Brasil tem esperança de bons resultados no Pan Cadete e Juvenil do Peru - EsporteNaRede

Últimas

domingo, 20 de março de 2022

Brasil tem esperança de bons resultados no Pan Cadete e Juvenil do Peru

Maria Paro e Talia Calazans, duas das atletas que defenderão o Brasil, estão otimistas para o campeonato, que inicia nesta segunda.

Talia Calazans é uma das esperanças de bons resultados em Lima.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Washington Alves/COB
 
A esgrima brasileira chega otimista para mais uma competição internacional. Começa, nesta segunda-feira (21), o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Lima, no Peru, que segue até o próximo domingo (27). Organizado pela Confederação Peruana de Esgrima, o torneio será disputado no Centro de Alta Performance da Vila Desportiva Nacional, na capital peruana.
 
O Pan terá disputas individuais e por equipes. E duas atletas que integram o grupo do Brasil (composto por 48 esgrimistas) estão entre as atrações da competição: Maria Paro (espada cadete) e Talia Calazans (florete juvenil). Ambas demonstram estar muito bem preparadas para cumprir boas campanhas no Peru.
 
Atualmente com 16 anos, Maria Paro, natural de Andradina-SP, foi revelada pelo projeto Esgrima Para Todos, do educador físico e esgrimista Diego Dourado. Possui títulos de campeã em âmbito estadual, nacional e sul-americano. Líder do ranking da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) na espada cadete, com 404 pontos, ela disputará pela terceira vez um Pan-Americano.
 
“Estou preparada fisicamente e tecnicamente para essa competição. Foi necessário que eu fizesse fisioterapia para melhorar meu desempenho e tenho como principal objetivo dar o meu máximo e ficar entre as melhores das Américas”, disse Maria, completando:
 
“Estar disputando uma competição desse nível é uma experiência que vou levar comigo como atleta. Será a primeira vez que irei a um Pan sem meus pais e sem ninguém do meu clube. Ou seja, um desafio. Mas me sinto honrada e agradecida por ter conseguido minha vaga neste campeonato pela terceira vez”.
 
Líder do ranking da CBE no florete feminino, com 468 pontos, Talia Calazans, de 19 anos – atleta do Grêmio Náutico União-RS -, competiu neste ano nas Copas do Mundo de Poznan, na Polônia, e de Tbilisi, na Geórgia. No Pan-Americano Juvenil, em Cáli, na Colômbia (em dezembro de 2021), a gaúcha ficou bem perto de garantir a classificação para a semifinal do torneio, perdendo por um ponto no duelo do quadro de 8.
 
“Espero colocar em prática tudo o que tenho realizado nos treinamentos. Usar o aprendizado que adquiri nas Copas adultas que participei nos últimos meses e dar o melhor de mim na pista, pois meu desejo é trazer medalhas para casa. Tanto no individual quanto por equipes, pois nos conhecemos bastante e podemos bater de frente com as equipes adversárias”, afirmou Talia, garantindo estar cada vez mais experiente:
 
“Treinar fora do Brasil (ela treina e mora nos Estados Unidos) foi algo muito positivo para minha adaptação. São muitos desafios, mas também representa a oportunidade de conhecer novas formas de treinamentos e pessoas novas para jogar, experiências com esgrimistas de alto nível. Esse Pan deverá trazer novidades, pessoas novas competindo, algumas que já conheço também. Mas estou confiante”.
 
Após a disputa do Pan-Americano em Lima, as competições em que a esgrima brasileira tomará parte serão o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (entre 2 e 10 de abril), e os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina (entre 28 de abril e 8 de maio).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->