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quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Skateboard brasileiro lidera número de projetos sociais registrados no Good Push em 2022

A pesquisa anual do Good Push, iniciativa que mapeia diversos projetos sociais de skateboard ao redor do mundo, teve um recorde de instituições inscritas no mapeamento de 2022.
 
Skateboard brasileiro lidera número projetos sociais registrados Good Push em 2022
Skate brasileiro lidera número projetos sociais no Good Push.
Colaboração de texto: Rafael Miramoto/CBSk
Colaboração de foto: Júlio Detefon
 
E o grande responsável por isso foi o Brasil, país que foi o mais representado no documento lançado nesta semana. Desde que a pesquisa anual foi lançada, em 2018, nunca houve tantos projetos inscritos. Em 2022, foram 152 iniciativas de 40 países que estiveram presentes no levantamento. O Brasil foi o principal responsável pelo aumento da amostragem: 55 projetos inscritos pelo país.
 
Essa participação tão expressiva de iniciativas brasileiras é fruto do trabalho realizado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Hoje, a CBSk tem mapeadas 132 iniciativas, em todas as regiões do país. Mais de 40 delas são diretamente assistidas pela entidade, com repasses por meio de convênio e entrega de skates e materiais de proteção para as aulas. Ainda no primeiro semestre de 2023, a Confederação deve ultrapassar R$ 1 milhão de investimento na frente Skate Social.
 
Dentro desse trabalho, a CBSk organizou, em parceria com o Good Push, a versão em português do site da pesquisa, permitindo que os projetos nacionais tivessem um acesso mais fácil à plataforma. A Confederação também auxiliou e incentivou as organizações a fazerem o cadastro, tanto por meio do apoio da coordenação da frente Skate Social quanto pela divulgação da pesquisa nas redes sociais da entidade.
 
Com o maior número de organizações no Good Push, mais completo fica o levantamento de dados sobre os projetos sociais, tanto no Brasil quanto em outros lugares do mundo. Com as informações, ficam detalhados quais públicos são trabalhados pelas iniciativas e de qual maneira o skate chega a diferentes grupos de pessoas.
 
Além do Brasil, tiveram destaque na pesquisa os Estados Unidos, com 22 projetos cadastrados, o Reino Unido, com dez, e o Canadá, com nove. A maioria dos projetos tem finanças limitadas. Dos inscritos, 31% têm um orçamento anual inferior a US$ 5 mil por ano, cerca de R$ 26 mil. E desse valor, a maior parte é de doação de material esportivo, como skates e capacetes.
 
Isso não impede que as organizações cheguem a quase 20 mil pessoas assistidas semanalmente. Em comum, as entidades trabalham o esporte dentro de grupos com maior vulnerabilidade social, entre jovens, mulheres, negros e LGBTQI.
 
Veja mais informações da pesquisa do Good Push no site oficial!
 

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