Piccolo Clemente defende título mundial de Longboard - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Piccolo Clemente defende título mundial de Longboard

O peruano e mais oito brasileiros vão representar a América do Sul no GoPro World Longboard Pro em Riyue Bay na Ilha Hainan, incluindo o vice-campeão mundial na final sul-americana do ano passado na China, Rodrigo Sphaier.

Kelia Moniz (HAV) bicampeã
Kelia Moniz (HAV) bicampeã.
Colaboração de texto: João Carvalho/ASP South America

Os campeões mundiais de Longboard da ASP serão decididos na China mais uma vez e o peruano Piccolo Clemente está confirmado para defender o título conquistado na final sul-americana contra o brasileiro Rodrigo Sphaier no pointbreak de esquerdas da Ilha Hainan. O GoPro World Longboard Pro 2014 será realizado entre os dias 5 e 12 de dezembro nas ondas de Riyue Bay com mais sete brasileiros representando a América do Sul na China, o campeão mundial de 2007, Phil Rajzman, Rodrigo Sousa e Halley Batista junto com sua irmã, Atalanta Batista, na categoria feminina com Chloe Calmon, Karina Abras e Cristiana Pires. Entre as meninas, a havaiana Kelia Moniz já fez três finais na China e foi bicampeã em 2012 e 2013.

Piccolo Clemente.
Piccolo Clemente.
"Ganhar o título mundial mudou muita coisa na minha vida", disse Piccolo Clemente. "Fez uma diferença enorme para os meus patrocinadores e para a minha vida privada também. Eu estou realmente ansioso em voltar para a China, que vai me trazer de volta todas as lembranças de ganhar este grande campeonato. Eu quero estar no pódio novamente este ano, mas sei que vai ser difícil pelo alto nível técnico dos muitos talentos que teremos no evento".

A vitória de Piccolo Clemente no ano passado foi conquistada na última onda que o peruano surfou no minuto final da bateria, conseguindo a nota que precisava para tirar o segundo título do Brasil na história do ASP World Longboard Championships. E a grande final da China quase se repete na etapa que definiu o campeão sul-americano de Longboard da ASP South America no Peru, mas Rodrigo Sphaier foi barrado por Phil Rajzman, que depois perdeu o duelo de campeões mundiais para o peruano Piccolo Clemente festejar o título sul-americano de 2014, com a pernambucana Atalanta Batista sendo a campeã da categoria feminina.

Phil Rajzman
Phil Rajzman.
O peruano Piccolo Clemente usa bem as manobras clássicas dos pranchões, que ganharam maior peso no julgamento do longboard, mas também ataca as ondas com a radicalidade característica dos brasileiros, como os mais experientes Phil Rajzman e Rodrigo Sphaier e os da nova geração representada por Halley Batista e Rodrigo Sousa. O cometa Halley do Nordeste é um surfista completo, compete bem no pranchão e na pranchinha participa até do Circuito Mundial da ASP, já vencendo duas etapas do ASP Qualification Series. O pernambucano também tem grandes resultados em competições nacionais de surfe profissional.

pernambucana Atalanta Batista
A pernambucana Atalanta Batista.
Na categoria feminina, o time sul-americano também mescla a experiência da catarinense Karina Abras e da carioca Cristiana Pires com a juventude da igualmente carioca Chloe Calmon e da pernambucana Atalanta Batista, que vem colecionando títulos brasileiros nas últimas temporadas nacionais. No início deste ano, a irmã de Halley Batista conquistou o seu primeiro troféu de campeã sul-americana de Longboard da ASP South America.

Halley Batista
Halley Batista.
No entanto, entre as meninas ninguém tem conseguido superar a havaiana Kelia Moniz e a australiana Chelsea Williams, que decidiram o título nas três edições do Mundial de Longboard na China. A australiana ganhou a primeira em 2011, mas a havaiana deu o troco se sagrando bicampeã mundial de 2012 e 2013. Assim como Halley Batista, na categoria feminina também tem uma competidora que participa das duas modalidades, a francesa Justine Dupont, que já disputou até etapas da divisão de elite do esporte, o ASP Women´s Championship Tour.

Os títulos mundiais de 2014 da ASP serão decididos no GoPro World Longboard Pro, entre os dias 5 e 12 de dezembro nas ondas de Riyue Bay na Ilha Hainan, com transmissão ao vivo da China pelo www.aspworldtour.com.

RANKING MUNDIAL DE LONGBOARD DA ASP DE 2013: Resultado da única etapa na China:
Campeão: Piccolo Clemente (PER)
Vice-campeão: Rodrigo Sphaier (BRA)
3º) Harley Ingleby (AUS)
3º) Antoine Delpero (FRA)
5º) Duane Desoto (HAV)
5º) Nelson III Ahina (HAV)
5º) Kai Sallas (EUA)
5º) Timothee Creignou (FRA)
-------outros brasileiros:
13º) Phil Rajzman (BRA)
13º) Jefson Silva (BRA)
25º) Amaro Matos (BRA)
25º) Jeferson da Silva (BRA)

CAMPEÕES MUNDIAIS DE LONGBOARD DA ASP:
2013: Piccolo Clemente (PER) e Kelia Moniz (HAV) bicampeã
2012: Taylor Jensen (EUA) bicampeão e Kelia Moniz (HAV)
2011: Taylor Jensen (EUA) e Lindsay Steinriede (EUA)
2010: Duane Desoto (HAV) e Cori Schumacher (EUA)
2009: Harley Ingleby (AUS) e Jennifer Smith (EUA) bicampeã
2008: Bonga Perkins (HAV) bicampeão e Joy Monahan (HAV)
2007: Phil Rajzman (BRA) e Jennifer Smith (EUA)
2006: Josh Constable (AUS) e Schuyler McFerran (EUA)
2005: nenhuma etapa
2004: Joel Tudor (EUA) bicampeão
2003: Beau Young (AUS) bicampeão
2002: Colin McPhillips (EUA) tricampeão
2001: Colin McPhillips (EUA) bicampeão
2000: Beau Young (AUS)
1999: Colin McPhillips (EUA)
1998: Joel Tudor (EUA)
1997: Dino Miranda (HAV)
1996: Bonga Perkins (HAV)
1995: Rusty Keaulana (HAV) tricampeão
1994: Rusty Keaulana (HAV) bicampeão
1993: Rusty Keaulana (HAV)
1992: Joey Hawkins (EUA)
1991: Martin McMillan (AUS)
1990: Nat Young (AUS) tetracampeão
1989: Nat Young (AUS) tricampeão
1988: Nat Young (AUS) bicampeão
1987: Stuart Entwistle (AUS)
1986: Nat Young (AUS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->