CBGolfe convoca os atletas para a Copa Los Andes no Brasil - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

CBGolfe convoca os atletas para a Copa Los Andes no Brasil

CBGolfe divulga os 10 golfistas que vão representar o Brasil na Copa Los Andes 2022 – 76° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, que será entre os dias 23 a 26 de novembro, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha.

CBGolfe convoca atletas Copa Los Andes Brasil Andrey Xavier Foto Steven Gibbons USGA
Andrey Xavier representa Brasil na Copa Los Andes.
Colaboração de texto: Fernando Vieira CBGolfe
Colaboração de foto: Steven Gibbons/USGA
 
A Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) divulgou os 10 golfistas que vão representar o Brasil na Copa Los Andes 2022 – 76° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes, tradicional torneio amador que reúne 90 golfistas de 9 países, que será disputado de 23 a 26 de novembro, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha.
 
A equipe feminina será formada pelas golfistas Fernanda Lacaz, Martina Collares, Meilin Hoshino, Nina Rissi e Valentina Bosselmann. A capitã da equipe será Lucília Agrifoglio. No masculino estão Andrey Xavier, Fred Biondi, Guilherme Grinberg, Marcos Negrini e Matheus Ballestrin. O capitão será Octávio Villar. Erik Andersson, técnico nacional da CBGolfe, também faz parte da delegação brasileira.
 
Participam da principal competição por equipes da América Latina golfistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela. No ano passado, a Copa Los Andes foi realizada em Santiago, no Chile, e os campeões foram a Argentina, no masculino, e a Colômbia, no feminino.

Copa Los Andes
Copa Los Andes.
O Brasil foi campeão da Los Andes pela última vez em 2018, no masculino, no Uruguai, e campeão nas duas categorias em 2002 quando o torneio foi realizado no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. A equipe masculina brasileira já foi nove vezes campeã e a equipe feminina dez vezes campeã do Campeonato Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes.
 
O Porto Alegre Country Club reformou integralmente seu campo de golfe para receber pela primeira vez a Copa Los Andes. "Estamos felizes com as escolhas dos nossos jogadores, toda a comissão técnica vem trabalhando há meses, fizemos treinamento e classificatória no Porto Alegre Country Club, onde todos os greens foram reformados e a qualidade do campo está perfeito para o torneio. É um campo que os jogadores conhecem, um campo muito bom,  muito técnico. Devo destacar também todo o apoio do Octávio Villar, presidente da Federação Rio-Grandense, do Vinícius Mulher, head pro do clube, além de todos dirigentes da federação e do clube", disse Erik Andersson, técnico nacional da CBGolfe. "A definição dos golfistas foi feita pelos critérios pré-estabelecidos, ranking mundial, amador brasileiro, ranking nacional, todos têm experiência em disputas internacionais e lembrando que a disputa da Los Andes são jogos de match play. Toda a nossa equipe técnica, como a Lu Agrifoglio, participaram como jogadores da Los Andes, temos experiência neste formato da competição, alguns já foram capitães e integraram equipes campeãs, e podemos ajudar nossos atletas. Nossos jogadores formam bons times, como Andrey, Martina, Matheus, e outros que estão no exterior, como Fred, Nina e Guilherme", completa Erik Andersson.
 
O torneio é uma realização da Federação Sul-Americana de Golf (FESGOLF) com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e apoio da Federação Rio-Grandense de Golfe e Porto Alegre Country Club. A delegação brasileira participa da Copa Los Andes 2022 com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de projetos com recursos da Lei das Loterias.
 
Programa Copa Los Andes 2022 – 76° Campeonato Sul-Americano Amador por Equipes
Dia 21 - segunda-feira
8h00 às 13h45 - Treino oficial
Dia 22 - terça-feira
8h00 às 15h30 - Treino oficial
16h30 - Reunião dos capitães
17h30 - Foto oficial das delegações
18h00 - Cerimônia de Abertura
18h30 - Coquetel de boas-vindas
Dia 23 - quarta-feira
6h30 - Primeiro dia de jogo
19h45 - Jantar dos Presidentes
Dia 24 - quinta-feira
6h30 - Segundo dia de jogo
Dia 25 - sexta-feira
6h30 - Terceiro dia de jogo
09h00 – Congresso da Federação Sul-Americana de Golfe
19h45 – Jantar dos Presidentes
Dia 26 - sábado
06h30 – Quarto dia de jogo
09h30 – Congresso da Federação Sul-Americana de Golfe
18h30 – Encerramento e Cerimônia de Premiação
19h00 – Coquetel de despedida
 
História – Em 7 de agosto de 1940, um ato da Associação Argentina de Golfe recebeu um convite da Associação Chilena de Golfe (antecessora da atual Federação) aos golfistas amadores argentinos, para participarem dos torneios a serem disputados em Viña del Mar e Santiago. Esses torneios incluíam a proposta de “uma competição amistosa entre torcedores dos dois países e com handicaps iguais”, que diante do ocorrido poderia ser considerada um embrião da futura Copa Los Andes.
 
A presença de golfistas de outros países fez com que o arquiteto Eduardo Costabal Zegers, membro da comissão que organizou estes torneios, refletisse sobre a possibilidade de se estabelecer uma competição mais profunda e ambiciosa. Assim, no início de 1942, lançou sua ideia: um campeonato sul-americano de golfe para jogadores amadores. Desta forma, em dois anos teve o primeiro torneio com duas seleções, em cinco anos já eram três e depois todos os países da região aderiram.
 
Uma das peculiaridades da Copa Los Andes, que perdura ao longo dos anos, é o seu sistema de jogo. A valorização do jogo por equipe, a modalidade é o match play e a competição através de 36 buracos diários combinam-se para dar ao torneio um carácter único.
 
Cada equipe enfrenta dois rivais diariamente, com por equipe pela manhã e individuais à tarde. Depois de quatro dias, cada representação nacional terá enfrentado os oito rivais desta forma. Este calendário é ideal para o confronto de nove equipes ao longo de quatro dias. Nesse sentido, foi um dos motivos que levou a Federação Sul-Americana de Golfe a estabelecer o sistema de rebaixamento, pelo qual o último classificado dos torneios masculino e feminino fica fora da próxima edição do Sul-Americano. Argumentou-se também que a competição se tornaria atrativa mesmo longe da briga pelo título, na busca pela fuga do rebaixamento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->