Taiane Justino quebra três recordes brasileiros no Pan que consolidou Brasil como força no feminino - EsporteNaRede

Últimas

sábado, 30 de julho de 2022

Taiane Justino quebra três recordes brasileiros no Pan que consolidou Brasil como força no feminino

País fechou a disputa do Pan-Americano de Levantamento de Pesos com 15 medalhas, sendo 12 femininas, e ficou no Top 4 do quadro geral.

Taiane Justino no Pan Foto Arquivo Washington Alves LightPress CBLP
Taiane Justino fechou a participação brasileira no Pan.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Foto: Arquivo Washington Alves/LightPress/CBLP
 
O último dia do Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, em Bogotá, na Colômbia, teve a presença da medalhista mundial sub-17, Taiane Justino, quebrando três recordes brasileiros na categoria para mulheres acima de 87kg, na sua primeira competição adulta internacional. Um fechamento de ouro para uma grande competição dos pesistas do país.
 
Taiane, que foi para a disputa com o objetivo maior de ganhar maior experiência e treinar para os desafios da temporada, como Jogos Sul-Americanos e Mundial Sub-20, marcou 104kg no arranco (7º lugar), 131 kg no arremesso (6º) e 235kg no total dos dois exercícios (6º).
 
O Pan trouxe um panorama animador para o Brasil. O país chegou a 15 medalhas conquistadas, por cinco atletas diferentes. Um dos pontos mais interessantes é que 12 destes pódios foram obtidos por mulheres, o que fez o país terminar em quarto lugar no quadro feminino, atrás apenas de Colômbia, Estados Unidos e Equador.
 
Na competição, o Brasil brilhou intensamente nas disputas femininas. Emily Rosa, Nathasha Rosa, Letícia Laurindo e Laura Amaro carregam bagagem extra no retorno, com três medalhas cada uma. Medalhista mundial, Amanda Schott teve carga de treinos reduzida antes do evento, mas é outra força para as próximas competições.
 
Some-se a isso, três medalhas conquistadas por Marco Túlio Gregório, após um período de resultados abaixo de sua média natural, e Thiago Félix, que havia se recuperado recentemente de uma forte gripe e mesmo assim quase beliscou uma medalha no arremesso. Incluindo Taiane Justino, são oito potenciais atletas com chances reais de pódio em eventos nas Américas e mundiais. “Estou muito animada para o que está por vir, temos os Jogos Sul-Americanos, Mundial. Este é o momento em que temos de ter paciência e olhar as coisas que estão acontecendo para que sigamos para a nova etapa, com confiança e com o êxito que a gente precisa. O processo está acontecendo, a cada competição a gente acerta um outro lado, temos certeza de que estamos no caminho certo, estou muito animada para continuar representando o Brasil”, disse a medalhista mundial Laura Amaro, analisando seu desempenho em Bogotá.
 
Santiago 2023
 
Além dos 15 pódios em Bogotá, o Brasil teve mais um êxito na competição. Um dos grandes objetivos da estratégia montada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos, que era garantir mais uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, foi atingido, com o país terminando entre os oito primeiros na contagem das duas últimas competições pan-americanas, nos dois naipes. Com isso, o Brasil terá direito a levar oito pesistas na principal competição multiesportiva das Américas, sendo quatro mulheres e quatro homens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->