Beisebol é praticado há 125 anos no Brasil - EsporteNaRede

Últimas

terça-feira, 13 de março de 2018

Beisebol é praticado há 125 anos no Brasil

De acordo com os arquivos do Jornal O Estado de São Paulo, a primeira partida oficial de beisebol no Brasil aconteceu no dia 1º de Novembro de 1902  entre as equipes Light x Power, formadas pelos funcionários americanos da Companhia Light, em São Paulo.

Primeiro Campeonato Brasileiro, em 1936.
Da redação com informações e fotos da FundaçãoTampa Bay Brasil

Segundo o periódico paulistas, estas primeiras partidas disputadas no Brasil tinham promoção com convites feitos em inglês, realizados por meio do Jornal.  O Senhor Mario W. Tybiriçá era quem convocava torcedores para assistir estes “matches” de “base-ball” realizados muitas vezes no Parque Antártica, sede do Clube Palmeiras. Outras partidas amistosas entre casados x solteiros e outros times mistos aconteceram nos anos seguintes e, também, foram registrados em anúncios do periódico.

Este cenário se tornou mais competitivo quando o primeiro grande adversário da Light apareceu após 1907, o Mackenzie College, única instituição ainda existente daquela época. O esporte sempre fez parte da história do Mackenzie. A criação do Departamento de Cultura Física, em 1878, foi obra pioneira no Brasil.

O esporte propriamente dito começou em 1893, quando o professor Augustus F. Shaw (1866-1939), formado em Yale, chegou dos Estados Unidos para lecionar no Mackenzie. Foi ele o responsável por trazer também o Basquete para nossa terra. A Universidade Presbiteriana e Colégio Americano Mackenzie ainda hoje representam o beisebol com muita força no cenário esportivo brasileiro, honrando seu papel de fundadora e guardiã não apenas do futebol (Charles Muller realizou a primeira partida lá) e basquete como também do beisebol.

Relatos afirmam que as partidas organizadas pelo Mackenzie College, em 1910 atraiam mais público que os jogos de Futebol. Diversas equipes de Beisebol surgiram entre os anos 1900 e 1911, todas ligadas a agremiações de funcionários de empresas norte-americanas. Nos anos de 1903 a 1910 houve uma liga amadora comandada por um funcionário da companhia telefônica.

Anos 10 a 20: Influência Japonesa

A influência japonesa no Beisebol brasileiro começou a partir de 1908.
A influência japonesa no Beisebol brasileiro começou a partir de 1908, quando o navio Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses. Os primeiros equipamentos para a prática do esporte foram trazidos pelo Sr. Samejima nesta viagem. O primeiro time da colónia japonesa foi criado em 1918 pelo japonês Kenji Sassawara e chamava-se Mikado.

Sassawara jogou primeiramente nos times norte-americanos até ser incentivado pelo consul do Japão, Sado Matsumura, a montar uma equipe para a colônia. O impacto da vinda dos imigrantes japoneses foi grande, transformando os anos de 1925 a 1938 a primeira "era de ouro" do beisebol nacional. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e a proibição de reunião pública e uso de língua e costumes por parte dos imigrantes oriundos dos países do Eixo pró-fascismo, o beisebol teve um intervalo até 24 de setembro de 1946 com a fundação da Federação Paulista de Beisebol e Softbol.

Em 1926, com a chegada de Isamu Yuba ao Brasil, o beisebol expande para o interior e outras cidades do estado de São Paulo. Com isso foram criadas ligas como a Noroeste, Paulista e Sorocaba, unidas pela ferrovia do café. Contudo o beisebol foi praticado até o início da Segunda Guerra Mundial, período do qual fez com que a prática do esporte no país ficasse estagnada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

-->