#SomosTodosCBSk - EsporteNaRede

Últimas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

#SomosTodosCBSk

A história da Confederação Brasileira de Skate registra em livro os principais fatos da primeira Confederação de Skateboarding do mundo.

São mais de 20 anos da primeira Confederação de Skate do mundo.
Colaboração de texto: Rafael Miramoto/CBSk
 
Os mais de 20 anos de história da primeira Confederação de Skateboarding do mundo agora estão registrados nas páginas do livro #SomosTodosCBSk - A história da Confederação Brasileira de Skate. Com tiragem de 700 exemplares pela Editora ZY, o livro retrata, ao longo das duas primeiras décadas da entidade, as atividades realizadas, eventos promovidos ou homologados, além das principais contribuições para o desenvolvimento do skate brasileiro. A publicação conta ainda com prólogo de Ed Scander e epílogo de Bob Burnquist.
 
“Mais do que um livro sobre a entidade, esse é um registro histórico que eterniza os feitos e a trajetória da CBSk nas últimas duas décadas. Desde a criação da entidade, o trabalho da Confederação sempre esteve voltado para o fortalecimento do skate, em um diálogo constante com os skatistas. É um orgulho ver toda essa história retratada nas páginas do livro”, destaca o presidente Eduardo Musa.
 
A CBSk foi fundada no dia 6 de março de 1999, em Curitiba (PR), como fruto da união dos skatistas a partir de um anseio que vinha desde as gerações dos anos 1970. Essa semente institucional foi plantada nos anos 80, passando por entidades como a Associação Brasileira de Skate (ABS), a União dos Skatistas e Empresários (USE) e a União Brasileira de Skate (UBS).
 
“Graças a esses pioneiros, iniciou-se uma reviravolta para ganhar o entendimento da imprensa e dos órgãos governamentais, a simpatia da sociedade, com a realização de campeonatos e a construção de skateparks. (...) Ao longo de duas décadas, os skatistas aos poucos compreenderam a CBSk como uma ferramenta para transformar vidas, através da criação de calendários, rankings, regulamentação de campeonatos, normatização de modalidades e categorias, acesso a benefícios públicos, exposição do skate em canais abertos de televisão, apoio a iniciativas sócio-educativas e culturais e ser a voz ativa quando o skate era ameaçado”, destaca no prólogo Ed Scander, que atua na CBSk desde a criação da entidade.
 
O livro está dividido em 5 capítulos que percorrem ano a ano a trajetória da entidade: “O nascimento da CBSk” (Cap. 1 - 1999 a 2002); “Crescendo e diversificando” (Cap. 2 - 2003 a 2006); “Por todos, para todos” (Cap. 3 - 2007 a 2010); “Skate é tudo” (Cap. 4 - 2011 a 2014); e “O sonho olímpico é realidade” (Cap. 5 - 2015 a 2020).
 
No quinto e último capítulo, a campanha #SomosTodosCBSk - que dá nome ao livro - ganhou um espaço especial que conta toda a trajetória do movimento de união da comunidade do skate para que a CBSk fosse reconhecida junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), em 31 de outubro de 2017, como entidade legítima para representar a modalidade em âmbito olímpico.
 
“Então, eu tenho certeza de que foi uma decisão correta embarcar na responsa da CBSk, pois protegemos o skate e os skatistas. Olhar para trás e ver o que foi realizado é gratificante como a manobra voltada. Mas o skate sempre nos leva adiante, e a busca pela evolução constante nunca nos deixa satisfeitos com o que está feito: o próximo acerto sempre será o mais importante”, destaca no epílogo Bob Burnquist, que presidia a Confederação no momento do reconhecimento junto ao COB.
 
O livro #SomosTodosCBSk - A história da Confederação Brasileira de Skate não está à venda. Os exemplares serão distribuídos entre os parceiros da entidade, principais agentes na história da Confederação e aos skatistas que têm contribuído para a construção da trajetória da CBSk nessas duas décadas de existência.
 
A versão digital está disponível para download gratuito no www.cbsk.com.br. Clique aqui para baixar > https://bit.ly/3oTRdPP
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->