Murashige e Yokota são os campeões do Absoluto na Copa Brasil - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Murashige e Yokota são os campeões do Absoluto na Copa Brasil

Carina Murashige e Gustavo Yokota foram os grandes campeões em Cuiabá. Entre os paralímpicos, favoritos dominaram a disputa.

Carina Murashige, a mamãe campeã.
Colaboração de texto e foto: Claudia Mendes/Marcio Menezes/CBMT
Colaboração de foto: Christian Martinez/RGB Studios

Uma mamãe de recém-nascida e uma jovem promessa do tênis de mesa brasileiro foram os dois grandes campeões do Absoluto A da Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste. Neste domingo (5), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT), Carina Musharige e Gustavo Yokota levaram as medalhas de ouro da principal disputa do torneio.

Na última final da Copa Brasil Sul-Sudeste, em Toledo (PR), uma cena chamou a atenção. A mesa-tenista Carina Murashige (ADC Estrela/Joola/Santos F.C./Fupes-SP) se dividia entre jogos e cuidados com a pequena Giovana, recém-nascida. Vice-campeã naquela ocasião, dessa vez a mamãe vai levar o ouro para casa. Em uma final cheia de alternâncias, Carina venceu Marina Michelin (Associação Nova Era de Tênis de Mesa-SP), por 3 a 2 (11/8, 8/11, 6/11, 11/7 e 11/2).

Carina chegou à final em Toledo, mas foi superada por Caroline Kumahara. Não se deixou abater por causa do resultado e continuou mantendo sua rotina de treinamentos. "Procuro manter. Tivemos os Jogos Regionais de São Paulo, que é uma competição muito importante para nós. De alto nível. Isso me manteve com ritmo de jogo", conta a campeã, garantindo que vai carregar a pequena Giovana com ela para fazer companhia na próxima competição: "Ela vai comigo para o Brasileiro de Concórdia".

Mas se tem alguém feliz nessa Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste, esse alguém é o jovem atleta Gustavo Yokota (Associação Chapecoense-SC), de apenas 20 anos. Ele conquistou os dois principais títulos da competição, o Rating A e o Absoluto A, reforçando os motivos pelos quais o consideram uma das grandes promessas da nova geração do tênis de mesa brasileiro. Na decisão do Absoluto A, ele derrotou Émerson Maeda (ADC Estrela/Joola/Santos F.C./Fupes-SP), por 3 a 2, com parciais de 1/11, 11/13, 11/6, 11/6 e 14/12.

No primeiro e no último set, Maeda assustou bastante. No primeiro set, venceu por 11 a 1. No último, abriu uma vantagem de quatro pontos, mas Yokota se recuperou e fechou o jogo em 3 a 2. "Ele veio com a bola forte e não consegui acompanhar o ritmo. Depois entrei no jogo. Mas foi muito disputado", conta Yokota, sobre o susto no primeiro set.

E parece que a energia do campeão está longe de acabar. Yokota já se prepara para a próxima competição e garante que vai buscar manter o ritmo para continuar a ótima fase, vencendo tudo: "Vou me preparar bem. É a competição mais importante do tênis de mesa no país. Vou para ganhar".

Paralímpicos sem surpresas

No sábado, entre os paralímpicos, não houve grandes zebras e os atletas com maior experiência internacional confirmaram o favoritismo na competição. Claudiomiro Segatto (ADFP Paraná), por exemplo, conquistou seu 29º título de Copa Brasil em 17 anos de tênis de mesa, ao derrotar Renato Saletti (APMDFESP-SP) na decisão da classe 5, por 3 a 0 (11/3, 11/3 e 11/3).

No duelo entre duas feras do tênis de mesa brasileiro, na final da classe 2, Iranildo Espíndola (AABB Brasília/Rizzone) superou Guilherme Costa (A.E.Lassalista-AM), por 3 a 2 (7/11, 13/11, 5/11, 13/11 e 13/11).

Paulo Salmin, Lucas Carvalho e Claudio Massad também conquistaram ouro em Cuiabá. Salmin venceu a classe 7 masculina, ao derrotar Paulo Henrique Fonseca no jogo decisivo, por 3 a 0 (11/9, 11/6 e 11/6). Carvalho bateu Guilherme Ifanger, na decisão da classe 9, por 3 a 1 (4/11, 13/11, 11/7 e 11/8). Massad venceu Willian Almeida, por 3 a 1 (8/11, 11/4, 11/2 e 11/7), na final da classe 10.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->