Livia Matos e Matheus Brandt são os primeiros a levarem ouro na Copa Porto Alegre Cadete - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Livia Matos e Matheus Brandt são os primeiros a levarem ouro na Copa Porto Alegre Cadete

Competição, que acontece em Porto Alegre, teve a disputa do florete feminino e da espada masculina na sede do Grêmio Náutico União neste primeiro dia.

Livia Matos (esquerda) foi campeã invicta no florete.
Colaboração de texto: Nelson Ayres/Fato&Ação
Colaboração de foto: Rosele Sanchotene
 
A Copa Porto Alegre Cadete conheceu os primeiros campeões nesta quinta-feira (21), dia inaugural do torneio. A competição – comemorativa aos 95 anos da CBE e que faz parte das homenagens aos 250 anos da capital gaúcha – contou com as disputas do florete feminino e da espada masculina e condecorou Livia Matos (Grêmio Náutico União-RS) e Matheus Brandt (Esporte Clube Pinheiros-SP) com medalhas de ouro.
 
O título de Livia foi conquistado de forma invicta. Desde a pule, a atleta se mostrou muito tranquila e segura no seu jogo. Na primeira fase, cinco jogos e cinco vitórias. Pela ótima campanha, ela ficou de bye no quadro de 16. A sua estreia nas eliminatórias aconteceu diante da companheira de clube, Julia Quadros, no quadro de 8. Na ocasião, ela triunfou por 15 a 4.
 
Na semifinal, a esgrimista do Grêmio Náutico União teve um excelente desempenho e, com isso, repetiu o placar aplicado na fase anterior: 15 a 4, desta vez, diante de Helena Guerra (Esporte Clube Pinheiros-SP). A grande decisão também teve uma atleta do Pinheiros, Stella Frias, que acabou batida por Livia por 15 a 8.
 
Feliz com o resultado e bastante sorridente, a campeã explicou o motivo de estar bastante tranquila durante a competição. “Quando você entra na pista com muita pressão em cima de ti, você nunca vai conseguir dar o seu melhor na hora do combate. Você sempre tem de se divertir com a esgrima, sempre estar alegre e tranquila na hora de ir à pista”, explicou a dona da primeira posição do florete.
 
Ela ainda avaliou o desempenho na final e elogiou a adversária da decisão, que esboçou uma reação no início do combate. “Quando você percebe que uma ação não está mais dando certo, você tem de buscar outros meios de tocar, porque o oponente vai achar o seu jogo se você insistir naquilo. A Stella é muito boa nisso, ela tem uma cabeça muito boa para a esgrima, então eu tive de ter esse cuidado de variar as ações, de enganá-la”, analisou a atleta da casa.
 
Na espada masculina, o campeão também ficou com a medalha dourada ao performar uma campanha invicta. Matheus Brandt, que disputou uma categoria acima (ele é da pré-cadete), não pareceu se intimidar ao jogar um torneio para os mais experientes e venceu todos os cinco jogos da pule. Ele começou a eliminatória no quadro de 16 ao superar Jean Oliveira (Esgrima para Todos-SP) por 15 a 9. Depois, voltou a encarar um atleta do clube paulista, Lucas Domingues, e novamente saiu com o triunfo: 15 a 11.
 
Na semifinal, Brandt teve o seu compromisso mais complicado. Ele enfrentou Nicky Wu, da Sala São Jorge de Esgrima-SP, suou, mas o bateu por 15 a 14. Na decisão, foi a vez de encarar Bernardo Homsi, do Barroca Tênis Clube-MG, em que saiu com a vitória por 15 a 9 para ficar com o título. “Foi uma competição difícil, é uma categoria acima da minha de origem (pré-cadete), então foi um grande desafio para mim. Tinha muita gente boa jogando, a semifinal contra o Nicky Wu foi complicada”, disse o campeão. “Eu estava com muita determinação, com muito foco em vencer. Falei para todos que eu ia ser campeão e eu consegui. Foi uma grande experiência”, finalizou.
 
A Copa Porto Alegre volta a movimentar a sede do Grêmio Náutico União (onde está acontecendo o evento) nesta sexta-feira (22), mas, desta vez, com a categoria Cadete e Adulta.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->