Quebra de recorde e lotação de público marcam primeira competição de natação do ano - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 6 de março de 2023

Quebra de recorde e lotação de público marcam primeira competição de natação do ano

Evento aconteceu na recém-reformada Piscina Olímpica da Bahia.
 
Quebra recorde público marcam primeira competição natação ano
Recorde de público marca primeira competição natação.
Colaboração de texto e foto: Helena Raquel/FBDA
 
Aconteceu no último sábado (04) o primeiro Concurso Mirim à Sênior de Natação de 2023. A competição oficial foi realizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), diretamente da Piscina Olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô.
 
Na oportunidade, o complexo inaugurou novas dependências, que contam com ampla arquibancada coberta, além de salas e vestiários para os mais de 220 atletas. A nova estrutura comporta confortavelmente a quantidade relevante de público da piscina, estimada em 600 pessoas neste sábado (4).
 
Dentro d'água, muita superação. De iniciantes até atletas campeões da natação de elite da Bahia e do Brasil. O destaque foi para a atleta Maria Eduarda Martinez, do Yacht Clube da Bahia (YCB), que quebrou o recorde baiano absoluto na prova de 50 m peito.
 
O recorde anterior era de 35:53" e Eduarda alcançou os 33:80". Com esse resultado, Maria Eduarda está na 1ª colocação absoluta nacional dos 50 m peito, temporariamente, no ranking de 2023. A atleta, treinada por Murilo Barreto, começa o ano com o pé direito e foco no Brasileiro Juvenil, que acontece no fim deste semestre.
 
Destaque também da competição foi a estreia de 40 atletas do projeto social Natação em Rede. O projeto, que é uma parceria da Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb) com a FBDA, atende até três mil pessoas em cinco piscinas da capital e região metropolitana.
 
"É uma grande satisfação poder oportunizar, junto com a parceria do estado, o esporte da natação para essas crianças, quebrando paradigmas de que a natação seria um esporte de "elite". A gente vê hoje crianças, independente de classes sociais, nadando e se divertindo muito, que é o principal objetivo quando a gente lida com os pequenos: que eles se divirtam e, consequentemente, vão ganhando gosto pelo esporte. E, quem sabe, aí a gente tem futuros grandes campeões", afirmou Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
 
A próxima competição da FBDA acontece no mar. Dessa vez, a segunda etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas será sediado no bairro do Bonfim. E em piscinas, a próxima disputa será realizada no dia 25 de março, também na Piscina Olímpica da Bahia, com o Concurso Máster de Natação.
 
Antes disso, no dia 24, está prevista uma grande festa para o complexo do governo do estado. O Festival Natação em Rede, que vai reunir todos os beneficiados do programa em uma grande confraternização, contará com presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->