Com I FOMPPELLF Lauro de Freitas quer organizar o esporte - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Com I FOMPPELLF Lauro de Freitas quer organizar o esporte

Ciente de que muito mais do que lazer, a prática desportiva é uma das mais eficientes ferramentas para a inclusão e acensão social, lideranças desportivas se reúnem para formar um Plano Municipal do Desporto.

Por: Miguel Brusell
Fotos: Ricardo Luz

Na reunião, que aconteceu no dia 12 de Janeiro na Câmara de Vereadores do Município, ficou decidida a realização, no dia 27 de Janeiro, do primeiro Fórum Municipal de Políticas Públicas de Esporte e Lazer de Lauro de Freitas. Este encontro aconteceu com a presença de representantes de vária modalidades esportivas e o Diretor de Esportes Setel que formam a Subcomissão Especial responsável por elaborar e acompanhar o desenvolvimento do "Plano Municipal do Desporto de Lauro de Freitas".

A Subcomissão Especial foi formada por Ricardo Luz (Surf), Damaceno (Diretor de Esportes Setel), Uilson de Souza (Boxe), Robson Muniz (Conselho de Direitos Humanos), Marcus Vinícios (Futsal), Gutemberg Palumbo (Surf), Júnior Pevis (Jiu-Jitsu), Tiago Clemente (Skate), Elismar Di Paulo (Surf), Olavo (Boxe), Elias dos Santos (Boxe), Adilson Santos (Futebol), Simário de Jesus (Salvamento Aquático) e Miguel Brusell (Jornalista Esportivo).

EIXOS TEMÁTICOS DO Iº FOMPPELLF -

1º EIXO TEMÁTICO - Pauta: Esporte, Lazer, Saúde e Educação.

• Apresentação do relatório de requerimento de Nº 203 de 29 de outubro de 2013, de autoria do Vereador Luis Maciel de Oliveira, encaminhado ao Poder Executivo, no sentido de providências a respeito da implantação do "Programa Atleta na Escola" - Programa de formação esportiva escolar, com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores Olímpicos e Paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens novos talentos.

• Ampliação da jornada escolar e da fomentação do Esporte como ferramenta de superação de alunos e alunas vítimas de Bullying, timidez, insegurança, falta de concentração e como ação Educativa de Tempo Integral na Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, com aulas de Surf, Skate, Bicicross, Ciclismo, Natação, Vôlei, Futsal, Basquete, Artes Marciais e Primeiros Socorros para os alunos da Rede Municipal, com avaliação de desempenho e carga horária extracurricular.

• Uso de novas ferramentas de lazer para o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas que nunca foram aplicadas ou inseridas no currículo pleno, que na LDB, os temas transversais se pode inserir no PPP bem trabalhado.

2º EIXO TEMÁTICO - Pauta: Esporte, Lazer, Cidadania e Assistência Social.

• Debate sobre o baixo índice de instituições desportivas regulares inscritas no CMAS e apontar soluções para as principais deficiências das entidades no sentido de destinar integralmente os resultados financeiros à manutenção e ao desenvolvimento dos objetivos sociais e à prestação de contas. - SMASC

• Apresentação de proposições e desenvolvimento dos objetivos sociais para o ano de 2016, servindo como fonte de inspiração para as Associações Desportivas do município.

• Debate sobre as prerrogativas do DECRETO Nº 7.984, DE 8 DE ABRIL DE 2013 e da LEI Nº 13.019, DE 31 DE JULHO DE 2014, e suas aplicabilidades no cenário municipal.

3º EIXO TEMÁTICO - Pauta: Esporte, Lazer, Cultura e Meio-Ambiente.

• Debate sobre o baixo Índice de Qualidade da Água (IQA), nas bacias Joanes e Ipitanga, assim como, na foz e entorno do ecossistema marinho comprometendo as práticas de Lazer e Esportes Aquáticos na região de Buraquinho e Vilas do Atlântico, ambas de potencial valor turístico e econômico para nossa Cidade.

• Apresentação de proposições relacionadas à Política Pública Municipal de Resíduos Sólidos e para a erradicação do Vazadouro a Céu Aberto (Lixão), disposto de forma irregular, contaminando o solo a as nascentes na Região de Quingoma.

• Defesa da Cultura Popular das Comunidades Tradicionais de Quingoma, no que diz respeito ao resgate e preservação das Culturas de Esportes e Lazer, através da Capoeira, da prática do Arco e Flecha, da Pesca de Arpão, da Canoagem, da Caminhada na Mata, da Trilha de Aventura, etc; Defesa da Diretriz de criação do Parque Municipal da Cachoeirinha na região do Jambeiro, na Unidade de Conservação da Área de Proteção Ambiental - APA JOANES IPITANGA, contida no próprio Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) /2008.


4º EIXO TEMÁTICO - Pauta: Esporte de Alto Rendimento

• Apresentação do relatório de requerimento de Nº 236 de 29 de outubro de 2013, de autoria do Vereador Luis Maciel de Oliveira, no sentido de implantar o programa que auxilia financeiramente esportista de todo o país, um dos grandes incentivadores da nova geração do esporte nacional, o "Bolsa Atleta" - Programa do Ministério do Esporte que custeia treinamento e aquisição de equipamentos, principalmente nas modalidades que não tem visibilidade, com poucos patrocínios privados.

• Defesa do aproveitamento de espaços sub-utilizados ou ocupados irregularmente, para a prática de atividades esportivas, tais como o Centro Pan-Americano de Judô e a área do antigo Kartódromo, para a instalação de um CCTP - CENTRO COMUNITÁRIO DE TREINAMENTO POLI-ESPORTIVO (Surf, Skate, Bicicross, Ciclismo, Natação, Futsal, Basquete, Artes Marciais e Salvamento Aquático ), em articulação com o Sistema Municipal de Saúde. Encaminhamento ao Chefe do Poder Executivo.

• Casos e experiências da participação de atletas Lauro Freitenses em grandes competições de Alto Rendimento pelo mundo a fora, como da nadadora Ana Marcela Cunha, medalha de ouro na maratona de 25km do Mundial de esportes aquáticos realizado em Kazan (Rússia),  nome confirmado nos Jogos Olímpicos de 2016, do surfista Bernardo Lopes, campeão Brasileiro de Surf Profissional 2015, Top do World Qualing  Series em busca de uma vaga na elite do surf mundial, do atleta paraolímpico Jadson (Cadeirante), entre tantas outras estrelas do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->