Em 2012, o Campeonato Baiano de Futebol Profissional será decidido no dia em que o Vitória comemora 113 anos.
Imagens: Gabriella Simões
Por: Miguel Brusell
Numa assembléia no dia 18 de novembro, reunindo o conselho formado pelos representantes dos 12 clubes que irão disputar, a Federação Bahiana de Futebol (FBF), aprovou regulamento do Campeonato Baiano de Futebol Profissional 2012. Os pontos corridos voltaram e o torneio começa no dia 18 de janeiro e vai até 13 de maio de 2012.
Na primeira fase da competição, todos os times se enfrentarão, em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha encara o quarto colocado na semi, enquanto o segundo pega o terceiro. Quem chegar na final e tiver o melhor desempenho no geral terá a vantagem de jogar por dois empates e decidirá o título em casa.
A FBF utilizará 26 datas para realização do campeonato, que terá 140 jogos. Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Camaçari, Feirense, Fluminense de Feira, Itabuna, Juazeirense, Juazeiro, Serrano, Vitória e Vitória da Conquista participarão do torneio. Os clubes têm até o dia 3 de dezembro para encaminhar à FBF os laudos técnicos dos estádios para a disputa.
Nordestão - Outra novidade do Campeonato Baiano é que os três melhores colocados garantem vaga no Campeonato do Nordeste de 2013. E como já é comum, os dois melhores posicionados ficam com as vagas baianas na Copa do Brasil do ano seguinte.
Mesmo antes de terminarem seus compromissos no Campeonato Brasileiro, Bahia e Vitória já sabem quando irão fazer o primeiro clássico de 2012. A tabela do Campeonato Baiano foi divulgada pela Federação Baiana de Futebol e define para Pituaçu, em 12 de fevereiro, o mando do BaVi inaugural do ano que vem.
O clássico de volta também já está marcada, para 18 de março, no Barradão. Na primeira rodada, em 18 de janeiro, uma quarta-feira, o Esquadrão recebe o Atlético e O atual campeão Bahia de Feira também estreia fora de casa, contra o Juazeiro, no Adauto Moraes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário