Brasil é campeão Latino-Americano de Tênis de Mesa - EsporteNaRede

Últimas

quinta-feira, 8 de março de 2018

Brasil é campeão Latino-Americano de Tênis de Mesa

Time feminino bate a Argentina na final, enquanto equipe masculina supera chilenos na decisão para ficar com o títuloMasculino e feminino.

Equipe feminina recebe a premiação no Latino-Americano.
Fonte e foto:  Fato&Ação Comunicação/ITTF/CBTM

Dobradinha brasileira no Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa, disputado em Havana, capital de Cuba. Nesta quarta (7), os times feminino e masculino ganharam as finais de equipes, confirmaram o favoritismo e, consequentemente, o título da competição. Enquanto as meninas despacharam as argentinas por 3 a 0, os rapazes bateram o Chile por 3 a 1.

A delegação brasileira, que teve Hugo Hoyama como treinador de ambos os times, foi formada por Gui Lin, Bruna Takahashi e Jessica Yamada, no feminino, e Eric Jouti, Thiago Monteiro, Vítor Ishiy e Humberto Manhani entre os homens.

O triunfo brasileiro sobre as argentinas começou com uma segura vitória de Gui Lin sobre Camila Argüelles, por 3 sets a 0 (11/3, 11/8 e 11/5). A facilidade, porém, não se repetiu no jogo seguinte, no qual Bruna Takahashi precisou de cinco parciais para bater Ana Codina por 3 a 2 (11/5, 11/5, 10/12, 10/12 e 11/4). No duelo de duplas, porém, o Brasil voltou a se impor e fechou o placar em 3 a 0, com Jessica Yamada e Gui Lin superando Candela Molero e Camila Argüelles (11/5, 11/8 e 11/5).

Foi mais apertado o confronto masculino, que parecia, num primeiro momento, não apresentar dificuldades. O Brasil abriu 2 a 0 com vitórias de Vítor Ishiy sobre Juan Lamadrid, por 3 a 0 (11/3, 12/10 e 11/9), e Eric Jouti sobre Felipe Olivares, pelo mesmo placar (12/10, 11/3 e 11/4). No entanto, o duelo de duplas entre Thiago Monteiro/Vitor Yshiy contra Juan Lamadrid/Gustavo Goméz foi dramático. O Chile saiu na frente, os brasileiros viraram para 2 a 1, mas os andinos não se renderam e viraram o jogo para 3 a 2 (14/16, 11/3, 11/5, 7/11 e 9/11).

A responsabilidade por sacramentar o duelo ficou com Eric Jouti, justamente o melhor ranqueado do Brasil na Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) entre os presentes. Novamente houve um duelo emocionante, agora contra Gustavo Gómez. O brasileiro saiu na frente, mas cedeu o empate duas vezes. No set final, chegou a abrir 9 a 3, viu o chileno se aproximar perigosamente, mas manteve os nervos no lugar e, com 11 a 8, confirmou o título verde e amarelo (11/8, 9/11, 11/5, 9/11 e 11/8).

“Foram jogos bem disputados e acabou sendo um resultado esperado para o Brasil. Viemos para cá para brigar por todos os títulos e demos o primeiro passo hoje”, disse o técnico Hugo Hoyama.


Duplas mistas

Na noite anterior, as duplas mistas do Brasil fizeram bonito. As três estão nas semifinais do torneio, que acontecerão nesta quinta-feira, às 11h (horário de Brasília). Ao menos uma dupla brasileira já está garantida na decisão do título, já que Eric Jouti e Lin Gui enfrentam Humberto Manhani e Jéssica Yamada em uma das semifinais. Na outra disputa, Vitor Ishiy e Bruna Takahashi enfrentarão Juan Lamadrid e Paulina Vega, do Chile. Caso eles vençam o confronto, o Brasil já garante o ouro e a prata no torneio.

“Essa dupla chilena é bem perigosa. Já tive a oportunidade de enfrentá-los no Mundial do ano passado. Temos de estar bem focados e atentos para fazer bem o nosso jogo. Fico muito feliz de ver as três duplas brasileiras no pódio. Será melhor ainda se conseguirmos fazer uma final brasileira. Vamos lutar por isso!”, disse, empolgado, o mesa-tenista Vitor Ishiy.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->