Início do Quiksilver Pro Saquarema é adiado para quarta - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Início do Quiksilver Pro Saquarema é adiado para quarta

Terça-feira de muita chuva com mar em transformação na Praia de Itaúna e a previsão é de boas ondas para os 96 surfistas de 19 países disputarem o segundo QS 10000 do ano em Saquarema.

Colaboração de texto: Roberta Pinto/João Carvalho/ASPSouth America
Colaboração de foto: Daniel Smorigo/ASP

A terça-feira amanheceu com muita chuva e ondas pequenas para o início do Quiksilver Pro Saquarema apresentado pela Powerade na Praia de Itaúna. Como as previsões indicam condições bem melhores para o decorrer da semana, a comissão técnica anunciou o "day off" logo na primeira reunião do dia e a próxima chamada para as 7h30 da quarta-feira em Saquarema. Com isso, os 96 surfistas de 19 países que vão disputar o segundo QS 10000 do ano, ganharam um dia para treinar nas ondas de Itaúna, ou descansar um pouco mais da viagem para o Brasil, porque a partir da quarta-feira deve ter competição todos os dias até o domingo na Cidade do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

"Muita chuva, mar diminuindo, ainda deve entrar um vento muito forte essa tarde, que vai trazer o swell (ondulação) pro restante da semana, então não tem porque a gente iniciar o evento nestas condições e a chamada para amanhã (quarta-feira) é as 7h30", disse o Head Judge (chefe dos juízes), Luli Pereira, após a reunião da comissão técnica com o comissário da World Surf League, Travis Logie, e o diretor de prova, Sergio Lindemann, que decidiu pelo adiamento. "As previsões são de boas ondas para o restante da semana, com bom tamanho, principalmente para o fim de semana que promete ser muito bom, então tem tudo para ser um grande campeonato, com bastante ondas para os atletas competirem em boas condições".

A chuva parou por volta das 9h00 e deixou o clima bem mais frio, mas com ondas pequenas ainda na Praia de Itaúna. Alguns competidores entraram no mar para surfar mesmo debaixo de um temporal que desabou em Saquarema nas primeiras horas da manhã da terça-feira, com todos concordando com a decisão da comissão técnica, em adiar o início da competição. Os 10.000 pontos do Quiksilver Pro Saquarema para o ranking do Qualifying Series, são decisivos na briga pelas dez vagas para a elite dos top-34 que disputam o título mundial da World Surf League no Samsung Galaxy Championship Tour, portanto o objetivo é realizar a competição nas melhores condições de ondas possíveis.

"Eu cheguei na praia as 5h40, estava escuro ainda, só tinham duas pessoas na água e já dava pra ver no horizonte que estava vindo uma tempestade. Aí caiu a maior chuva, mas tinha umas ondinhas até boas", disse o pernambucano Ian Gouveia, que vai estrear na quinta bateria do primeiro dia, com o top do CT, Italo Ferreira, o argentino Santiago Muniz e o uruguaio Marco Giorgi. "Se a previsão não fosse de boas ondas para os próximos dias, poderia até rolar o campeonato, mas a previsão é tão boa que valeu a pena esperar para amanhã".

Ian Gouveia estava no grupo dos 10 que se classificam para a divisão de elite da World Surf League desde a primeira etapa do ano, quando foi vice-campeão na final do QS 1000 de Huntington Beach contra o norte-americano Kolohe Andino na Califórnia. No entntao, ele acabou saindo do G-10 no primeiro QS 10000 da temporada, encerrado no sábado com vitória brasileira de Filipe Toledo em Trestles, também nos Estados Unidos. Ian agora é o 17º colocado no ranking e busca um bom resultado no Quiksilver Pro Saquarema para retornar ao grupo dos dez primeiros.

"Agora é que começaram os campeonatos de maior pontuação, que são os que realmente importam para entrar no WCT", analisou Ian Gouveia. "A primeira etapa de 10.000 pontos foi em Trestles agora, semana passada, eu não consegui ir muito bem lá e certamente quem não conseguisse um bom resultado ia cair no ranking, porque era o campeonato de maior pontuação no ano. Eu tenho uma outra chance aqui nesta etapa do QS 10000 também, é uma onda que eu conheço melhor, mas vai ser aquela coisa, os que se derem bem neste campeonato são os que vão ficar lá na frente do ranking".

Com exceção do norte-americano Kolohe Andino, que perdeu a liderança do ranking para o catarinense Alejo Muniz na Califórnia, todos os surfistas que fazem parte do G-10 do WSL Qualifying Series estão no Quiksilver Pro Saquarema para defender suas vagas. Dois deles estreiam juntos no segundo confronto do dia, o australiano Stu Kennedy (6º do ranking) e o cearense Michael Rodrigues (9º). Depois tem outro australiano, Jack Freestone (3º), na terceira bateria, o líder Alejo Muniz na sexta, na sétima entra o último do G-10, Joan Duru (12º), da França, na décima o havaiano Dusty Payne (10º), na 11ª o australiano Wade Carmichael (8º), na 18ª o norte-americano Michael Dunphy (7º) e na 19ª o representante de Guadalupe, Charles Martin.

Além de Guadalupe, mais seis países terão apenas um concorrente ao título do Quiksilver Pro Saquarema apresentado pela Powerade, a Irlanda do top do CT, Glenn Hall, África do Sul, Marrocos, Uruguai e as ilhas Canárias e Reunião. O maior pelotão é da Austrália com 24 inscritos, contra 23 do Brasil. Depois vem os Estados Unidos com dez participantes, Havaí com nove, Portugal com sete, França com quatro e seis países comparecem com dois surfistas para disputar o título do segundo QS 10000 do ano, que vale um prêmio de 40 mil dólares, a Espanha, Japão, Nova Zelândia, Taiti, Argentina e Costa Rica.

O Powerade apresenta Quiksilver Pro Saquarema 2015 é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Lei de Incentivo ao Esporte, Prefeitura Municipal de Saquarema. O apoio é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). O evento será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com.

Sobre a Quiksilver - A Quiksilver foi fundada em 1969 e está sediada em Huntington, na Califórnia, Estados Unidos. A marca desenvolve e distribui em todos os continentes uma linha ampla de produtos que inclui roupas, calçados e acessórios voltados para homens, mulheres e crianças. O grupo também inclui as marcas Roxy e DC Shoes e é reconhecido por oferecer produtos de qualidade voltados para praticantes de esportes com pranchas e para os adeptos da natureza, que buscam um estilo de vida proveniente de esportes ao ar livre como surf, skate, snowboarder, BMX, entre outros.

Sobre a World Surf League - a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, com todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e na hora que acontecer. As sanções da WSL são para os circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Longboard e Pro Junior. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York, além de sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos, na América do Norte, Havaí, América do Sul, Europa, Austrália, África e Ásia.


PRIMEIRA FASE DO POWERADE APRESENTA QUIKSILVER PRO SAQUAREMA)
-----------1º e 2º=Segunda Fase / 3º=49º lugar (US$ 1º)00 e 600 pts) / 4º=73º lugar (US$ 750 e 550 pts))
1ª) Adrian Buchan (AUS), Torrey Meister (HAV), Alex Ribeiro (BRA), Tomas Fernandes (PRT)
2ª) Stu Kennedy (AUS), Michael Rodrigues (BRA), Krystian Kymerson (BRA), Marco Fernandez (BRA)
3ª) Jack Freestone (AUS), Tanner Gudauskas (EUA), Mateia Hiquily (TAH), Nathan Yeomans (EUA)
4ª) Matt Wilkinson (AUS), Beyrick De Vries (AFR), David do Carmo (BRA), Leandro Usuna (ARG)
5ª) Italo Ferreira (BRA), Ian Gouveia (BRA), Santiago Muniz (ARG), Marco Giorgi (URU)
6ª) Alejo Muniz (BRA), Yadin Nicol (AUS), Ramzi Boukhiam (MAR), Marlon Lipke (PRT)
7ª) Joan Duru (FRA), Garrett Parkes (AUS), Hizunomê Bettero (BRA), Granger Larsen (HAV)
8ª) Glenn Hall (IRL), Vasco Ribeiro (PRT), Connor O´Leary (AUS), Takumi Yasui (JPN)
9ª) Keanu Asing (HAV), Brent Dorrington (AUS), Noe Mar McGonagle (CRI), Thomas Woods (AUS)
10) Dusty Payne (HAV), Tim Reyes (EUA), Aritz Aranburu (ESP), Cahill Bell-Warren (AUS)
11) Wade Carmichael (AUS), Nathan Hedge (AUS), Cooper Chapman (AUS), Jean da Silva (BRA)
12) Sebastian Zietz (HAV), Conner Coffin (EUA), Mitch Coleborn (AUS), convidado do evento
13) Jadson André (BRA), Caio Ibelli (BRA), Heitor Alves (BRA), Micheal Wright (AUS)
14) Jonathan Gonzalez (CNY), Tomas Hermes (BRA), Nic Von Rupp (PRT), Thiago Camarão (BRA)
15) Brett Simpson (EUA), Ryan Callinan (AUS), Gony Zubizareta (ESP), Hiroto Ohhara (JPN)
16) Adam Melling (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Lucas Silveira (BRA), Bino Lopes (BRA)
17) Wiggolly Dantas (BRA), Maxime Huscenot (FRA), Deivid Silva (BRA), Medi Veminardi (REU)
18) Michael Dunphy (EUA), Willian Cardoso (BRA), Tom Whitaker (AUS), José Ferreira (PRT)
19) Charles Martin (GLP), Carlos Munoz (CRI), Tanner Hendrickson (HAV), Luke Davis (EUA)
20) Fredrick Patacchia (HAV), Dion Atkinson (AUS), Mason Ho (HAV), Messias Felix (BRA)
21) Matt Banting (AUS), Frederico Morais (PRT), Ezekiel Lau (HAV), Steven Pierson (TAH)
22) Ricardo Christie (NZL), Billy Stairmand (NZL), Chris Ward (EUA), Kanoa Igarashi (EUA)
23) Jessé Mendes (BRA), Davey Cathels (AUS), Marc Lacomare (FRA), Perth Standlick (AUS)
24) Jeremy Flores (FRA), Tiago Pires (PRT), Mitch Crews (AUS), Soli Bailey (AUS)

CAMPEÕES DO MUNDIAL WQS EM SAQUAREMA)
2014) Wiggolly Dantas (BRA) no Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2013) Mitch Coleborn (AUS) no Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2012) Matt Wilkinson (AUS) no Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime
2011) Kai Otton (AUS) no Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime
2010) Willian Cardoso (BRA) no ASP 6-Star Coca-Cola Saquarema Pro
2009) Neco Padaratz (BRA) no ASP 6-Star Coca-Cola Saquarema Pro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->