Uma das competições esportivas mais tradicionais do Estado, o Campeonato Baiano de Kart chega à sua 23ª edição no domingo (4), no Kartódromo Ayrton Senna, na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas
Colaboração de fotos: Paulo Cunha
Desde que o Kartódromo Municipal de Lauro de Freitas foi inaugurado, em 1991, esta competição vem sendo realizada, sem interrupções. A história do Kart é um pouco mais antiga. O Kart foi criado em 1956, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, mas a primeira corrida só aconteceu em 1957, na cidade de Pasadena.
A Associação Baiana de Kart (ABK) foi fundada no dia 25 de setembro de 1969. Antes de chegar à Praia de Ipitanga, aconteceram corridas de Karts no Jardim dos Namorados e em um kartódromo, no bairro da Boca do Rio. O Kartódromo Municipal de Lauro de Freitas passou a se chamar Kartódromo Ayrton Senna após o dia 1º de maio de 1994, em homenagem ao grande ídolo brasileiro da Fórmula 1.
No domingo, o público que é fiel a está modalidade há mais de 40 anos, vai acompanhar disputa nas categorias Cadete, Junior Menor 125cc, Sênior 125cc, Super Kart 125cc, Sport 400 e Sport 400 Junior. As categorias Cadete e as Sport 400 competem com motores Honda de quatro tempos. As demais com motores de dois tempos, com 125 cilindradas, refrigerados a água.
A expectativa da ABK é de que mais de 40 pilotos participem da competição. Além de revelar inúmeros pilotos, nestes 23 anos de disputa, o Baiano de Kart criou um mercado de trabalho para os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. Cerca de 100 pessoas trabalham diretamente em uma etapa do Campeonato entre mecânicos, funcionários da ABK, equipe da organização da prova e imprensa, sem contabilizar restaurantes, bares, baianas de acarajés e vendedores ambulantes, em torno da realização da prova.
Não podemos perder esse espaço que já é tradição.
ResponderExcluir