Desafio Bahia de Ciclismo é marcado por ampla participação de atletas - EsporteNaRede

Últimas

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Desafio Bahia de Ciclismo é marcado por ampla participação de atletas

Mais de 200 ciclistas participaram da prova pelas ruas de Salvador.

As vencedoras do Desafio Bahia.
Fonte e foto: Carlos Baumgarten
 
A chuva forte que caiu em Salvador não representou nenhum empecilho para os atletas que disputaram o 2º Desafio Bahia de Ciclismo, realizado pela Federação Baiana de Ciclismo, com o apoio da Concessionária Nova Lapa. A largada foi na manhã deste domingo, na Estação da Lapa, em Salvador. Na categoria Elite Masculino, o vencedor foi o goiano Mário Veríssimo, que, atualmente, mora na cidade de Barreiras, no Oeste baiano. Mário foi um dos mais de 200 atletas que percorreram 54 km pelas principais ruas e avenidas de Salvador.
 
Após a largada no terminal, os ciclistas seguiram pelo Dique do Tororó, Av. Bonocô, BR-324, Av. Luis Eduardo Magalhães, Av. Paralela, Av. 29 de Março, e volta no caminho contrário, passando, mais uma vez, pela Av. Luis Eduardo, Bonocô e incluindo ainda as avenidas Ogunjá e Vasco da Gama.
 
A prova contemplou ainda as categorias: Elite Feminina, que teve como vencedora a ciclista Caroline Santos; Categoria 30-39 anos, vencida por Geci dos Santos Rocha; e a Categoria 40+, que teve como vencedor o ciclista Will Bala, que veio da cidade de Aracaju (SE) para a disputa.
 
Os cinco primeiros colocados de cada categoria ganharam troféus e prêmios que, somados, chegaram a R$ 16 mil. Todos os ciclistas que participaram da prova ganharam medalhas. (Confira abaixo a lista completa).
 
Superação
 
A grande novidade desta edição foi a ação de inclusão com a participação dos para-atletas, em parceria com o projeto Meu Sorriso, o que representou um marco para disputas nessa modalidade no Estado da Bahia. Os ciclistas demonstraram toda a sua força e capacidade de superação, servindo de exemplo para tantos outros atletas.
 
O vencedor na categoria PCD foi Leandro Lima de Souza, que chegou em primeiro lugar. A prova contou ainda com a participação do ciclista Everaldo Neris Silva, que perdeu a visão aos 17 anos, mas não abandonou a vontade de continuar pedalando. Ele conta com o apoio do guia, Miguel Neto, para pedalar a tandem.
 
A prova teve também uma presença ilustre entre o público que acompanhou a disputa: Fábio Rigueira, o primeiro para-atleta do mundo a fazer a prova do Ironman com muletas. Ele elogiou a iniciativa de inclusão e afirmou esperar por mais iniciativas como essa nas diversas modalidades esportivas.
 
O projeto Meu Sorriso é uma associação não-governamental, sem fins lucrativos que busca contribuir para a melhoria de vida das famílias de pessoas com deficiência (PCDs).
 
O Meu Sorriso atua no desenvolvimento de ações que buscam mitigar os efeitos do isolamento social imposto a pessoas com deficiência, estimulando o convívio dos membros dessas famílias, promovendo assim a energização e a participação necessária para a preservação da saúde mental desses núcleos familiares.
 
Ao todo, sete para-atletas participaram da competição: Alex Xela (Alexsandro Pereira Santos), Janderson dos Santos Saback, Leandro Lima de Souza, Jadson Souza Domingo, Edye (Ednei Barroso dos Reis), Ronaldo da Silva Santos, que vão correr na modalidade handbike; e Everaldo Neris da Silva, que vai utilizar a tandem bike (bicicleta que é operada duas pessoas).
 
Para a próxima edição, a organização do Desafio já pretende incluir a categoria PCD oficialmente na disputa, além de expandir ainda mais a participação de atletas a nível nacional e internacional.
 
O diretor-presidente da Concessionária Nova Lapa, Zilney Campello, destaca o avanço alcançado na segunda edição do Desafio Bahia de Ciclismo, que reuniu um número expressivo de atletas e ainda incluiu, pela primeira vez, a participação de para-atletas, por meio da parceria com o projeto Meu Sorriso. “Esse é um marco para a modalidade de ciclismo na Bahia e estamos empenhados em seguir apoiando este evento, ampliando, cada vez mais, a participação de atletas do Brasil e do mundo, além de promover essa importante ação de inclusão através do esporte”.
 
Resultado:
Elite Masculina:
1º) Mário Veríssimo
2º) Franklin Gomes
3º) Renato Evangelista
4º) Sanderson Parros
5º) Tiago Bultovisli
 
Elite Feminina:
1º) Caroline Santos
2º) Elienay de Oliveira
3º) Cristiane Duque Almeida
4º) Vitória Santos Xavier
5º) Luiza Cruz
 
Master 30/39 anos:
1º) Geci dos Santos Rocha
2º) José Miguel Ferreira neto
3º) Arionaldo dos Santos
4º) Leonardo Mascarenhas
5º) Ilano de Sousa
 
Master 40+:
1º) Will Bala
2º) Aelson dos Santos
3º) Jaime de Sousa
4º) Heder Ferreira
5º) Mário Sérgio Marques
 
Categorias PCD:
Categoria Deficiente Visual
1º) Leandro Lima de Souza
 
Categoria Handbikes:
1º) Leandro Lima de Souza
2º) Ariosvaldo Santana de Sousa (Ary)
3º) Janderson dos Santos Saback
4º) Alexsandro Pereira Santos (Alex Xela)
5º) Jadson Souza Domingo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->