Brasil é palco da Pan-American Cup NRHA/ANCR de Rédeas - EsporteNaRede

Últimas

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Brasil é palco da Pan-American Cup NRHA/ANCR de Rédeas

Reunindo competidores de oito países, e este ano com a inédita Pan-American Cup Jovem, o evento, aberto ao público, acontece entre 15 e 18 de agosto, em Avaré (SP).

O Brasil será representado pela gaúcha  Maria Luiza Michelin Fagundes. 


Colaboração de texto: Lucas Machado/Jequitibá Comunicação
Colaboração de foto: Adilson Silva/FotoPerigo

Já considerada a maior competição de Rédeas realizada no Brasil, com disputas internacionais e nacionais e participação de mais de 300 conjuntos (cavalo/cavaleiro) – um recorde da modalidade no país –, o evento movimenta o Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), reunindo atletas tops da modalidade, incluindo os melhores representantes da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Paraguai e Uruguai.

Ao longo de quatro dias serão várias disputas, inclusive duas internacionais: a I Pan-American Cup Jovem NRHA/ANCR, destinada a amazonas e cavaleiros até 18 anos; e a II Pan-American Cup, onde atletas adultos estão divididos em duas categorias: Aberta, destinada a treinadores profissionais, e Amador, destinada a competidores que não se enquadram em nenhuma das categorias acima. A I edição da Pan American Cup para adultos foi realizada também no Brasil, em 2016.

Gilson Diniz Filho compete na categoria Aberta na II Pan American Cup.
Estarão em disputa títulos por equipe e individuais. Leva o título por equipe o país com maior pontuação na soma dos resultados dos seus três competidores; e os títulos individuais serão disputados nas categorias Jovem, Aberta e Amador.

A exemplo de outros esportes equestres, em Rédeas, mulheres e homens competem em nível de igualdade, e na Pan-American Cup elas são 10 entre os 24 atletas, presentes no time de sete países, à exceção do México, composto exclusivamente por cavaleiros.

Os times da Pan-American Cup de Rédeas

Cada país será representado por três atletas, um de cada categoria: Jovem, Aberta e Amador. Os estrangeiros vão montar cavalos cedidos por criadores brasileiros.

Brasil: a equipe foi composta pelos competidores que se destacaram na classificação do ranking 2016/1017 da ANCR. Maria Luiza Michelin Fagundes defende o país na I Pan-American Cup Jovem NRHA/ANCR; enquanto os irmãos Diniz, de tradicional família ligada ao esporte, competem na II Pan-American Cup: Gilson Diniz Filho na categoria Aberta (profissional), e Giovanna Diniz, na Amador.

Argentina: Valentina Moroni (Jovem), Nestor Leguizamon (Aberta) e Mauro Tomassetti (Amador).

Estados unidos: Taylor Masson (Jovem), Casey Deary (Aberta) e Nicole Deary (Amador).

Chile: Florencia Villegas (Jovem), Cesar Muñoz (Aberta) e Catalina Pérez (Amador).

Uruguai: Guillermo Gelmini (Jovem), Álvaro Indaburu (Aberta) e Verônica Abella (Amador).

Canadá: Audrey-Anne Bergeron (Jovem), Josiane Gauthier (Aberta) e Martin Brisebois (Amador).

México: Alejandro Aguilar (Jovem), Chuy Chávez (Aberta) e Ruben Pacheco (Amador).

Paraguai: Federico Torlotting (Jovem), Federico Oggero (Aberta) e Rumanda Harder (Amador).

Giovanna Diniz defende o Brasil ao lado do irmão na categoria Amador. 
Iniciativa conjunta das duas mais importantes entidades do esporte: a norte-americana National Reining Horse Association (NRHA) e a brasileira Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), a Pan-American Cup objetiva promover o intercâmbio entre atletas, treinadores, criadores e proprietários de cavalos de diferentes raças selecionados para a prática desta modalidade candidata a entrar no rol dos esportes olímpicos.

“Sediar a Pan-American Cup no Brasil é uma importante conquista para a ANCR, e muito deste resultado se deve ao nosso diretor internacional, João Marcos de Arruda Pires, incansável em representar o Brasil e a ANCR junto a NRHA”, comenta Francisco Moura, presidente da ANCR.

Outras disputas

Paralelamente às Pan-American Cup NRHA/ANCR, acontecem também o XXIX Potro do Futuro ANCR 2018 – que pela primeira vez terá 45 conjuntos disputando o título na categoria Amador e 16 na Jovem (10/15 anos) –; a Final do Campeonato Nacional de Rédeas 2017/2018; a Copa Inter Núcleos 2018 e o Cardinal Ranch Cup N1.

No palco do evento, o Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), tradicional reduto de competições equestres, a ANCR montou uma estrutura grandiosa com restaurante, barracas de alimentação e estandes de lojas do setor para receber confortavelmente competidores e público durante os quatro dias de competições.

Sobre a modalidade Rédeas

Aspirante à modalidade olímpica e presente nos Jogos Equestres Mundiais – a Copa do Mundo do Cavalo –, Rédeas se originou nos ranchos norte-americanos a partir do trabalho com o gado, quando o vaqueiro precisava laçar e apartar o bezerro, exigindo do cavalo giros e paradas rápidas. Esta lida inspirou o surgimento do esporte que se transformou na modalidade mais técnica e a base para os outros esportes chamados de “westerns”.

Em Rédeas, controlar um cavalo não é apenas guiá-lo, mas dominar seus movimentos. O cavalo melhor controlado deverá ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. Nas competições, o cavaleiro precisa cumprir um percurso pré-determinado e executar exercícios como fazer círculos pequenos e lentos, círculos grandes e rápidos, troca de mãos, rollback sobre os jarretes, spins de 360º no mesmo lugar e paradas (esbarros).

Oficializada como esporte em 1966 com a instituição da NRHA – National Reining Horse Association, iniciativa de criadores e proprietários de cavalos Quarto de Milha, Rédeas chegou ao Brasil pelas mãos dos quartistas, e em 1989 com a fundação da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) passou a conquistar outras raças. Hoje, o esporte é praticado com destaque no Brasil por cavalos das raças Quarto de Milha, Crioulo, Appaloosa e Paint Horse, mas também tem mostrado suas habilidades representantes do Mangalarga, Lusitano e Pantaneiro.

Em 2000, Rédeas passou a fazer parte dos esportes regidos pela Federação Equestre Internacional (FEI) e pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

SERVIÇO:
Eventos
- I Pan-American Cup Jovem NRHA/ANCR
- II Pan-American Cup NRHA/ANCR
- Potro do Futuro ANCR 2018
- Final do Campeonato Nacional de Rédeas 2017/2018
- Copa Inter Núcleos 2018
- Cardinal RanchCup N1
Local:
Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel (EMAPA) - Avaré (SP)
Data: 15 a 18 de agosto
Organizadores: ANCR / NRHA
Outras informações:
http://www.ancr.org.br
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->