Itacimirim é do Stand-Up Paddle, neste final de semana - EsporteNaRede

sábado, 21 de maio de 2016

Itacimirim é do Stand-Up Paddle, neste final de semana

A Praia do Curral, no Balneário de Itacimirim, Litoral Norte do Estado viveu uma belo espetáculo neste sábado (21) com a disputa do primeiro dia do Bahia Eco SUP Paddle Race.

Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

Atletas de vários estados da União se encontraram para disputar os R$15 mil de premiação do Bahia Eco SUP Paddle Race, evento de nível três estrelas do Super Sup Brasil Grand Prix válido, também, como segunda etapa do circuito baiano e seletiva para o mundial da International Surfing Association (ISA), que acontece em dezembro, nas Ilhas Fiji.

A competição tem disputa nas categorias Race, Race Técnico, PaddelBoard, Canoa OC1 e patrocínio da Palm Ville Eco Residencial, Vulcano Energi Drink, Yacht Clube da Bahia, Sudesb e Governo do Estado. A realização é da Associação Baiana de Stand Up em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e Confederação Brasileira de Stand Up Paddle.


Vinicius Martins.
Neste sábado, aconteceram as disputas das categorias Race Profissional, Race 14 e das extras, PaddelBoard e Canoa OC1, com percurso de 9 Km, Race Amador, com 4 Km; Funrace e Junior, 2 Km; Kids, 1 Km. No domingo acotecem as provas da categoria Race Técnico que é de habilidade, num percurso de 1 Km, com ondas.

Os primeiros vencedores da categoria profissional foram o carioca Vinnicius Martins, com o tempo de 59m17 seguido dos paulistas Guilherme de Souza, com 59m59 e Luiz Guida, com 1h00m50. "Tô Amarradão de ter ganhado aqui na Bahia. Sempre falo que se não fosse carioca, queria ser baiano, porque gosto muito da vibe daqui. Então, ganhar aqui, para mim, é a maior honra.  Nos últimos anos, não mandei bem nesta etapa, mas, sempre, gostei muito de vir para aqui", comentou o vencedor Vinnicius Martins.

A carioca Lena Ribeiro.
Na categoria Feminino Pro, a vencedora foi a carioca Lena Ribeiro, com o tempo de 1h6m20, seguida da baiana Barbara Brasil, com 1h6m50 e da paulista Aline Adisaka que cravou 1h10m16. "Até que as condições do mar não estavam das piores, porque a gente pegava um bom down wimd, ondulação à favor na volta, então permitia surfar. Só que larguei muito mal, tomei umas três ondas na arrebentação, perdi muito tempo, então larguei muito atrás, tive que fazer uma prova de recuperação, que exige muito mais. Para mim, foi muito duro, tive que recuperar, porque fiquei muito atrás na largada", contou a vencedora.

Bruno Pitanga.
Entre os baianos, o melhor desempenho foi do professor de surf, Bruno Pitanga que ficou em 13º na Pro e venceu a categoria Master com o tempo de 1h4m4. "Muito esforço, minha largada foi horrível, pisei num buraco e tive que fazer uma prova de recuperação. No final, na última volta, um adversário direto na master fez esteira e mim (colou no fundo) na boia toda e eu consegui, na última bóia, no down wind, me livrar dele, botei os bofes para fora e minha prancha é boa de onda, então consegui dar uma desgarrada", explicou Pitanga.

Zé Augusto.
Outro baiano trabalhou dobrado. José Augusto, além de organizar a competição disputou a categoria Race 14', terminando com o tempo de 1h18m7 na 11ª colocação. "Cansaço demais, mas valeu à pena. Essa é uma prova que sonhava em fazer e, hoje, ela se realizou. É uma praia que frequento há muitos anos e hoje consegui trazer amigos, de outras cidades, de outros estados, para conhecer", comentou Zé Augusto.

Presente no evento, o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Adalvo Argolo gostou do que viu em Itacimirim. "Realmente, o evento está lindo. Parabenizar, também, a Associação de Stand Up da Bahia e a Confederação Brasileria de Standa Up. Cada dia mais unindo forças para que a gente possa trazer mais eventos para a Bahia. Esse aqui é um lugar sensacional. O pessoal que veio do Sul tá encantado, falando que inverno maravilhoso, estão todos muito felizes e as provas estão sendo um espetáculo" afirmou o presidente.



Resultado Pro:
Race 12'6 Masculino:
1º) Vinnicius Martins (RJ) - 59m17
2º) Guilherme de Souza (SP) - 59m59
3º) Luiz Guida (SP) - 1h0m50
4º) Eri Tenorio (RJ) - 1h1m20
5º) Paulo dos Reis (SP) - 1h1m54

Race 12'6 Feminino:
1º) Lena Ribeiro (RJ) - 1h6m20
2º) Barbara Brasil (            BA) - 1h6m50
3º) Aline Adisaka (SP) - 1h10m16
4º) Aline Mota (SP) - 1h11m34
5º) Ariani Theophilo (RJ) - 1h11m57

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad