Surfando um Patrimônio Cultural Brasileiro - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 13 de março de 2012

Surfando um Patrimônio Cultural Brasileiro

Bernardo Mussi posta um video para mostrar a estreita relação do surf com um dos mais belos Patrimônio Culturais do Brasil, o Forte de Santo Antonio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra, em Salvador.
Colaboração de texto e fotos: Bernardo Mussi/www.bbmussi.wordpress.com

Não resisti. Tive que postar um video na internet para mostrar a estreita relação do surf com um dos mais belos Patrimônio Culturais do Brasil, o Forte de Santo Antonio da Barra, mais conhecido como Farol da Barra, em Salvador. Eu era um garoto de onze anos quando iniciei minhas primeiras remadas do surf neste lugar. Era o ano de 1977 e desde aquela época jamais deixei de sentir uma grande paixão pela energia que existe por ali.



Primeiro Farol das Américas. Olha as ondinhas na rasa bancada de corais...
A curiosidade natural por sua história me levou a conhecer ainda mais a própria história do nosso país, da nossa cidade e da complexa mistura que se deu entre as raças de várias origens para a construção de uma identidade cultural belíssima.

Apenas no trecho que vai do Farol da Barra ao Forte São Diogo, este na praia do Porto da Barra, é possível viajar por fatos que nos fazem refletir sobre a importancia da conservação desta área não só por sua história, mas, também, por suas riquezas naturais.

Ter o Farol da Barra na entrada de uma das mais belas baías do mundo com suas águas mornas, cristalinas, repletas de naufrágios (verdadeiros sítios arqueológicos), de saveiros, de pescadores artesanais, de uma linda fauna e flora marinhas, além de ser um dos poucos lugares do planeta onde é possível ver o sol nascer e se pôr no mar é um privilégio sem igual.

Agregar o surf a uma riqueza desse tamanho é tornar a vida muito mais prazerosa!



Por este motivo gosto de compartilhar minhas emoções neste lugar. Penso que é um patrimônio mal cuidado e carente por ações que divulguem seu valor para nossa cultura e a educação da nossa gente. Não é possível que a carnavalização de Salvador continue ofuscando seu brilho.  Não consigo digerir a idéia de que a cultura da nossa terra é totalmente dependente da festa momesca e de toda a degradação que ela fomenta. Isso é um crime ideológico!

É esta concepção equivocada que coloca a folia acima de qualquer lei para justificar tantos desmandos, que acaba por agravar os grandes problemas já existentes na saúde, educação e cultura de Salvador. Mas o Farol resiste, como sempre resistiu, a tantos ataques desde a época em que os invasores tentaram tomar estas terras de Portugal.

Então, nobre leitor, venho compartilhar esta percepção bem pessoal sobre o valor que tem um Patrimônio Histórico Brasileiro como o Farol da Barra para a cultura e a educação da nossa gente, através de singelas imagens do surf.

Um Patrimônio com “P” maiúsculo que merece muito mais carinho e atenção antes que queiram transformá-lo em mais um camarote na próxima folia. Alguém duvida?

Link para saber mais sobre a história do Forte de Santo Antonio da Barra e o Farol:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->