Brasileiro de Rollerski 2021 encerra com grandes conquistas - EsporteNaRede

Últimas

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Brasileiro de Rollerski 2021 encerra com grandes conquistas

A quarta etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski aconteceu entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, com provas no Parque Eco Esportivo Damha.

Bruna Moura finalizando prova no Brasileiro de Rollerski.
Colaboração de texto: Eduardo Lopes/Pivô
Colaboração de foto: Rafael Bello/COB
 
Com a presença de 55 atletas de 6 países que competiram nas provas de Mass Start, Sprint e Distance, a quarta etapa presenciou disputas de alto nível entre os atletas , em São Carlos. Também, foi realizado o Campeonato Brasileiro de Cross Country Sub-16. Os grandes destaques brasileiros foram Bruna Moura, que venceu todas as provas no feminino e, no masculino, Claudio Gustavo Oliveira e Wilbert Rodrigues, ambos atletas Sub-20, que protagonizaram o pódio das provas disputadas que marcaram o encerramento do Circuito no ano.
 
Além das conquistas da quarta etapa, o Circuito Brasileiro de Rollerski 2021 foi marcado por grandes atuações e conquistas dos atletas brasileiros. O Circuito em 2021 contou com a participação de 76 atletas (50 homens e 26 mulheres) de 7 países diferentes (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Taiwan). Foram 96 provas organizadas ao longo das quatro etapas, com provas oficiais e disputas FIS, Paralímpicas e Sub-16, incluindo o 1º Campeonato Sul-americano de Rollerski, com 204 medalhas distribuídas. Todas essas realizações foram possíveis graças ao trabalho de mais de 20 pessoas que atuaram diretamente na organização das provas.
 
Após as provas de todas as etapas, o Campeão Overall Masculino do Circuito foi o brasileiro Manex Silva, e a Campeã Overall Feminino foi a brasileira Bruna Moura, ambos grandes nomes do Ski Cross Country do país. “O Circuito Brasileiro de Rollerski é hoje uma das principais ferramentas de fomento do Cross Country no país. O evento se consolida a cada ano e atrai, não só os melhores atletas brasileiros, como diversos estrangeiros. Nessa edição do Circuito, estiveram presentes sete países. A evolução da competitividade nacional está sendo ótima para o esporte brasileiro. Presenciamos grandes disputas no masculino e no feminino com alternância de atletas no pódio. Bruna Moura foi o grande destaque da quarta etapa, fazendo uma prova de Sprint de altíssimo nível, resultado que garantiu matematicamente mais um título geral do Circuito para ela”, comentou Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
 
Bruna Moura se torna heptacampeã do Circuito
 
A conquista de Campeã Overall Feminino do Circuito Brasileiro de Rollerski 2021 significa mais um título da modalidade na carreira para Bruna Moura. A brasileira é campeã no feminino desde 2015, e continua demonstrando que suas vitórias são fruto de seu grande trabalho e empenho na busca do melhor rendimento esportivo.
 
“Eu estou muito feliz com minha performance em todas as provas. Este ano, eu tenho uma preparação um tanto arriscada comparando com as anteriores, porque estou bem focada nas provas na neve, que começam a partir do final do mês e definirão quem são as atletas que estarão nos Jogos Olímpicos Pequim 2022. Com essa decisão, tive que colocar o Circuito Brasileiro de Rollerski em segundo plano, o que para mim foi muito difícil porque eu era hexacampeã. Como eu sou muito competitiva, fiquei com medo de colocar isso em risco. Nesse planejamento com a treinadora, sabíamos que as primeiras etapas seriam mais difíceis, mas se tudo corresse bem, nas últimas eu estaria em grande forma. No Sprint, eu bati meu recorde em 25 segundos, uma grande marca. E ainda encerrar a competição vencendo a prova de Skating, que não é o meu forte, foi muito motivador”, comentou Bruna. "Ter tido performances tão boas, me deixa feliz e confiante para as competições lá fora. Essa etapa foi, sem dúvida, a melhor que nós tivemos. A CBDN tem feito um excelente trabalho, nos sentimos em um evento profissional mesmo e esse ano foi muito legal ter a participação de outros países. Na prova de Sprint, foi a primeira vez que tivemos semifinais. Normalmente, temos apenas seis ou sete atletas na prova e tivemos 16 nesta etapa. Deixei tudo que podia, testei a mim mesma e isso é muito motivante”, completou a campeã.
 
Além dos campeões gerais do Circuito, o Brasil teve muitas conquistas e grandes destaques durante toda a competição:
Campeão Overall Masculino Sub-20: Claudio Gustavo Oliveira
Campeã Overall Feminino Sub-20: Mayara Silva
Campeão Brasileiro Paralímpico Sprint Sitting Masculino: Cristian Ribera
Campeão Brasileiro Paralímpico Distance Sitting Masculino: Cristian Ribera
Campeão Brasileiro Paralímpico Sprint Sitting Feminino: Aline Rocha
Campeão Brasileiro Paralímpico Distance Sitting Feminino: Aline Rocha
Campeão Brasileiro Paralímpico Sprint Standing Masculino: Wellington da Silva
Campeão Brasileiro Paralímpico Distance Standing Masculino: Wellington da Silva
Campeão Brasileiro Paralímpico Sprint Visual Impaired Masculino: Isaquias Quirino da Silva
Campeão Brasileiro Paralímpico Distance Visual Impaired Masculino: Isaquias Quirino da Silva
Campeão Brasileiro Paralímpico Sprint Visual Impaired Feminino: Cassia dos Santos
Campeão Brasileiro Sprint Sub-16 Masculino: Ian Francisco da Silva
Campeão Brasileiro Distance Sub-16 Masculino: Gabriel Cesar de Lima Santos
Campeão Brasileiro Sprint Sub-16 Feminino: Mariana Silva Lopes
Campeão Brasileiro Distance Sub-16 Feminino: Mariana Silva Lopes
 
Resultados da Quarta Etapa
Primeiro dia
No primeiro dia de provas da quarta etapa do Circuito, no dia 31 de outubro, foram realizadas as provas de Mass Start do masculino e do feminino. No masculino, o chileno Sebastian Dorich conquistou a primeira colocação. Martin Flores, seu conterrâneo, finalizou em segundo lugar e Claudio Gustavo, jovem atleta brasileiro, completou o pódio conquistando a terceira colocação.
 
No feminino, Bruna Moura conquistou a primeira colocação, em uma disputa acirrada com a argentina Maria Cecilia Dominguez e Mirlene Picin, que finalizaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
 
Segundo dia
No dia 01 de novembro, foram realizadas as provas de Sprint do masculino e do feminino. Os chilenos Martin Flores e Sebastian Dorich protagonizaram uma final emocionante, com a vitória de Sebastian decidida por ‘foto finish’, apenas meio pé à frente de Martin, que ficou com a segunda colocação. No terceiro lugar, Claudio Gustavo representou novamente o Brasil, conquistando mais uma vez seu espaço no pódio.
 
No feminino, Bruna Moura garantiu mais uma vez a vitória, conquistando a primeira colocação. A jovem Eduarda Ribera e a argentina Maria Cecilia Dominguez protagonizaram uma grande disputa, e conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.
 
Terceiro dia
No dia 02 de novembro, foram realizadas as provas de Distance do masculino e do feminino. No masculino, o chileno Yonathan Fernandez conquistou a primeira colocação. O jovem brasileiro Wilbert Rodrigues fez uma grande prova, e conquistou o segundo lugar. O colombiano Carlos Andres completou o pódio, finalizando na terceira colocação.
 
No feminino, Bruna Moura emplacou novamente uma grande prova e conquistou o primeiro lugar. A argentina Maria Cecilia Dominguez e a brasileira Mirlene Picin finalizaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
 
Sobre a CBDN
Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU) e parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro, a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes olímpicos e paralímpicos de neve no Brasil, tendo iniciado com o Esqui Alpino em 1966, graças aos esforços do esquiador Domingos Giobbi, então presidente do Clube Alpino Paulista. Hoje, conta com as modalidades Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon de Inverno, Ski Freestyle, Snowboard Adaptado e Ski Cross Country Adaptado, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.
 
A CBDN é uma referência em gestão, governança e transparência no Esporte e tem como parceiras Castro Barros Advogados, Coris Brasil, Snowland e Damha Urbanizadora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->