Slater pode dar Mundial de Surf ao Brasil, se juízes deixarem - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Slater pode dar Mundial de Surf ao Brasil, se juízes deixarem

Na água, a disputa pelo título será entre Adriano de Souza e Gabriel Medina contra Mick Fanning e os juízes. Mineirinho só depende dele para ser o campeão da WSL em 2015 e Medina precisa da vitória e que Mineirinho e Mick Fanning não passem das quartas de final no Havaí.

Adriano de Souza.
Da redação com informações de João Carvalho/WSL
Colaboração de foto: Masurel/Kelly Cestari/Kirstin Scholtz/WSL

Ontem, o extraterrestre Kelly Slater fez o impossível na bateria da 3ª fase para vencer Fanning. Dropou, despencando no ar, uma craca enorme para o Back Door, completou um tubo profundo para a direita saindo depois do bafo que, em outros campeonatos, certamente, conseguiram um dez unânime entre os juízes. Mas o oito e pouco conseguido pelo norteamericano deixa a impressão que não interessa o que vai acontecer no capítulo final que será escrito hoje. Para os juízes, Fanning já é o campeão.


O Billabong Pipe Masters vai decidir o campeão mundial do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour 2015 nessa quinta(17) no Havaí. A disputa do título pode acontecer até numa grande final entre Mick Fanning e Adriano de Souza. Só que Gabriel Medina também precisa da vitória para conquistar o bicampeonato, mas o australiano e Mineirinho não podem chegar nas semifinais. Os três venceram as duas baterias que disputaram para passar direto para as quartas de final nas ondas de 8-10 pés da quarta-feira de tubos adrenalizantes em Pipeline e Backdoor. Medina vai enfrentar C. J. Hobgood na primeira bateria, Fanning encara Kelly Slater na segunda e o adversário de Adriano sairá do duelo entre Josh Kerr e Jeremy Flores, que ficou para abrir a quinta-feira, às 8h00 no Havaí, 16h00 pelo fuso de Brasília.

Gabriel Medina.
O atual campeão mundial fez duas baterias impecáveis, surfando ótimos tubos nas esquerdas de Pipeline sem dar qualquer chance para os adversários. Na bateria que abriu a terceira fase e a quarta-feira em Banzai Pipeline, Gabriel Medina somou notas 8,17 e 7,67 para vencer facilmente o sul-africano Jordy Smith por 15,84 a 4,50 pontos. Com a classificação, ele já acabava com a chance de Filipe Toledo conquistar o título mundial na terceira fase. Se o bicampeonato não vier, Medina ainda pode conseguir dois feitos inéditos para o Brasil no último dia, vencer o Billabong Pipe Masters e a Tríplice Coroa Havaiana.

"Eu estava bem focado, pois sabia que ia ser uma bateria dura contra o Jordy (Smith), mas acordei hoje (quarta-feira) de manhã, vi as ondas e estavam do jeito que eu gosto", disse Gabriel Medina. "Estou amarradão por ter passado, porque era uma bateria importante pra mim. Meu foco agora é chegar nas finais, fazer o meu melhor e seja o que Deus quiser".

Depois, toda a expectativa ficou para o duelo de Mick Fanning com Jamie O´Brien, mas o havaiano simplesmente não completou nenhuma onda durante toda a bateria. O australiano começou bem com um tubaço nas direitas do Backdoor que valeu nota 8,47 e ganhou fácil também por 12,14 a 2,70 pontos. Com a passagem para a quarta fase, Fanning já tirava o também australiano Julian Wilson da briga do título mundial.

Filipe Toledo.
Na sequência, o havaiano John John Florence deu um verdadeiro espetáculo surfando três tubos fantásticos para estabelecer um novo recorde de 19,26 pontos de 20 possíveis para o Billabong Pipe Masters, somando notas 9,93 e 9,33. Só que parece não ter sobrado nada para o confronto seguinte. Filipe Toledo só conseguiu pegar sua primeira onda depois de 30 minutos do início da bateria, quando surfou um tubo em Pipeline que só rendeu 4,67. Mason Ho também não tinha feito nenhum até ali, mas achou um maior para tirar nota 5,00 e deixar o brasileiro precisando de 2,26 pontos. Filipe até pegou outro no final, mas não conseguiu ficar entocado lá dentro e valeu nota 2,00, saindo da briga do título mundial.

"Foi um ano incrível pra mim, com certeza o melhor da minha carreira", disse Filipe Toledo, único que venceu três etapas na temporada até agora. "Foi emocionante estar lutando pelo título mundial com esses caras e eu tive a minha chance. Não aconteceu esse ano, mas no próximo ano vou estar de volta mais forte ainda. Esta foi a minha primeira vez participando da corrida do título mundial e estou feliz por chegar no Havaí com chance de ser campeão".

Adriano de Souza.
Faltava Adriano de Souza e ele não teve dificuldades para bater Glenn Hall, mas foi mais uma bateria fraca de ondas. Mineirinho totalizou 10,00 pontos com a nota 5,57 do seu melhor tubo e o irlandês saiu carregado do mar pelos amigos, pois a derrota marcou a sua despedida das competições. Já o brasileiro vibrou bastante com a classificação para a quarta fase.

"O mar está de sonho, surfar Pipeline 6-10 pés perfeito, só você e mais um cara dentro d´água, é um sonho concretizado", disse Adriano de Souza. "Estou feliz por poder surfar bons tubos e passar baterias. Para mim, passar baterias é surfar mais aqui e é isso o que eu quero, então vamos pra próxima com toda confiança em fazer bem o meu trabalho".

Quartas de final - Quando Mineirinho saia do mar, Gabriel Medina pegou um tubaço incrível em Pipeline, sumindo na cortina d´água para reaparecer na baforada da onda que valeu nota 9,30. Com ela, não chegou a ser ameaçado por C. J. Hobgood e Keanu Asing na bateria que abriu a quarta fase. Ele ainda pegou outro bom tubo nota 6,00 para vencer outra bateria por "combination" na quarta-feira, que no surfe é como ganhar de goleada no futebol, abrindo mais de 10 pontos de vantagem sobre os adversários. A primeira vaga para as quartas de final do Billabong Pipe Masters foi conquistada por 15,30 pontos, contra apenas 5,47 de C. J. e 4,27 de Keanu, mas os dois tinham outra chance de classificação na quinta fase.

Mick Fanning.
"Aquela primeira onda foi demais. Foi bom pra me deixar mais tranquilo no restante da bateria e estou feliz por estar passando bem as baterias", disse Gabriel Medina, que também falou sobre a busca do bicampeonato mundial. "Eu sei que tenho que vencer aqui e o Mick (Fanning) e o Mineiro (Adriano de Souza) não podem chegar nas semifinais, mas procuro não pensar nisso, só em fazer o meu melhor nas baterias, surfar bons tubos, é isso".

Super bateria - Depois começou a que foi chamada de "Super Bateria", entre Mick Fanning com dois mestres nos tubos de Banzai Pipeline, Kelly Slater e John John Florence. Slater surfou o primeiro tubaço para largar na frente com nota 8,17. O primeiro do havaiano rendeu 5,33 e do australiano 6,67. Netuno ajudou e mandou uma das maiores séries do dia, com grandes tubos para Fanning tirar 8,00 e Florence ganhar a maior nota da bateria, 9,83. O australiano ainda surfou outro tubaço nota 9,30 para assumir a ponta com 17,30 pontos. Slater também pegou uma última onda e ficou na expectativa, mas a nota saiu 8,30 e terminou em segundo com 16,47 pontos, com John John ficando em último com 15,16.

Mick Fanning.
"Eu realmente não posso expressar em palavras, quando você está remando lá fora com o John John (Florence) e o Kelly (Slater), dois dos maiores tube riders do mundo", disse Mick Fanning. "Eu apenas pensei em fazer o meu melhor nas ondas que viessem para mim. Foi realmente um grande dia. Eu estou com algumas coisas pessoais acontecendo lá em casa (falecimento do seu irmão), mas é tão difícil falar sobre isso agora, então estou tentando me concentrar apenas na água".

Tubos nota 10 - Na disputa seguinte, Mason Ho arrancou a segunda nota 10 da quarta-feira logo em sua primeira onda, um dos maiores tubos do dia nas esquerdas de Pipeline. Depois de acabar com a chance de Filipe Toledo seguir disputando o título mundial, o havaiano ganhou a terceira vaga direta para as quartas de final derrotando o australiano Joel Parkinson e o francês Jeremy Flores por 16,23 pontos. A outra nota 10 tinha saído para o também havaiano Sebastian Zietz na terceira fase, mas ainda assim perdeu para Jeremy Flores e saiu da briga pela última vaga para o CT 2016, para alívio do brasileiro Jadson André, último da lista.

Mason Ho.
Já a disputa do título mundial teve mais um capítulo na quarta-feira, estrelado por Adriano de Souza, que garantiu a última passagem direta para as quartas de final com as notas 5,67 e 8,00 dos dois únicos tubos que surfou na bateria contra dois australianos. Josh Kerr ainda tirou a maior nota, 8,40, mas não achou outra onda regular para somar, enquanto Adam Melling sofreu uma queda terrível e ficou fora de combate. Mineirinho venceu por 13,67 pontos, contra 12,13 de Kerr e apenas 1,43 de Melling.

"Eu me sinto abençoado pelo dia que tivemos e estou muito feliz pelo que fiz nas duas baterias. É uma sensação incrível chegar nas quartas de final e manter vivo o meu sonho do título mundial", disse Adriano de Souza. "Basicamente, eu só preciso fazer o meu trabalho lá fora, encontrar minhas ondas e sair dos tubos, esse é o meu foco. Eu trabalhei bastante nos últimos anos para conseguir o resultado de hoje (quarta-feira). Eu mal posso esperar pelas quartas de final e acho que todo mundo também".

Quinta fase - A segunda rodada classificatória para as quartas de final foi iniciada em seguida e o veterano C. J. Hobgood surpreendeu um dos favoritos ao título do Billabong Pipe Masters, John John Florence. Dessa vez, o havaiano não achou nenhum tubo como os que surfou quando fez o recorde de pontos do campeonato e só conseguiu 9,76 pontos. O norte-americano totalizou 13,34 e vai enfrentar o atual campeão mundial Gabriel Medina na primeira quarta de final.

C. J. Hobgood.
Na disputa seguinte, Kelly Slater fez mais uma bateria brilhante surfando dois tubaços, que valeram notas 9,07 e 8,00, para despachar o havaiano Keanu Asing por 17,07 a 9,77 pontos. Slater agora volta a encontrar Mick Fanning na disputa pela segunda vaga para as semifinais. Para Gabriel Medina continuar com chance do bicampeonato, o onze vezes campeão mundial tem que parar o australiano, que ainda pode conseguir o tetra mesmo perdendo para Slater. Aí a torcida de Fanning ficaria para Mineirinho também ser derrotado nas quartas de final e Medina não vencer o campeonato.

Adriano de Souza é o único que ainda não conhece seu próximo adversário. Isto porque as condições do mar se deterioraram bastante no fim do dia e o duelo entre Josh Kerr e Jeremy Flores ficou para abrir a quinta-feira decisiva do Billabong Pipe Masters. A bateria anterior já havia sido muito fraca de ondas, com Adam Melling seguindo vivo na briga pela vaga do brasileiro Jadson André para o CT 2016. Ele superou Joel Parkinson por apenas 5,17 a 4,20 pontos, mas para tirar o potiguar do grupo dos 22 que são mantidos na elite da World Surf League, Melling agora precisa vencer o havaiano Mason Ho na terceira quarta de final.

O Billabong Pipe Masters está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e a primeira chamada da quinta-feira será as 7h30 no Havaí, 15h30 pelo fuso horário de Brasília.


A DISPUTA DO TÍTULO MUNDIAL ATUALIZADA APÓS A QUINTA FASE:

CAMPEÃO NAS QUARTAS DE FINAL - SÓ MICK FANNING:
* Mick Fanning atingiu 53.350 pontos e será o campeão se Adriano de Souza não passar para as semifinais e se Gabriel Medina não vencer o campeonato

CAMPEÃO NAS SEMIFINAIS - FANNING E ADRIANO:
* Mick Fanning atinge 54.650 pontos, tira Medina da briga do título e será o campeão se Adriano não passar para a grande final
* Adriano de Souza atinge 54.200 pontos, tira Medina da briga do título e será o campeão se Fanning não for um dos semifinalistas

CAMPEÃO NA GRANDE FINAL - FANNING E ADRIANO:
- Mick Fanning atinge 56.150 pontos e será o campeão se Adriano não vencer o campeonato
- Adriano de Souza atinge 55.700 pontos e será o campeão se Fanning não vencer o campeonato

CAMPEÃO MUNDIAL COM VITÓRIA NO PIPE MASTERS:
- Mick Fanning será o campeão mundial se vencer o campeonato contra qualquer finalista
- Adriano de Souza será o campeão mundial se vencer o campeonato contra qualquer finalista
- Gabriel Medina será bicampeão se Fanning e Adriano não tiverem passado para as semifinais

QUARTAS DE FINAL - 5º lugar com 5.200 pontos e US$ 15.000:
1ª) Gabriel Medina (BRA) x C. J. Hobgood (EUA)
2ª) Mick Fanning (AUS) x Kelly Slater (EUA)
3ª) Adam Melling (AUS) x Mason Ho (HAV)
4ª) Adriano de Souza (BRA) x vencedor da 4.a bateria da Quinta Fase

QUINTA FASE - Vitória=Quartas de Final / Derrota=9º lugar com 4.000 pontos e US$ 12.750:
1ª) C. J. Hobgood (EUA) 13.34 x 9.76 John John Florence (HAV)
2ª) Kelly Slater (EUA) 17.07 x 9.77 Keanu Asing (HAV)
3ª) Adam Melling (AUS) 5.17 x 4.20 Joel Parkinson (AUS)
-----------ficou para abrir a quinta-feira:
4ª) Josh Kerr (AUS) x Jeremy Flores (FRA)

QUARTA FASE - Vitória=Quartas de Final / 2º e 3º=Quinta Fase:
1ª) 1-Gabriel Medina (BRA)=15.30, 2-C. J. Hobgood (EUA)=5.47, 3-Keanu Asing (HAV)=4.27
2ª) 1-Mick Fanning (AUS)=17.30, 2-Kelly Slater (EUA)=16.47, 3-John John Florence (HAV)=15.16
3ª) 1-Mason Ho (HAV)=16.23, 2-Joel Parkinson (AUS)=15.03, 3-Jeremy Flores (FRA)=10.24
4ª) 1-Adriano de Souza (BRA)=13.67, 2-Josh Kerr (AUS)=12.13, 3-Adam Melling (AUS)=1.43

TERCEIRA FASE - Derrota=13º lugar com 1.750 pontos e US$ 10.500 de prêmio:
1ª) Gabriel Medina (BRA) 15.84 x 4.50 Jordy Smith (AFR)
2ª) Keanu Asing (HAV) 5.00 x 0.17 Bede Durbidge (AUS)
3ª) C. J. Hobgood (EUA) 6.74 x 4.57 Italo Ferreira (BRA)
4ª) Kelly Slater (EUA) 13.43 x 7.00 Michel Bourez (TAH)
5ª) Mick Fanning (AUS) 12.14 x 2.70 Jamie O´Brien (HAV)
6ª) John John Florence (HAV) 19.26 x 1.83 Taj Burrow (AUS)
7ª) Mason Ho (HAV) 6.93 x 6.67 Filipe Toledo (BRA)
8ª) Joel Parkinson (AUS) 10.86 x 5.40 Kai Otton (AUS)
9ª) Jeremy Flores (FRA) 14.44 x 14.23 Sebastian Zietz (HAV)
10) Adam Melling (AUS) 15.73 x 15.16 Julian Wilson (AUS)
11) Josh Kerr (AUS) 7.67 x 3.20 Adrian Buchan (AUS)
12) Adriano de Souza (BRA) 10.00 x 4.70 Glenn Hall (IRL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->