Carolina Brecheret e Bruno Pekelman fecham com ouro no Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Carolina Brecheret e Bruno Pekelman fecham com ouro no Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte

Competição disputada na capital mineira valeu pontos no ranking nacional visando classificação para o Pré-Olímpico.
 
Carolina Brecheret e Bruno Pekelman fecham com ouro no Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte Foto Rosele Sanchotene
Bruno Pekelman (dir.) encarou Henrique Garrigós (dir.).
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Rosele Sanchotene
 
Com conquistas de Carolina Brecheret (Paulistano-SP), no florete feminino, e Bruno Pekelman (Pinheiros-SP), no sabre masculino, chegou ao fim neste domingo (28) o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Adulto da CBE. A competição, que valeu pontos no ranking visando o Pré-Olímpico, brindou o público mineiro com esgrima de altíssimo nível nas pistas do CEFET-MG, sede do evento. E acalentou o sonho dos atletas que almejam vaga para disputar os Jogos de Paris 2024.
 
Florete feminino
 
Quarta-colocada no ranking nacional, Carolina Brecheret (Paulistano) enfrentou na final do florete feminino a vice-líder, Bia Bulcão (Pinheiros). E como era previsível, o jogo decisivo foi pautado pelo equilíbrio.
 
Rivais acostumadas a duelar entre si, ambas procuraram não se expor em excesso, mostrando cautela nas ações. A disputa seguiu ponto a ponto até o fim, quando Brecheret fechou por 15-13, assegurando o título.
 
“Durante a final, pensei apenas no próximo toque. Joguei bem esta competição e acho que o título foi merecido”, vibrou Carol Brecheret.
 
Sabre masculino
 
No duelo entre primeiro e segundo colocados no ranking do sabre masculino, vitória do então vice-líder. Bruno Pekelman, do Pinheiros, superou Henrique Garrigós, do Paulistano, e faturou o ouro.
 
Pekelman começou num ritmo forte abriu boa vantagem no combate. Garrigós até reagiu na parte final, mas não foi suficiente para impedir a vitória do rival por 15-12.
 
“Sabre é uma arma muito rápida e tudo pode mudar. Comecei bem, mas ele reagiu na reta final. Já disputamos muitas finais e consegui trabalhar bem nesta. Estou feliz”, comentou Pekelman.    
 
Próxima etapa
 
A próxima etapa do Torneio Nacional será em São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto. Fecha a temporada o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS), entre os dias 12 a 15 de outubro.
 
Campeões do Torneio Nacional Cidade de BH
Espada masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)
Espada feminino – Victoria Vizeu (Paulistano-SP)
Florete masculino – Pedro Marostega (GNU-RS)
Florete feminino – Carolina Brecheret (Paulistano-SP)
Sabre masculino – Bruno Pekelman (Pinheiros-SP)
Sabre feminino – Karina Trois (Paulistano-SP)
 
Campeões da 5ª Etapa do Circuito Jovem
Florete masculino sub-20 – Paulo Morais (Pinheiros-SP)
Sabre feminino sub-20 – Isabela Carvalho (Pinheiros-SP)
Espada feminino sub-17 – Laura Correia (Paulistano-SP)
Sabre masculino sub-17 – Erico Patto (Pinheiros-SP)
 
Campeões da 2ª Etapa do Circuito de Veteranos
V60 masculino – Giacomo Guarnera (Pinheiros-SP)
V50 masculino – Luciano Souza (Círculo Militar-PR)
V40 masculino – Luciano Souza (Círculo Militar-PR)
V50 feminino – Denise Franca (GNU-RS)
V40 feminino – Andrea Chen (Pinheiros-SP)
 
Classificação Olímpica
 
No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.
 
Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.
 
Por méritos técnicos, a Confederação Brasileira de Esgrima decidiu que, mesmo que não conquistem a vaga pelo ranking mundial ou por equipes, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen serão os representantes do país nas disputas dos Pré-Olímpicos de florete masculino e espada feminino, respectivamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->