Brasil inicia a participação no Pan de Levantamento de Pesos buscando repetir sucesso de 2021 - EsporteNaRede

Últimas

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Brasil inicia a participação no Pan de Levantamento de Pesos buscando repetir sucesso de 2021

Delegação brasileira tem 13 atletas e o grande objetivo é garantir o máximo de vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.

Representante do Brasil em Tóquio Nathasha Rosa Foto Washington Alves LightPress CBLP
Representante do Brasil em Tóquio Nathasha Rosa.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Washington Alves/LightPress/CBLP
 
O Brasil inicia neste domingo (24) a participação no Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos. A competição acontece em Bogotá, na Colômbia, e o país busca repetir o grande sucesso obtido em 2021, no Equador, quando trouxe 17 medalhas na bagagem, sendo uma de ouro, cinco de prata e 11 de bronze.
 
A competição serve de grande termômetro para os maiores desafios do ciclo, que são os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, os eventos válidos para classificação olímpica e os Campeonatos Mundiais. Por sinal, a competição mundial deste ano também será disputada na capital colombiana, no mês de dezembro.
 
Para fazer bonito, o time brasileiro conta com nomes de grande peso. No feminino são dez atletas: as medalhistas mundiais Amanda Schott e Laura Amaro; a medalhista mundial sub-17 Taiane Justino; a representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Nathasha Rosa; além de Amanda Silva, Bruna Piloto, Emily Rosa, Luiza Dias, Letícia Laurindo e Raquel Santos. No masculino, o país terá como representantes Josué Lucas, Marco Túlio Gregório e Thiago Félix.
 
“Temos os que lutam mais diretamente por medalhas, casos de Laura, Luiza, Emily e Nathasha no feminino, com Marco Túlio e Thiago no masculino, enquanto os demais buscam surpreender os favoritos e melhorar suas marcas pessoais. É um grupo bem interessante e capacitado”, analisa o técnico Dragos Stanica.
 
Busca de vagas no Pan 2023
 
A convocação dos atletas para a competição em Bogotá levou em conta critérios técnicos e também estratégicos, com a meta de garantir oito vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023. “O grande objetivo é conseguir o máximo de vagas para os Jogos. Por isso estamos viajando com a equipe completa, com dez meninas. Vai ser uma luta dura com o Canadá”, avisa o técnico da equipe brasileira.
 
A classificação para o Pan é realizada pelo desempenho dos países nos dois últimos Campeonatos Pan-Americanos: este e o de Guayaquil, no Equador, disputado em 2021. Os países que ficarem entre a quinta e a nona colocação no ranking das campanhas dos dois Pan-Americanos terão direito a levar quatro atletas para o respectivo gênero. O Brasil ficou em sétimo lugar nos dois naipes em Guayaquil. Porém, apesar de a posição final ser idêntica, a pontuação foi determinante para levar uma delegação feminina mais robusta, com dez mulheres e três homens.
 
No masculino, o Brasil tem remotas chances de perder uma posição neste grupo, mas a chance de subir para o grupo principal, que classifica cinco atletas para os Jogos, é pequena (atualmente, os Estados Unidos estão em quarto lugar). No feminino, existe uma disputa maior, numa briga envolvendo Canadá, Porto Rico, Argentina e Guatemala.
 
Desta forma, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos optou por levar sua força máxima, com todas as atletas capazes de obter boas pontuações em Bogotá na disputa geral e assegurar a quarta vaga feminina em Santiago.
 
A programação preliminar da competição, sujeita a alterações após a realização do Congresso Técnico, neste sábado, é a seguinte (horários de Brasília):
 
Domingo, 24
16h – 55kg masculino
19h – 45kg feminino
21h – 61kg masculino
 
Segunda, 25
16h – 49kg feminino
18h – 67kg masculino
20h – 55kg feminino
 
Terça, 26
16h – 73kg masculino
18h – 59kg feminino
20h – 81kg masculino
 
Quarta, 27
16h – 64kg feminino
18h – 89kg masculino
20h – 71kg feminino
 
Quinta, 28
14h – 96kg masculino
16h – 73kg feminino
18h – 102kg masculino
20h – 81kg feminino
 
Sexta, 29
14h – 87kg feminino
16h – 109kg masculino
18h – +87kg feminino
20h – +109kg masculino
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->