Brasileiros encaram três Copas na Esgrima - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Brasileiros encaram três Copas na Esgrima

Serão dois campeonatos de florete – um feminino em Guadalajara, no México, e um masculino em Cairo, no Egito – e um de espada feminino em Sochi, na Rússia.

Gabriella e Ana participam da Copa do Mundo no México.
Colaboração de texto e foto: Nelson Ayres.
 
O Brasil terá 13 esgrimistas em ação em três edições de Copa do Mundo a partir desta sexta-feira (25). Dentre os representantes, o país contará com atletas já consagrados, como Guilherme Toldo e Bia Bulcão, e com esgrimistas que entrarão no seu primeiro desafio em uma competição internacional adulta, como Gabriella Vianna. Os campeonatos vão acontecer em Guadalajara, no México (florete feminino), Cairo, no Egito (florete masculino) e Sochi, na Rússia (espada feminina).
 
Será no torneio mexicano que haverá a presença de mais brasileiros, com seis floretistas. Ana Toldo, Mariana Pistoia, Rafaella Gomes, Talia Calazans, Bia Bulcão e Gabriella Vianna estão em Guadalajara para as disputas individuais e coletivas (Ana e Gabriella não jogam nas equipes), sendo que os primeiros dois dias de programação estão reservadas para os compromisso individuais.
 
Amigas de Esporte Clube Pinheiros (SP), Bia e Gabriella vivem momentos distintos em suas respectivas carreiras: Bia é experiente e já jogou diversas edições de Copa do Mundo, enquanto Gabriella encara no México a sua primeira competição internacional adulta.
 
Entretanto, além da amizade, algo as une no torneio de Guadalajara. Ambas veem nesta Copa do Mundo uma oportunidade de se prepararem para campeonatos importantes que estão por vir.
 
“Eu acho que fiz uma boa preparação. Como estamos chegando na segunda fase da temporada, quando acontecerão algumas competições importantes, como Pan-Americano e Mundial, acaba sendo um parâmetro para eu poder analisar os meus últimos trabalhos na Itália (local onde treina) e ver como estou me desenvolvendo para ponderar se é preciso fazer alguma mudança”, avaliou Bia.
 
Gabriella está sem jogar desde outubro do ano passado e, por isso, ela crê que a Copa do Mundo de Florete pode ser ideal para ela estar preparada para os compromissos vindouros.
 
“Com duas competições muito importantes chegando (Pan-Americano e Mundial), eu acredito que seja essencial jogar um campeonato antes delas para eu voltar a me acostumar com o clima antes de um torneio com muito peso”, explicou a debutante em edições adultas internacionais.
 
A atleta também falou sobre o que mudou mentalmente de um ano para cá: “Muitas coisas aconteceram desde a primeira competição de 2021 até este momento. Demorou para processar tudo, mas eu acredito que estou mais madura e aproveitando cada oportunidade que eu recebo”.
 
É também no florete que o Brasil terá representantes na Copa do Mundo do Cairo, no Egito, só que no masculino. Guilherme Toldo, Lorenzo Mion, Paulo Morais, Pierre Souza e Rafael Tomino participam dos desafios individuais e por equipes (com exceção de Tomino no coletivo).
 
Destaque brasileiro no continente africano, Toldo, que representou o país na Olimpíada de Tóquio, se encaminha para a sua segunda competição internacional no ano. A primeira ocorreu em janeiro na Copa do Mundo de Paris, em que finalizou a sua participação na 17ª posição.
 
Na Rússia, duas espadistas vão às pistas para defender o Brasil. Lorana Schwantes e Tabea Alves estão em Sochi para jogar o torneio individual, que segue até o próximo sábado (26).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->