Mundial Pro Junior da WSL começa pelas meninas - EsporteNaRede

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Mundial Pro Junior da WSL começa pelas meninas

As peruanas Miluska Tello e Melanie Giunta perderam para a campeã mundial Mahina Maeda, mas a equipe sul-americana tem outra chance de classificação para a terceira fase do Ericeira WSL Junior Championships.

Mahina Maeda.
Colaboração de texto: João Carvalho/WSL
Colaboração de foto: Poullenot/Masurel/WSL

O Ericeira WSL Junior Championships foi iniciado pelas meninas na segunda-feira de ondas difíceis de 3-4 pés na Praia dos Pescadores, em Ericeira, Portugal. A atual campeã mundial da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, Mahina Maeda, do Havaí, confirmou o favoritismo sobre as peruanas Miluska Tello e Melanie Giunta. Mas, a equipe sul-americana da WSL South America tem uma segunda chance de classificação para a terceira fase na repescagem. Depois da primeira fase feminina, começou a masculina, mas só foram realizadas quatro das dezesseis baterias e nenhum sul-americano competiu. A estreia dos seis brasileiros e dos dois peruanos ficou para a terça-feira em Portugal.

O Brasil ganhou um reforço de última hora, o catarinense Yago Dora, que entrou na vaga de Cam Richards na 14ª bateria, composta pelo também norte-americano Noah Schweizer e o havaiano Elijah Gates. O bicampeão sul-americano Pro Junior da WSL South America, Deivid Silva, será o primeiro brasileiro a se apresentar, na oitava bateria, quarta a entrar no mar na terça-feira se o dia começar pelo masculino. Seus adversários são o italiano Leonardo Fioravanti e o japonês Yuji Mori. No confronto seguinte, o peruano Juninho Urcia enfrenta o único português, Tomas Fernandes, além de outro japonês, Takumi Yasui.

O taitiano Mateia Hiquily.
Depois tem o carioca Lucas Silveira na 11ª bateria, o catarinense Luan Wood e o peruano Alonso Correa estreando juntos contra o japonês Hiroto Arai na 12ª, o paulista Victor Bernardo na 13ª e os catarinenses Yago Dora na 14ª e Alcides Lopes na 16ª e última bateria da rodada de apresentação dos 48 concorrentes ao título mundial Pro Junior de 2015 da World Surf League. Na segunda-feira, os quatro que já garantiram classificação direta para a terceira fase foram o havaiano Joshua Moniz, o francês Timothee Bisso, o espanhol Natxo Gonzalez e o taitiano Mateia Hiquily, que registrou um novo recorde de 16,37 pontos para fechar o primeiro dia do Ericeira WSL Junior Championships em Portugal.

Na categoria feminina, ninguém conseguiu bater as marcas da norte-americana Brisa Hennessy na primeira bateria da segunda-feira na Praia dos Pescadores. Ela recebeu a maior nota do dia - 9,00 - para somar com o 7,17 da sua onda anterior e totalizar 16,17 pontos de 20 possíveis. A portuguesa Teresa Bonvalot também estreou bem no confronto seguinte, atingindo 16,10 pontos com as notas 8,17 e 7,93 das duas últimas ondas que surfou contra a norte-americana Tia Blanco e a sul-africana Gina Smith.

Teresa Bonvalot.
"Ir direto para a terceira fase na sua primeira bateria aumenta bastante a sua confiança", disse Teresa Bonvalot. "As ondas estão um pouco complicadas, muito vento, mas vai ser assim a semana toda e nós precisamos surfar, então tem que aproveitar ao máximo as que pegar. É isso que estou tentando fazer, deu certo agora e espero que continue assim nas próximas".

A equipe sul-americana da WSL South America estreou na terceira bateria, mas elas não conseguiram achar boas ondas como a primeira da havaiana Mahina Maeda, que aproveitou muito bem para largar na frente com nota 8,00. A atual campeã mundial Pro Junior ainda surfou outra regular que valeu nota 5,33 para garantir uma tranquila vitória por 13,33 pontos. A bicampeã sul-americana, Miluska Tello, somou as notas 3,00 e 3,57 das suas duas primeiras ondas e Melanie Giunta só conseguiu computar 3,73 e 2,80, ficando em último.

Mahina Maeda.
"Eu estava super nervosa, pois é muito mais difícil competir como campeã mundial do que buscar o título, então estou apenas tentando ficar com a mente aberta para tudo", disse Mahina Maeda. "Eu amo Portugal, é a terceira vez que venho aqui e certamente estou me sentindo bem mais confortável. Eu estou trabalhando com o Philippe Malvaux, que me ajudou a conquistar o título mundial no ano passado e é um grande mestre para mim".

Apesar das derrotas na estreia, as duas peruanas têm uma segunda chance de classificação para a terceira fase na primeira rodada eliminatória do Ericeira WSL Junior Championships. Quem perder novamente, acaba eliminada em 13º lugar na competição. Miluska Tello vai enfrentar a americana Tia Blanco na terceira bateria e Melanie Giunta fecha a repescagem contra a espanhola Ariane Ochoa.

Brisa Hennessy.
Essa segunda fase feminina só deve acontecer após o encerramento da rodada inicial masculina, mas elas também podem abrir a terça-feira como no primeiro dia, então têm que estar a postos na primeira chamada das 7h45 em Ericeira, 5h45 pelo fuso horário de Brasília, ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

O Ericeira WSL Junior Championships define os últimos campeões mundiais de 2015 em Portugal, da categoria para surfistas com até 20 anos de idade que o Brasil é recordista com seis títulos em dezesseis edições. O primeiro foi conquistado por Pedro Henrique no ano 2000, depois Adriano de Souza venceu o de 2003, Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, Caio Ibelli ganhou em 2011 e Gabriel Medina em 2013. Em 2014, em Portugal também, Italo Ferreira chegou perto do sétimo título, mas perdeu a decisão para o português Vasco Ribeiro, que já ultrapassou o limite de idade para tentar o bicampeonato esse ano.



PRIMEIRA FASE DO ERICEIRA WSL JUNIOR CHAMPIONSHIPS 2015:
1ª) 1-Joshua Moniz (HAV)=13.40, 2-Gatien Delahaye (GLP)=10.33, 3-Charly Quivront (FRA)=7.70
2ª) 1-Timothee Bisso (FRA)=11.00, 2-Reo Inaba (JPN)=10.17, 3-Harry Bryant (AUS)=7.07
3ª) 1-Natxo Gonzalez (ESP)=13.50, 2-Nelson Cloarec (FRA)=10.40, 3-Nomme Mignot (FRA)=7.83
4ª) 1-Mateia Hiquily (TAH)=16.37, 2-Benji Brand (HAV)=14.00, 3-Momoto Tsuzuki (JPN)=11.04
-----------baterias que vão abrir a terça-feira:
5ª) Noe Mar McGonagle (CRI), Dylan Lightfoot (AFR), Jordy Maree (AFR)
6ª) Hiroto Ohhara (JPN), Parker Coffin (EUA), Shane Sykes (AFR)
7ª) Soli Bailey (AUS), Griffin Colapinto (EUA), Adin Masencamp (AFR)
8ª) Deivid Silva (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA), Yuji Mori (JPN)
9ª) Tomas Fernandes (PRT), Takumi Yasui (JPN), Juninho Urcia (PER)
10) Kanoa Igarashi (EUA), Mihimana Braye (TAH), Bevan Willis (AFR)
11) Lucas Silveira (BRA), Kan Watanabe (JPN), Jacob Willcox (AUS)
12) Hiroto Arai (JPN), Luan Wood (BRA), Alonso Correa (PER)
13) Victor Bernardo (BRA), Imaikalani Devault (HAV), Matthew McGillivray (AFR)
14) Noah Schweizer (EUA), Elijah Gates (HAV), Yago Dora (BRA) Cam Richards (EUA)
15) Kalani David (HAV), Kai Hing (AUS), O´Neill Massin (TAH)
16) Seth Moniz (HAV), Alcides Lopes (BRA), Daniel Glenn (EUA)

PRIMEIRA FASE FEMININA DO ERICEIRA WSL JUNIOR CHAMPIONSHIPS:
1ª) 1-Brisa Hennessy (EUA)=16.17, 2-Minori Kawai (JPN)=7.33, 3-Dax McGill (HAV)=4.83
2ª) 1-Teresa Bonvalot (PRT)=16.10, 2-Tia Blanco (EUA)=9.33, 3-Gina Smith (AFR)=4.23
3ª) 1-Mahina Maeda (HAV)=13.33, 2-Miluska Tello (PER)=6.57, 3-Melanie Giunta (PER)=6.53
4ª) 1-Chelsea Tuach (BRB)=13.23, 2-Juliette Brice (FRA)=7.93, 3-Carol Henrique (PRT)=4.84
5ª) 1-Isabella Nichols (AUS)=10.34, 2-Camilla Kemp (PRT)=9.50, 3-Nicole Pallet (AFR)=5.00
6ª) 1-Holly Wawn (AUS)=8.54, 2-Natsuki Suda (JPN)=6.17, 3-Ariane Ochoa (ESP)=3.27

SEGUNDA FASE - Vitória=Terceira Fase e Derrota=13º lugar com 1.750 pontos:
1ª) Carol Henrique (PRT) x Minori Kawai (JPN)
2ª) Camilla Kemp (PRT) x Gina Smith (AFR)
3ª) Tia Blanco (EUA) x Miluska Tello (PER)
4ª) Natsuki Suda (JPN) x Juliette Brice (FRA)
5ª) Dax McGill (HAV) x Nicole Pallet (AFR)
6ª) Melanie Giunta (PER) x Ariane Ochoa (ESP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad