Guilherme Toldo faz história em Belgrado, obtém sexta colocação na Copa do Mundo de Florete - EsporteNaRede

Últimas

domingo, 17 de abril de 2022

Guilherme Toldo faz história em Belgrado, obtém sexta colocação na Copa do Mundo de Florete

Desempenho garantiu o segundo melhor resultado da esgrima brasileira até hoje em competições mundiais de florete masculino; brasileiro saltou para a 12ª colocação no ranking mundial.

Guilherme Toldo em ação na Copa do Mundo.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Augusto Bizzi/FIE.
 
O Brasil fez história neste domingo (17), último dia de competições da Copa do Mundo de Florete Adulto, em Belgrado, capital da Sérvia. E o responsável foi Guilherme Toldo, que por pouco não garantiu a conquista de uma medalha e terminou o torneio em sexto lugar na classificação geral. De quebra, pulou para a 12ª colocação no ranking mundial do florete masculino, com 96 mil pontos.
 
Foi um resultado histórico para a esgrima brasileira. Afinal, em competições mundiais masculinas, apenas Gislan Perrier teve resultado superior no florete, ao conquistar medalha de bronze numa etapa de Copa do Mundo. Foi também o melhor desempenho mundial de Toldo, superando o oitavo lugar obtido no Grand Prix de Doha, no Catar, disputado em março do ano passado.
 
Guilherme Toldo, um dos cabeças de chave da competição, começou a disputa enfrentando e superando três adversários franceses. No quadro de 64, bateu Armand Spichiger, por 15 a 4. Na etapa seguinte, foi a vez de eliminar Pierre Loisel, por 15 a 14. Depois, caiu Alexandre Ediri, pelo mesmo placar, em mais um duelo emocionante. O brasileiro tinha pela frente Daniel Giacon, da Holanda.
 
O holandês, que se classificara ao quadro de 8 derrotando Sidarth Kumbla, dos Estados Unidos, por 15 a 10, acabou levando a melhor também sobre Guilherme. Ele venceu novamente pelo placar de 15 a 10 e finalmente parou a jornada do brasileiro.
 
Feliz com o resultado histórico obtido na capital sérvia, Guilherme Toldo falou sobre sua participação na Copa do Mundo: “Foi um dia especial, de muita inspiração. Eu já vinha jogando bem há muito tempo, desde o início do ano. Gostaria de ter conquistado uma medalha, mas não deu e esse meu desempenho serve como motivação para as próximas competições. Fico orgulhoso por representar o Brasil e estou ansioso para ver como fiquei no ranking, pois devo ter alcançado a melhor posição já obtida no florete masculino por um atleta do nosso país”, disse, antes de saber que pulou para a 12ª colocação, a melhor posição de um esgrimista brasileiro masculino.
 
“Guilherme entrou bastante concentrado, focado no que queria realizar. Mostrou variações, virou resultados, foi muito bem enfrentando os franceses. Mas contra o holandês, ele cometeu alguns erros que o adversário soube aproveitar. Mas foi um grande desempenho dele”, disse o técnico Ricardo Ferrazzi.
 
Entre os outros floretistas brasileiros que disputaram a competição, Paulo Morais e Lorenzo Mion avançaram ao quadro de 128. Paulo acabou eliminado por Gavin Hay, da Romênia, ao perder por 15 a 7, ficando na 102ª posição; Lorenzo, por sua vez, foi derrotado pelo britânico Lachlan Jarvi por 15 a 3, terminando no 104º lugar na classificação geral. Pedro Marostega e Ricardo Pacheco, também representantes masculinos do Brasil em Belgrado, se despediram nas pules.  O campeão do torneio foi o italiano Tommaso Marini.
 
No feminino, o melhor desempenho brasileiro em Belgrado foi de Gabriella Vianna (que ainda tem idade de juvenil). Ela superou a pule pela primeira vez numa competição mundial e terminou na 110ª posição. Já Bia Bulcão e Rafaella Gomes não passaram pelas pules e terminaram no 142º e 153º lugares, respectivamente, na classificação geral.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->