Brasileiros da WSL 100% classificados na Austrália - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 12 de abril de 2022

Brasileiros da WSL 100% classificados na Austrália

Mais duas dobradinhas vencedoras aconteceram na terça, Jadson André foi o único que teve que passar pela repescagem, Tatiana Weston-Webb estreia com uma das maiores notas do dia.

Caio Ibelli e João Chianca após a dobradinha brasileira em Winkipop.
Colaboração de texto: João Carvalho/Gabriel Gontijo/©WSL
Colaboraão de foto: Sloane

A seleção brasileira da WSL que participa do Rip Curl Pro Bells Beach, está 100% classificada para a terceira fase desta quarta etapa do World Surf League Championship Tour 2022. Na terça-feira, aconteceram mais duas dobradinhas verde-amarelas vencedoras, do João Chianca com Caio Ibelli e de Deivid Silva com Miguel Pupo. O único que teve que passar pela repescagem foi Jadson André. Já Tatiana Weston-Webb, estreou com uma das maiores notas do dia. A primeira chamada para a terceira fase das duas categorias será as 7h00 da quarta-feira na Austrália, 18h00 da terça-feira no Brasil, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com e pelo Globoplay.com.
 
No segundo dia, a competição mudou para Winkipop, que fica mais à esquerda do palco principal, Bells Beach, pois as condições estavam melhores nas séries de 3-4 pés da terça-feira na gelada região de Victoria, no Sul da Austrália. É um pico também com longas direitas, porém com ondas mais rápidas, favorecendo ao surfe de alta performance. O dia já começou com uma dobradinha brasileira. João Chianca foi rápido em surfar duas ondas boas no início da bateria e venceu por 11,93 pontos. Caio Ibelli tirou a maior nota, 6,33, para passar em segundo lugar com 11,33, mandando o norte-americano Conner Coffin para a repescagem.
 
Na segunda bateria do dia, Jadson André estava se classificando em segundo lugar até o último minuto, quando o australiano achou uma boa onda para manobrar forte e ganhar nota 7,33. Com ela, superou o brasileiro por 12,16 a 11,13 pontos no confronto vencido pelo americano Kolohe Andino com 12,93, somando uma nota 7,50 na melhor apresentação da bateria. Jadson depois passou pela repescagem, junto com o campeão da etapa passada em Portugal, Griffin Colapinto. Os dois eliminaram um dos convidados em Bells Beach, Tully Wylie.
 
Dobradinhas brasileiras – Mais dois brasileiros estrearam logo após Jadson ter ficado em último na bateria dele. E a terceira dobradinha verde-amarela foi sacramentada por Deivid Silva e Miguel Pupo, sobre o norte-americano Jake Marshall. A primeira aconteceu na segunda-feira, com Filipe Toledo e Samuel Pupo mandando a grande atração do Rip Curl Pro Bells Beach, Mick Fanning, para a repescagem. O resultado dessa última dobradinha foi apertado, com o DVD vencendo por 11,27 pontos, contra 10,90 do Miguel e 10,84 do americano.
 
“Eu fiquei bem nervoso no final da bateria, mas deu tudo certo e estou feliz por avançar junto com o meu amigo, Miguel (Pupo)”, disse Deivid Silva. “Eu sabia que ia ser difícil, porque o Jake (Marshall) é um ótimo surfista e começou a bateria muito bem. Foi tenso, pois só consegui pegar uma onda boa mesmo, quando faltavam 2 minutos pra terminar. Mas, acabou sendo a maior nota da bateria. As ondas estão boas aqui em Winkipop e gosto de competir nessa condição. Bora pra frente, porque quero superar o nono lugar que tive aqui em 2019”.
 
Corte na elite – Deivid Silva é um dos brasileiros que estão abaixo da linha de corte na elite, que vai acontecer na quinta etapa deste ano, em Margaret River, na Austrália, depois do Rip Curl Pro Bells Beach.  Apenas os 22 primeiros colocados no ranking, seguirão competindo na segunda metade da temporada e já com vagas garantidas para o CT 2023. DVD divide a 27.a posição com Jadson André e ainda tem João Chianca em 23.o lugar, também tentando entrar no G-22.
 
Por não terem participado de nenhuma etapa, o tricampeão mundial Gabriel Medina e Yago Dora, que se recupera de uma cirurgia no tornozelo, são mais dois brasileiros que podem ficar de fora da briga pelo título mundial deste ano e da elite do CT 2023. A grande surpresa da terça-feira em Bells Beach, foi a eliminação de Seth Moniz pelos australianos Morgan Cibilic e Mick Fanning. Com a derrota em 33.o lugar, o havaiano já perdeu para Caio Ibelli a vaga entre os top-5 que vão disputar o título mundial no Rip Curl WSL Finals.
 
Terceira fase – Mas, para permanecer neste grupo, Caio terá que seguir avançando no Rip Curl Pro Bells Beach. Ele será o primeiro surfista da seleção brasileira a disputar classificação para as oitavas de final. Caio vai enfrentar o americano Nat Young na segunda bateria da terceira fase. Na quarta, tem o peruano Lucca Mesinas defendendo vaga no G-22 contra o australiano Ethan Ewing.
 
Na disputa seguinte, entra o atual vice-campeão mundial e vice-campeão da última etapa em Bells Beach, Filipe Toledo, número 4 no ranking do CT 2022, com o australiano Mikey Wright. Depois, tem João Chianca na sétima bateria, encarando o defensor do título do Rip Curl Pro Bells Beach e bicampeão mundial, John John Florence. E os outros cinco brasileiros estão na chave-de-baixo, que vai apontar o segundo finalista do evento.
 
Nessa, tem um duelo verde-amarelo na 11.a bateria, novamente entre Miguel Pupo e Deivid Silva, que estrearam fazendo uma dobradinha na terça-feira e agora se enfrentam em um confronto eliminatório. Jadson André entra na disputa seguinte com Kolohe Andino. Depois, tem Samuel Pupo contra outro norte-americano, Jake Marshall, na 11.a bateria e o campeão olímpico Italo Ferreira disputa a última vaga para as oitavas de final com o australiano Ryan Callinan.
 
Oitavas de final – Na categoria feminina, as dezesseis surfistas que se classificaram na terça-feira, já estão escaladas nas oitavas de final do Rip Curl Pro Bells Beach. A brasileira Tatiana Weston-Webb está na terceira bateria, com a mesma Bronte Macaulay que ela derrotou, junto com a também australiana Sally Fitzgibbons, em sua estreia na terça-feira. Tatiana já foi vice-campeã desta etapa em 2018 e vem de vitória na etapa passada, em Portugal. Com o título nas ondas de Supertubos, a atual vice-campeã mundial subiu para o quarto lugar no grupo das top-5 que vão disputar o Rip Curl WSL Finals.
 
Um dos pontos fortes da Tatiana é o seu backside agressivo, com batidas verticais e fortes rasgadas sempre abrindo grandes leques de água. Então, a mudança do evento na terça-feira para Winkipop, até a favoreceu. Ela achou uma boa direita no início da bateria, para mandar uma série de três manobras muito potentes, com uma mais explosiva na junção, para finalizar a onda que valeu nota 8,17. Com ela, derrotou as australianas por 14,10 pontos, contra 13,60 de Bronte Macaulay e 13,06 de Sally Fitzgibbons, que teve que passar pela repescagem.
 
“Eu acho que minha lesão em Sunset Beach, me deixou sem pressão para ter um bom resultado em Portugal e eu acabei ganhando lá. Então, estou tentando manter a mesma mentalidade aqui”, disse Tatiana Weston-Webb. “As ondas estão bem divertidas hoje aqui em Winkipop e até surfei com uma prancha que não usaria em Bells, do mesmo modelo que usei na final em Portugal, só que uma nova. Sem dúvidas, é um sonho meu tocar o sino (do troféu da vitória em Bells), mas tem que ir devagarinho, bateria por bateria, sempre tentando surfar o melhor possível cada onda”.
 
Transmissão ao vivo – O Rip Curl Pro Bells Beach é padrocinado pela Rip Curl, Visit Vic, Red Bull, Shiseido, Oakley, Hydro Flask, Expedia, Surf Coast Shire, TAC, Bond University, Harvey Norman, Bonsoy, Boost Mobile, Oakberry, Dometic, Coopers, FCS e Pura Vida. O prazo desta quarta etapa do World Surf League Championship Tour 2022 vai até o dia 20 na Austrália, passando ao vivo no WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo da WSL e YouTube da World Surf League, com transmissão especial no Brasil pelo Globoplay.com e a partir das quartas de final pelos canais SporTV.
 
PRÓXIMAS BATERIAS DO RIP CURL PRO BELLS BEACH:
TERCEIRA FASE – Vitória=Oitavas de Final/ 2º=17º lugar com US$ 10.000 e 1.330 pts:
1ª) Griffin Colapinto (EUA) x Owen Wright (AUS)
2ª) Caio Ibelli (BRA) x Nat Young (EUA)
3ª) Jordy Smith (AFR) x Jackson Baker (AUS)
4ª) Ethan Ewing (AUS) x Lucca Mesinas (PER)
5ª) Filipe Toledo (BRA) x Mikey Wright (AUS)
6ª) Connor O´Leary (AUS) x Ezekiel Lau (HAV)
7ª) John John Florence (HAV) x João Chianca (BRA)
8ª) Barron Mamiya (HAV) x Morgan Cibilic (AUS)
9ª) Kanoa Igarashi (JPN) x Mick Fanning (AUS)
10) Frederico Morais (PRT) x Callum Robson (AUS)
11) Miguel Pupo (BRA) x Deivid Silva (BRA)
12) Kolohe Andino (EUA) x Jadson André (BRA)
13) Kelly Slater (EUA) x Imaikalani Devault (HAV)
14) Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA)
15) Jake Marshall (EUA) x Samuel Pupo (BRA)
16) Italo Ferreira (BRA) x Ryan Callinan (AUS)
 
OITAVAS DE FINAL – 9º lugar com US$ 13.000 e 2.610 pontos:
1ª) Lakey Peterson (EUA) x Courtney Conlogue (EUA)
2ª) Malia Manuel (HAV) x Sally Fitzgibbons (AUS)
3ª) Tatiana Weston-Webb (BRA) x Bronte Macaulay (AUS)
4ª) Tyler Wright (AUS) x Gabriela Bryan (HAV)
5ª) Carissa Moore (HAV) x Alyssa Spencer (EUA)
6ª) India Robinson (AUS) x Stephanie Gilmore (AUS)
7ª) Brisa Hennessy (CRI) x Luana Silva (HAV)
8ª) Johanne Defay (FRA) x Isabella Nichols (AUS)
 
RESULTADOS DO RIP CURL PRO BELLS BEACH:
 
PRIMEIRA FASE – 1º e 2º=Terceira Fase / 3º=Segunda Fase:
---------resultados da segunda-feira:
01) 1-Callum Robson (AUS)=11.33, 2-Ryan Callinan (AUS)=11.23, 3-Seth Moniz (HAV)=6.73
02) 1-Italo Ferreira (BRA)=12.83, 2-Ezekiel Lau (HAV)=10.73, 3-Imaikalani Devault (HAV)=8.46
03) 1-Owen Wright (AUS)=12.44, 2-Kelly Slater (EUA)=12.04, 3-Nat Young (EUA)=8.37
04) 1-Leonardo Fioravanti (ITA)=13.27, 2-Mikey Wright (AUS)=12.67, 3-Griffin Colapinto (EUA)=11.76
05) 1-Samuel Pupo (BRA)=13.23, 2-Filipe Toledo (BRA)=12.23, 3-Mick Fanning (AUS)=6.73
06) 1-Kanoa Igarashi (JPN)=16.24, 2-Lucca Mesinas (PER)=11.17, 3-Tully Wylie (AUS)=9.36
07) 1-Frederico Morais (PRT)=10.33, 2-Jordy Smith (AFR)=9.67, 3-Matthew McGillivray (AFR)=7.23
08) 1-Jackson Baker (AUS)=13.77, 2-John John Florence (HAV)=13.37, 3-Connor O´Leary (AUS)=9.43
---------baterias que abriram a terça-feira:
09) 1-João Chianca (BRA)=11.93, 2-Caio Ibelli (BRA)=11.33, 3-Conner Coffin (EUA)=7.10
10) 1-Kolohe Andino (EUA)=12.93, 2-Jack Robinson (AUS)=12.16, 3-Jadson André (BRA)=11.13
11) 1-Deivid Silva (BRA)=11.27, 2-Miguel Pupo (BRA)=10.90, 3-Jake Marshall (EUA)=10.84
12) 1-Barron Mamiya (HAV)=13.00, 2-Ethan Ewing (AUS)=11.33, 3-Morgan Cibilic (AUS)=8.17
 
SEGUNDA FASE – 3º=33º lugar com US$ 9.750 e 265 pontos:
1ª) 1-Griffin Colapinto (EUA)=14.37, 2-Jadson André (BRA)=13.03, 3-Tully Wylie (AUS)=10.34
2ª) 1-Morgan Cibilic (AUS)=14.84, 2-Mick Fanning (AUS)=11.90, 3-Seth Moniz (HAV)=8.90
3ª) 1-Nat Young (EUA)=13.34, 2-Imaikalani Devault (HAV)=10.93, 3-Conner Coffin (EUA)=10.83
4ª) 1-Connor O´Leary (AUS)=14.83, 2-Jake Marshall (EUA)=11.17, 3-Matthew McGillivray (AFR)=9.77
 
PRIMEIRA FASE – 1ª e 2ª=Oitavas de Final / 3ª=Segunda Fase:
1ª) 1-Gabriela Bryan (HAV)=14.40, 2-Lakey Peterson (EUA)=14.07, 3-Courtney Conlogue (EUA)=13.16
2ª) 1-Tatiana Weston-Webb (BRA)=14.10, 2-Bronte Macaulay (AUS)=13.60, 3-Sally Fitzgibbons (AUS)=13.06
3ª) 1-Isabella Nichols (AUS)=13.70, 2-Carissa Moore (HAV)=13.14, 3-Alyssa Spencer (EUA)=8.34
4ª) 1-Stephanie Gilmore (AUS)=12.16, 2-Brisa Hennessy (CRI)=11.16, 3-Molly Picklum (AUS)=10.20
5ª) 1-Johanne Defay (FRA)=16.67, 2-India Robinson (AUS)=12.53, 3-Luana Silva (HAV)=11.00
6ª) 1-Malia Manuel (HAV)=11.20, 2-Tyler Wright (AUS)=9.84, 3-Bettylou Sakura Johnson (HAV)=0.50
 
SEGUNDA FASE – 3ª=17º lugar com US$ 10.000 e 1.045 pontos:
1ª) 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=15.10, 2-Alyssa Spencer (EUA)=13.33, 3-Molly Picklum (AUS)=9.50
2ª) 1-Luana Silva (HAV)=12.16, 2-Courtney Conlogue (EUA)=11.84, 3-Bettylou Sakura Johnson (HAV)=11.76
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->