A jornada de superação de Gabriel Durace no BMX - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 1 de julho de 2024

A jornada de superação de Gabriel Durace no BMX

Nascido em um dos bairros mais perigosos de São Paulo, Gabriel Durace supera dificuldades e se torna destaque no BMX Freestyle com o apoio da Ursofrango.
 
A-jornada-superação-Gabriel-Durace-BMX-foto-Rodrigo-Bauso-KR2
A jornada de superação de Gabriel Durace no BMX.
Colaboração de texto e foto: Rodrigo Bauso/KR2
 
Gabriel Ribeiro, mais conhecido como Gabriel Durace, é um exemplo de superação e determinação. Nascido e criado em Lorena, em São Paulo, Gabriel enfrentou os desafios de viver em uma área de alta criminalidade, mas encontrou no esporte uma forma de transformar sua realidade. Influenciado pelo irmão mais velho, ele descobriu o BMX e se apaixonou pela modalidade.
 
Com o apoio incondicional de sua mãe, que trabalhava em uma pizzaria, Gabriel conseguiu sua primeira bicicleta, comprada com muito esforço e parcelada em 12 vezes. Porém, a fragilidade do material fez com que a bicicleta quebrasse após três meses. “Fiquei decepcionado, triste e preocupado”, relembra Gabriel.
 
Determinado a continuar, Gabriel começou a treinar no CSU, um centro social urbano em Lorena. Foi lá que ele conheceu o BMX Freestyle e decidiu se especializar nessa modalidade. No entanto, as limitações da pista local o levaram a buscar melhores condições de treino na cidade vizinha, Taubaté, que possui a maior pista coberta de madeira da América Latina.
 
Sem recursos financeiros, Gabriel contava com a ajuda de um amigo DJ que trabalhava em um açougue e lhe dava R$15 para as viagens de ônibus. “Treinava na pista e voltava, era um ciclo”, conta Gabriel. Seu talento começou a se destacar, e ele se inscreveu no seu primeiro campeonato em São Paulo, onde ficou em sétimo lugar.
 
A virada na carreira de Gabriel aconteceu quando ele decidiu participar do Jump Festival, um evento transmitido pela Globo. Sem dinheiro para a viagem, sua mãe fez mais um sacrifício financeiro, usando o dinheiro da conta de luz para que Gabriel pudesse competir. Ele se consagrou campeão, ganhando prêmios e visibilidade que atraíram patrocinadores
 
Entre os apoiadores, destacou-se a Ursofrango, uma marca de streetwear que destina 100% dos seus lucros ao investimento em atletas de modalidades radicais. Com o apoio da Ursofrango, Gabriel conseguiu levar sua carreira a novos patamares.
 
Hoje, Gabriel e a Ursofrango trabalham juntos em projetos sociais para levar o BMX a comunidades carentes, oferecendo às crianças as mesmas oportunidades que ele teve. “O objetivo é levar uma criança de comunidade para as Olimpíadas”, diz Gabriel, que sonha em ver mais jovens de periferia brilhando no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->