Expedição Anamauê chega no RJ e segue rumo a Niterói - EsporteNaRede

Últimas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Expedição Anamauê chega no RJ e segue rumo a Niterói

Seis remadores e velejadores do RJ e ES saíram no dia 24 de Arraial D´Ajuda (BA) e a chegada em Niterói (RJ) deve ocorrer na próxima semana.

Atletas na praia de Grussaí, em Barra de São João (RJ).
Colaboração de texto e foto: Fabrizzio Gallas/Gallas Press
 
A 4ª edição da Expedição Anamauê cruzou todo o estado do Espírito Santo e chegou no estado do Rio de Janeiro no fim da tarde desta terça-feira na praia de Grussaí, em Barra de São João, no extremo norte do RJ. Por conta das condições difíceis do mar eles aportaram em Barra de São João (RJ) e devem seguir viagem na sexta-feira, dia 8, ou no sábado, dia 9, para Macaé (RJ) no que deve ser o trajeto mais difícil da expedição.
 
Já são mais de 700km navegados e remadores pelos seis velejadores/remadores. Três capixabas e mais três do Rio de Janeiro (dois de Niterói). Eles entraram na parte final da Expedição, mas terão que aguardar até sexta ou sábado para seguirem viagem. O mar grande e condições difíceis postergaram a ida programada nesta quarta-feira para Macaé (RJ) no que promete ser o mais difícil trajeto deles. As previsões também não são boas para quinta-feira.
 
O trajeto entre Barra de São João e Macaé tem expectativa de 120km e várias horas no mar: "Ontem foi um dia de navegação difícil, muito técnica e conseguimos cruzar mais um estado", destacou Douglas Moura, niteroiense e um dos líderes da expedição. "Por conta do mar grande e condições difíceis, optamos por não sair nesta quarta-feira e a previsão não é boa igual para esta quinta-feira. Esta manhã estamos com rajadas de 20 a 25 nós, podendo aumentar. Necessitamos não só preservar o nosso equipamento, mas também nossas vidas.  Vamos tentar cruzar o Cabo de São Thomé que é um dos marcos da expedição onde o continente roda então é sempre uma parte mais difícil e delicada. Nosso objetivo é chegar em Macaé.  Depois disso com certeza será uma remada/velejada bem divertida rumo ao destino final, mas vamos passo a passo", apontou Ranin Thomé, capixaba de Regência e um dos líderes da tripulação.
 
Eles saíram no último dia 24, véspera de Natal, da sede da Canoa Polinésia Pataxó, em Arraial D´Ajuda, no sul da Bahia, com destino a Niterói (RJ), na praia de Jurujuba, na base do Centro de Estudos do Mar - CEM onde devem chegar no começo da próxima semana. O total percorrido será de 650 milhas náuticas, mais de 1.000km.

O trajeto percorre o litoral sul da Bahia.
Dos 14 dias de expedição até aqui, eles navegaram e remaram em dez deles. O primeiro destino foi a praia de Corumbau, no município de Prado (BA), depois desembarcaram na praia do Prado (BA). Condições ruins impediram que a tripulação saísse no dia 26. No dia 27 foram para Nova Viçosa navegando e remando por 80km. Na segunda-feira tiveram que abortar a chegada na divisa com o Espírito Santo por uma tempestade e desembarcaram na praia de Mucuri, a Costa Dourada. O último trajeto antes da virada do ano foi até Regência, o maior deles com 100km onde aportaram na base da Canoa Polinésia Pataxó, comandada por Ranin Thomé, um dos líderes da 4ª Expedição Anamauê. No dia 2 rumaram para a capital do ES, Vitória. No dia 3 partiram em trajeto mais curto para Anchieta (ES) e no dia 4 foram para o extremo sul do estado, em Marataízes (ES) até cruzarem a divisa com o RJ nesta terça-feira.
 
 
O trajeto é inédito percorrendo o litoral sul da Bahia, todo o litoral do Espírito Santo, Norte, Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Os tripulantes estão dias inteiros no mar sem o auxílio de equipamentos eletrônicos, apenas bússola e carta náutica. Ela está sendo feita por intermédio de uma canoa havaiana V6 adaptada com duas velas que ficou pronta em parceria com a CORE VA´A.
 
A expedição pode ser acompanhada pelo aplicativo SPOT pelo link e também pelo instagram da equipe @anamauevaa com fotos, vídeos e stories.
https://maps.findmespot.com/s/FZ3J
 
Os atletas estão levando seus mantimentos e equipamentos de dormir para quando não tiverem abrigo poderem dormir nas praias mais remotas pelo litoral.
 
Confira a programação do trajeto dos remadores e velejadores:
Dia 24/12  Arraial D´Ajuda - Ponta do Corumbaú (BA): 30 milhas náuticas
Dia 25/12 Ponta do Corumbau (BA) - Prado (BA): 30 milhas
Dia 26/12 - Sem navegação - Condições ruins do mar
Dia 27 Prado (BA) - Nova Viçosa (BA)
Dia 28  Nova Viçosa (BA) - Mucuri (BA)
Dia 29  Mucuri (BA) - Barra Nova (ES): 30 Milhas Náuticas
Dia 30/12 Barra Nova - Regência (ES) : 54 Milhas Náuticas
Dia 02/01 Regência (ES) - Vitória (ES): 40 Mn
Dia 03/01 - Vitória (ES) - Anchieta (ES):  35 Mn
Dia 04/01 -  Anchieta (ES)  - Marataízes (ES): 20Mn
Dia 05/01 - Marataízes (ES) - Barra de São João (RJ): 30 Mn
Dia 06/01 Mar grande, tripulação em terra
*13º Barra de São João (RJ)  Macaé (RJ): 65 Mn
*14º Dia - Macaé (RJ) Arraial do Cabo (RJ): 55 Mn
*15º Dia Arraial do Cabo (RJ) Niterói (RJ): 65 Mn
 
* sujeito a alterações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->