Guaibim pronta para receber o Baiano de Triathlon no domingão - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Guaibim pronta para receber o Baiano de Triathlon no domingão

Neste final de semana, a Praia de Gauibim, na cidade de Valença, será o destino dos principais atletas do Triathlon do Estado que disputam a primeira etapa do Campeonato Baiano da distância Standard.

Beto Lopes será uma das atrações da prova em Valença.
Por: Miguel Brusell
Colaboração de fotos: Maurício Simões/FEBATRI
 
A prova de Guaibim será a primeira das duas etapas que definirão o Campeonato Baiano da distância Standard, que tem 1,5km de Natação, 40km de Ciclismo e 10km de Corrida. A segunda etapa será na cidade de Juazeiro, no dia 10 de outubro. Além desta categoria, a prova de Guaibim ainda conta com disputas nas distâncias Sprint que tem 750 metros de Natação, 20km de Ciclismo e 5Km de corrida e Super Sprint com 300 metros de natação, 10Km de Ciclismo e mais 2,5Km de corrida.
 
Está última distância é para incentivar a participação de iniciantes e adolescentes. Segundo o presidente da Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI), Cleber Castro a data da competição é escolhida de acordo com a Lua, de modo que a maré esteja com pouca ou nenhuma correnteza, o que é uma boa condição para os iniciantes. “A prova será disputada nas águas do rio, que desaguam no mar. Além disto, o percurso de bicicleta é todo plano, basicamente em uma reta só, o que facilita as disputas em alta velocidade, e o percurso da corrida, também, é todo plano”, explica o dirigente.

A Praia de Guaibim será o palco da disputa.
Após a largada, a maior expectativa será na disputa da categoria principal em que Bruno Vieira, que já foi campeão baiano algumas vezes e também já foi campeão brasileiro participará ao lado de grandes atletas, como Lucas Galdino que vêm numa crescente de rendimento, entre outros que prometem tornar a disputa bastante acirrada.
 
A participação das assessorias de treinamento também será intensa. As principais do estado como Cuba, Eduardo Filho, Rafael Peralva, Fabiano Pereira, Peaks, MF, ENAC e SantiTreinos, que tem alguns dos melhores atletas da modalidade do país, já garantiram presença. “Também, já confirmaram a participação atletas de Juazeiro, Ilhéus, Paulo Afonso, São Paulo e Aracajú”, revela Castro.
 
A cidade de Valença também se preparou para receber o Triathlon. Segundo Castro, a prova vai dar uma boa movimentada no comércio local. “Praticamente, todas as pousadas e hotéis do entorno de onde acontece a prova já estão lotados. Para se adaptarem ao local da prova, a maioria dos atletas chegarão à cidade na sexta feira, onde farão o reconhecimento do local da prova. Com certeza, mercadinhos, restaurantes e lanchonetes também terão um movimento maior durante estes dias”, revela o organizador do evento.

Em Guaibim, o Triathlon baiano chega à segunda prova do ano dando exemplo de organização para todos os esportes. A primeira foi no dia 22 passado, na cidade de Araçás, obedecendo todos os critérios estabelecidos pelas organizações de saúde no controle da pandemia. A primeira etapa do Campeonato Baiano de Triathlon Standrt será realizada pela Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI) com apoio da Prefeitura de Valença, Secretaria de Esportes de Valença, Polícia Militar e Rodoviária da Bahia através da Secretaria de Segurança Pública e do EsporteNaRede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->