free.
Colaboração de texto: Fernanda Zalcman/Renata Beltrão/Museu do Futebol
Colaboração de foto: Luciano Mattos Bogado/Museu do Futebol
 
Futebol e sustentabilidade, quando juntos, formam uma dupla para lá de vencedora! O Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, vem somando esforços para ser uma instituição cada vez mais sustentável e, por isso, recebeu o selo de Carbon Free ao neutralizar as emissões de carbono equivalente a um ano de operação através do plantio de árvores.
 
No caso do Museu do Futebol, foram neutralizadas 52 toneladas de carbono, resultando em 1.040 m² de mata nativa restaurada e 174 árvores plantadas. O contrato deverá ser renovado anualmente, mantendo a política sustentável da instituição. 
 
Todas as atividades de uma organização geram gases de efeito estufa, como consumo de água potável, energia elétrica, o tipo de transporte que os funcionários utilizam para chegar e sair do trabalho, entre outros. Estes dados são compilados em planilhas para calcular o quanto de gás é produzido por dia, mês ou ano. Assim, com este número, é feito o cálculo de quantas árvores terão de ser plantadas para compensar a emissão de carbono no período de um ano.
 
Esta não é a única ação relacionada à sustentabilidade no Museu do Futebol. A organização social de cultura responsável pelo gerenciamento do museu, o IDBrasil, instituiu um Comitê Interno de Sustentabilidade, formado por funcionários, que visa planejar e implementar ações visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social, tanto do Museu do Futebol quanto do Museu da Língua Portuguesa, gerenciado pela mesma OS. 
 
“Este é um passo importante para nossos museus, que dessa forma encontram mais um pouco de conexão e comprometimento com a sociedade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Museus são instituições muito potentes e influentes em suas comunidades e devem ser exemplos para muito além de suas exposições”, diz a diretora executiva do IDBrasil, Renata Motta. 
 
 
 
Museu do Futebol 
 
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo   
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)    
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)    
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)    
Crianças até 7 anos não pagam    
Grátis às terças-feiras    
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/78348/
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 6,08 por três horas      
 
Sobre o Museu do Futebol
 
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
 
É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
 
Patrocício e parcerias
 
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o Patrocínio Máster do Banco BMG, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e EMS Farmacêutica. Conta ainda com o Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São Parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte: Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Rádio CBN, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.       
 

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