Natan Rodrigues avança às quartas do 34º Bahia Juniors Cup | Com vídeo - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Natan Rodrigues avança às quartas do 34º Bahia Juniors Cup | Com vídeo

Amigos e membros do Time Guga, baiano Natan Rodrigues e catarinense Boscardin avançam às quartas do 34º Bahia Juniors Cup - Troféu Nilton Vasconcelos.

O baiano  Natan Rodrigues seue como um dos favoritos do torneio.
Colaboração de texto: Fabrizzio Gallas/GallasPress
Fotos: Gabriela Simões

Dois dos principais favoritos ao título do masculino do torneio mundial da 34ª edição do Bahia Juniors Cup - Troféu Nilton Vasconcelos, Natan Rodrigues e Pedro Boscardin seguem avançando em busca do título do da competição disputada no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador. O evento, com entrada gratuita ao público, é mais valioso do país no segundo semestre e tem recorde com 307 atletas de 15 países.

O baiano Natan, de 16 anos, principal favorito ao título e 61º do ranking mundial, derrotou o brasileiro Luiz Eduardo Santos por 6/0 6/3. Ele segue em marcha por conquista em casa e tenta nesta quinta repetir o resultado do ano passado quando fez semifinal. Seu adversário será o paraense Joaquim de Almeida que passou por Gustavo Madureira por 6/7 (7/4) 6/2 6/1: "No começo sai quebrando ele e fiquei mais tranquilo, tirei aquele nervosismo inicial, fiquei ainda melhor com a segunda quebra. No segundo perdi algumas chances, muito segundo saque, tive um break na frente e ganhei o jogo depois. No último game foi muito vai e vem, ele salvou muitos match-points meus, salvei breaks, mas consegui finalizar".

Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
Bahia Juniors Cup. www.esportenarede.com.br

Natan deixou Salvador para treinar em São José do Rio Preto. 
Há poucos meses Natan deixou Salvador para treinar em São José do Rio Preto (SP) ao lado da equipe de Thiago Alves, ex-top 100 mundial. Ele agora é um dos seis atletas do Time Guga onde os meninos na faixa dos 15 e 16 anos viajam juntos para torneios, semanas de treinos na Europa e ainda tem a assessoria fora e até dentro de quadra de Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e ídolo do tênis brasileiro.

"É muito gratificante fazer parte do Time Guga, é um grupo muito seleto, me mudei para Rio Preto, estou quase ambientado lá com os treinadores, com o treinamento, está muito bom, essa semana aqui na Bahia também é muito bom para matar a saudade. Só o nome do Guga já é muito alto, estivemos em Barcelona por algumas semanas. Guga ajuda fora das quadras junto com Thiago, minha equipe o Rico (Ricardo Schlachter), montar meu calendário, vou para Floripa treinar com ele daqui a duas semanas, é muito gratificante.".

Pedro Boscardin, catarinense de Joinville (SC), que treina na RS Tennis, também passou às quartas em duelo contra o argentino Ezequiel Monferrer por 6/4 7/5. Ele desperdiçou quatro match-points, foi quebrado no fim, mas se recuperou logo em seguida para garantir a vaga. Seu próximo rival é o brasileiro Bryan Kuntz que marcou 6/2 6/3 em Breno Marques.

"Foi um jogo bem duro, já esperava, no primeiro set ele tinha um break, estava sacando muito bem, no segundo set tive um break fiquei mais tranquilo, ali no fim errei demais, ainda salvei um 0/40, saquei bem, mas nos pontos das trocas estava jogando mal. Depois que fui quebrado voltei no mental para sair com a vitória", destacou o tenista um pouco mais ambientado com as quadras, fuso horário e descanso após chegar em cima da hora por conta do Mundial de 16 anos disputado na Hungria: "Estou um pouco cansado ainda, mas estou mais acostumado com quadra, ambiente. Agora é manter o foco, estou bem firme no fundo".

Boscardin destacou também os laços com o amigo Natan ainda maiores agora por conta da parceria do Time Guga: "Minha relação com ele é muito boa, somos bem amigos, dividimos quartos em torneios, jogamos duplas juntos, estamos juntos conversando, muito bom isso", apontou o atleta que tem relação ainda mais forte com Guga e a família Kuerten. Sua mãe Carolina dividiu apartamento com Guga quando juvenil, a família Kuerten apoia em sua carreira e seu treinador Ricardo Schlachter tem amizade com Guga e já o derrotou em 1998 no Brasileirão pouco tempo após o primeiro triunfo em Roland Garros do Manezinho da Ilha.

O baiano Gustavo Schwebel foi superado nas oitavas de final.
O baiano Gustavo Schwebel foi superado pelo qualifier Gustavo Magalhães por 6/3 6/4 nas oitavas de final. O atleta do Bahiano de Tênis encerra sua participação em seu primeiro torneio mundial até 18 anos marcando seus primeiros pontos no ranking: "Hoje não deu, até que joguei bem, tive no 3/4 um 30 a 0 que vacilei e ele pegou uma quebra e ganhou confiança. Joguei mal alguns games no segundo set, recuperei, tive uma chance de empatar, mas não fui agressivo o suficiente", apontou o tenista que sai com o saldo positivo: "Foi muito legal o ambiente, aqui é minha segunda casa, o público veio, bastante gente torcendo por mim. Saio daqui mais fortalecido para quem sabe ano que vem chegar mais forte para ganhar o título".

A rodada desta quinta-feira larga a partir das 9h30 com todas as partidas de quartas de final do torneio mundial até 18 anos.

Nas demais categorias os jogos largam às 8h. Nos 14 anos, a baianinha Luana Paiva, campeã ano passado dos 12 anos, joga nesta quinta-feira por vaga na semifinal do torneio que conta pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat. Ela enfrenta a convidada Letícia Tourinho. Luana é a sétima favorita e este ano foi campeã na etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes em Salvador (BA). Na estreia ela bateu Nicole Riggheto por 6/1 6/3.

Troféu do Bahia Juniors Cup passa a se chamar Comendador Nilton Vasconcelos

Nesta 34ª edição do Bahia Juniors Cup, o troféu para todos os campeões terá o nome Troféu Comendador Nilton Vasconcelos, homenagem ao ex-secretário da Setre, a Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte do estado da Bahia.

"Em 2010 a Federação Baiana de Tênis imbuida de resgatar o alto rendimento e a revelação de novos talentos, idealizou a realização de torneios de grande porte criando oportunidades para os atletas baianos. Apresentado esse projeto ao secretário em 2010, a Setre viabilizou o torneio profissioal ATP Challenger Aberto da Bahia e o Future Aberto de Salvador no mesmo ano. Em 2011, o Future Aberto de Salvador voltou a ser realizado tendo o baiano Alexandre Schnitman como vice-campeão marcando seus primeiros pontos na ATP, assim como Silas Cerqueira que também fez seus primeiros pontos nessas oportunidades. Também a partir de 2011, a Sudesb passou a apoiar o retorno do Bahia Juniors Cup, torneio das categorias de acesso, que desde então tem revelado campeões como o paranaense o Thiago Wild campeão de 2016 do Bahia Juniors Cup e que acaba de vencer o US Open entrando para a história do tênis nacional. Por esses e outros motivos visionários, reconhecemos em Nilton, um grande incentivador do tênis e uma pessoa muito especial", afirmou Gian Biglia, um dos organizadores da 34ª edição do Bahia Juniors Cup.

"É uma ótima homenagem. Nilton é um grande gestor e também para o esporte na Bahia, com grande participação apoiando eventos esportivos no estado, em especial o tênis ajudando a alavancar nossos atletas para o Brasil e o mundo", apontou José Sandes, diretor da Unisport, Unisport das Federações do Esporte Amador da Bahia.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup tem o patrocínio da da SETRE, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e da Sudesb, do Governo do estado da Bahia, dos Correios, o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e apoio das Águas Meleva, Cassi Turismo e RevestBege . O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.


Resultados de Simples desta Quarta-Feira (03/09):
Torneio ITF 18 anos - Oitavas de Final:
Quadra 1
(1) Weronika Baszak (POL) 6/0 6/2 Amanda Oliveira (BRA)
(2) Ana Luiza Cruz (BRA) 6/2 6/2 Maria Menezes (BRA)
10h - Nalanda Teixeira (BRA) 5/7 7/6 (7/0) 6/1 Thassane Abrahim (BRA)
Em andamento - Ezequiel Monferrer (ARG) x (3) Pedro Boscardin (BRA)
(1) Natan Rodrigues (BRA) 6/0 6/3 Luiz Santos (BRA)
(Q) Gustavo Magalhães (BRA) 6/3 6/4 Gustavo Schwebel (BRA)

Quadra 2
(5) Dakota Fordham (EUA) 6/2 6/1 Giulia de Aguiar (BRA)
(6) Alexandra Antilla (FIN) 6/1 6/0 Maria Mauad (BRA)
(4) Rafael Marques (BRA) 6/4 6/2 Guilherme Diniz (BRA)
Nicolas Zanellato (BRA) 6/4 6/0 Guilherme Zotin (BRA)
(2) Ilarion Danilchenko (RUS) 6/3 2/6 6/3 João Duleba (BRA)

Quadra 3
(4) Jimar Gonzalez (CHI) 6/1 6/1 Namie Isago (BRA)
(7) Gabriela Giraldo (COL) 6/1 6/3 Isabela Fioravanti (BRA)
Isabela Mercante (BRA) 3/6 4/3 abandono (3) Anfisa Danilchenko (RUS)
Bryan Kuntz (BRA) 6/2 6/3 Breno Ferreira (BRA)
Joaquim Almeida (BRA) 6/7 (4) 6/2 6/1 Gustavo Madureira (BRA)
Programação desta Quinta-Feira (04/09):

Quadra 1
8h - Jogo feminino 16 anos a definir
9h30 - (2) Ana Luiza Cruz (BRA) x (6) Alexandra Anttila (FIN)
(3) Pedro Boscardin (BRA) x Bryan Kuntz (BRA)
13h30 - (1) Natan Rodrigues (BRA) x Joaquim de Almeida (BRA)
Jogos de duplas a partir das 16h

Quadra 2
8h - Jogo feminino 16 anos
9h30 - Nalanda Teixeira (BRA) x (4) Jimar Gonzalez (CHI)
(5) Nicolas Zanellato (BRA) x (2) Ilarion Danilchenko (RUS)
13h30 - (4) Rafael Marques (BRA) x (Q) Gustavo Magalhães (BRA)
Duplas a partir das 16h

Quadra 3
8h - Jogo masculino 14 anos
9h30 - (1) Weronika Baszak (POL) x (5) Dakota Fordham (EUA)(7) Gabriela Giraldo (COL) x Isabela Mercante (BRA)

Serviço:
Quando: de 29 de Setembro até 6 de Outubro
Onde: Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Graça, Salvador (BA)
Programação prévia 34º Bahia Juniors Cup*
Quinta-Feira - 4 de Outubro - Quartas de Final - A partir das 8h
Sexta-Feira - 5 de Outubro - Semi Finais - A partir das 9h
Sábado - 6 de Outubro - Finais - A partir das 9h
* sujeito à alterações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->