Salvador ganha paraíso para os atletas - EsporteNaRede

Últimas

sábado, 12 de maio de 2012

Salvador ganha paraíso para os atletas

Há pouco mais de cinco meses, Salvador passou a contar com uma loja de suplementação alimentar para atletas que oferece uma variedade de produtos tão grande como as mais completas do todo o mundo, a Vieth.

Imagens: Gabriella Simões

Situada no Acupe de brotas, a Vieth tem uma estrutura física bastante confortável e conta com profissionais treinados para atender atletas experientes e iniciantes. A loja foi criada para atender ao público que tem preocupação com a saúde, bem-estar e é focado em qualidade de vida. Uma grande preocupação é trabalhar com produtos autorizados pela ANVISA e que sejam, devidamente, regulamentados pela legislação esportiva.

Em seu estoque, a Vieth dispõe de diversas marcas, nacionais e importadas, de suplementação alimentar mineral, nutricional, dietética, desportiva, vitamínica e muscular, entre outras. Um objetivo é fidelizar o cliente através dos resultados e para isto, a Vieth tem a preocupação de treinar e estar sempre reciclando o seu pessoal de atendimento.




A Vieth entende que a suplementação alimentar é importante para a qualidade de vida e bom desempenho, mas também acredita que o atleta não deve fazer sua própria dieta e nem a suplementação alimentar. Uma má nutrição pode ocasionar queda de desempenho e performance, falta de energia, concentração e até pode ocorrer a perda de massa muscular.

É necessário o acompanhamento de um profissional qualificado, direcionando o atleta à alimentação adequada, para que possa treinar e competir seguro e com chances de vitória. Por isto além dos atendentes treinados, a Vieth oferece acompanhamento de nutricionista para elaborar a dieta alimentar e a suplementação de acordo com a carga de atividade física de cada cliente.

O que é suplementação alimentar

Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente, que tem a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais força e energia. O suplemento alimentar deve ser usado com orientação de um nutricionista e não deve substituir a alimentação do dia-a-dia, que deve ser rica e variada em proteínas, vitaminas e sais minerais.

Para trabalhar bem os músculos, um atleta precisa dar a eles o tipo certo de 'combustível muscular'. A dieta anterior à atividade física deve ter o objetivo de aumentar estas reservas de energia muscular. Todas as pessoas, atletas ou não, devem fazer refeições pequenas e freqüentes durante o dia, em cerca de 3 em 3 horas, para manter o seu corpo com equilíbrio positivo de nitrogênio, constantemente.

No entanto, comer com essa freqüência é ser quase impossível. Um fisiculturista deve consumir no mínimo de 2 a 4 gramas de proteína para cada Kg de massa magra. Digamos que tenha 60 Kg de massa magra, precisa comer no mínimo 120 g de proteína por dia. Isso quer dizer 21 ovos ou 7 filés de peito apenas para chegar a essa quantidade de proteína.

Sem mencionar os efeitos negativos das gorduras e colesterol, que vem junto com a proteína dos ovos ou frango. É por isso que o suplemento é indicado. Atletas quebram as fibras musculares em uma taxa muito mais elevada do que pessoas sedentárias. Portanto, eles precisam consumir muito mais proteína para manter e construir novos músculos.

Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Em suma, o benefício dos suplementos de proteína é a conveniência.

É muito mais fácil beber um shake ou comer uma barra de proteína do que preparar comida o dia todo. Na verdade as carências nutricionais precisam de testes para ser identificadas.


Os suplementos podem e devem ser utilizados em treinos ou competições quando:
1 - há uma dificuldade de ingerir calorias suficientes para repor o que o atleta gasta durante o treino ou competição.
2 - deseja-se diminuir o bolo fecal para evitar evacuação durante a competição;
3 - pretende-se fazer uma supercompensação com CHO e não existe abundância de alimentos ricos em CHO ou as condições de higiene e preparo não são favoráveis;
4 - existe a necessidade de recuperação pós-esforço combinada com situações de falta de apetite;
5 - o indivíduo passa por uma situação temporária de restrição alimentar;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->