Desafio das categorias de base no Mundial Cadete e Juvenil começa sábado - EsporteNaRede

Últimas

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Desafio das categorias de base no Mundial Cadete e Juvenil começa sábado

Com 37 brasileiros na disputa, competição acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e será aberta com as disputas individuais do sabre juvenil.

Ricardo Pacheco é um dos brasileiros em Dubai.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Washington Alves/COB
 
O maior desafio da temporada nas categorias cadete e juvenil está prestes a começar. A partir deste sábado (2), 37 brasileiros entram em ação no Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A competição será inaugurada pelas disputas individuais do sabre juvenil.
 
Vai ser nessa categoria que Pietra Chierighini entra em ação. A esgrimista vem de um Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de boas lembranças. O torneio, que foi sediado em Lima, no Peru, presenciou a brasileira faturar duas medalhas de bronze no evento, tanto no individual quanto por equipes.
 
Embalada pelos resultados recentes, a sabrista analisou o seu retrospecto recente e complementou sobre o que está colaborando com a sua boa performance: “Meu resultado no Pan me ajuda bastante a subir no ranking mundial e possivelmente pegar uma pule boa agora no Campeonato Mundial”.
“Pretendo levar o estudo e o esporte juntos sempre. Portanto, creio que minha preocupação com os vestibulares tenha tranquilizado minha mente sobre os campeonatos. Assim, não estou me colocando tanta pressão como antigamente e conseguindo realizar um jogo melhor”, completou.
 
Ricardo Pacheco é outro representante brasileiro em Dubai. Com expectativa de estrear somente na terça-feira (5), o floretista da categoria juvenil contou qual é o seu maior objetivo no Mundial. “Meu maior objetivo é representar bem ao Brasil, ao Exército e ao meu clube (Club Athletico Paulistano), e, consequentemente, trazer bons resultados, alçando ainda mais a esgrima brasileira ao local que ela merece”, projetou o esgrimista, que também ficou com um bronze (por equipes) no Pan da última semana.
 
Na temporada passada, Pacheco fez uma boa campanha no Mundial Cadete e Juvenil em Cairo, no Egito. Ele saiu da pule, passou pelos quadros de 128 e 64 e parou somente no quadro de 32, se colocando entre no Top 30 da disputa. Para a edição dos Emirados Árabes Unidos, a intenção é ir além já que o esgrimista fez uma boa preparação. “Minha preparação para o Mundial envolveu vários fatores, entre eles: preparação física, treinamento com colegas da equipe nacional de outros clubes e boas noites de sono. Além disso, o apoio do Exército Brasileiro, do Paulistano e da Confederação Brasileira de Esgrima foram essenciais”, agradeceu.
 
Por outro lado, a experiência para Giorgio Fumagalli será inédita em Dubai. Fazendo a sua estreia em campeonatos mundiais, o floretista sabe da pressão que terá quando entrar em pista nos embates cadetes, mas pretende mostrar toda sua capacidade. “Meu objetivo no Mundial é provar para mim de que sou capaz de desempenhar bem em campeonatos internacionais, acima de tudo jogar bem e confiante. Esta é a minha primeira vez em um Mundial e a minha quarta competição internacional, é uma pressão grande, mas eu tenho tentado me manter calmo e descarregar todo esse sentimento nos treinos que fiz”, admitiu o estreante.
 
O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil segue até o dia 10, quando as competições por equipes de espada juvenil encerram o evento. A delegação brasileira tem a chefia de equipe de Alexandre Teixeira e a presença de Regis Trois, Roberto Lazzarini e Marcos Cardoso como técnicos. A lista completa dos representantes brasileiros pode ser conferida aqui e a programação do torneio aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->