O que é a Calistenia? | Com vídeo - EsporteNaRede

Últimas

domingo, 22 de março de 2020

O que é a Calistenia? | Com vídeo

Traduzindo do Grego, a sua língua de origem, a palavra Calistenia foi criada para significar "bela força".

Conjunto de exercícios realizados com o próprio peso.
Por: Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões

OBS.: Enquanto houver quarentena por causa do Coronavirus, está proibida a prática de qualquer atividade em praças e jardins da cidade.

Atualmente, nas ruas das principais cidades do mundo, significa o método ou conjunto de exercícios físicos, de ginástica rítmica, realizados com o próprio peso, sem uso de aparelhos, para dar beleza, força e vigor ao corpo. Também chamada de "ginástica calistênica" e até "street workout", é uma forma de treinamento físico em que se utiliza o peso corporal para movimentos acrobáticos e de força.

Os exercícios de calistenia desenvolvem habilidades corporais, como equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade, e uma melhor fisionomia, pois auxiliam na perda de peso e no aumento de massa muscular. A definição acima é da School of Calisthenics, entidade internacional de formadores de calistenia.


Ainda, é usado o mínimo de equipamentos possível (como barras e argolas), preservando o corpo como principal instrumento para o treino. O termo vem do grego "kallos" e "sthenos" que, respectivamente, significam beleza e força. Assim, os gregos associavam este treinamento por peso corporal à "bela força", fazendo com que a calistenia ficasse conhecida como "a arte e a ciência do belo movimento".

Porém, foi somente no século XIX que a ginástica calistênica começou a ganhar popularidade. Quem fixou o termo "calistenia" e sua prática foi o Dr. Dio Lewis, que decidiu implementar uma nova proposta para melhoria na forma física dos americanos. Então idealizou um modelo de ginástica que considerava simples e cativante, que em 1860 foi introduzido nas escolas norte-americanas com o nome de "nova ginástica". Mais tarde houve a substituição do título por "calistenia" e a modalidade chegou à América do Sul, por meio da Associação Cristã de Moços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->