» » Schwebel elimina favorito e vai às quartas do 33º Bahia Juniors Cup

Gustavo Schwebel, baiano, atleta do Clube Bahiano de Tênis é o atual vice-campeão na categoria 14 anos. Brasileiro surpreende argentino favorito na categoria mundial.

Colaboração de texto: Fabrizio Gallas/GallasPress
Colaboração de foto: Juarez Matias/GallasPress

O soteropolitano Gustavo Schwebel, cria do Clube Bahiano de Tênis, emplacou, nesta quarta, sua segunda vitória na categoria 16 anos da 33ª edição do Bahia Juniors Cup, maior competição juvenil do Norte/Nordeste que tem 220 atletas de nove países. O torneio na categoria conta pontos para o ranking da América do Sul e o evento em Salvador (BA) encerra as celebrações do Centenário do clube.

Schwebel superou o sexto favorito, Lucas Batista, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 7/5: "Comecei muito bem, muito firme, jogando um grande tênis, depis caí um pouco e ele subiu, fiquei um pouco tenso, nervoso, foram vários games onde tinha a chance e não conseguia quebrar, mas no fim consegui", destacou o jogador que enfrenta o principal favorito, Bryan Aguiar, que passou pelo também baiano Matheus Mascarenhas por 6/3 6/4: "Nunca joguei, mas o conheço, partida bem dura, vou em busca da vitória, mas não será fácil.

O dia terá na mesma categoria o duelo das baianas Julia Catalino e Thainá Carvalho.

Brasileiro surpreende argentino favorito na categoria principal - Na categoria mundial até 18 anos que é a terceira mais valiosa do país, com pontuação Grau 3 para o ranking da Federação Internacional de Tênis, o brasileiro Rafael Marques passou pelo sétimo favorito, o argentino Santiago La Fuente, por 6/3 5/7 6/3 e se garantiu nas quartas de final para enfrentar o vencedor do duelo brasileiro entre o favorito João Lucas Reis e o Arthur Toledo.

Outra surpresa foi a eliminação do brasileiro Pedro Cordeiro, cabeça de chave 6, que caiu por 5/7 6/4 6/3 para Rodrigo Carvalho. Ele encara o vencedor do segundo favorito, o suíço baiano Aaron Schmid ou o brasileiro Matheus Queiroz.

A quarta-feira segue com duelos das oitavas do masculino com destaques para o baiano Natan Rodrigues encarando o quinto favorito, o argentino Facundo Tumosa. A partida está deve começar em torno das 17h. Antes, em torno das 14h30, Raí Araújo, alagoano filho de feirante com doméstica, que passou o quali enfrenta o terceiro favorito, Diego Padilha. Neste momento o principal favorito, João Lucas Reis, está em quadra encarando o brasileiro Arthur Toledo.

As meninas jogam por vaga nas semifinais. Nathalia Gasparin, cabeça de chave 1, encara Thassane Abrahim. A segunda favorita, a peruana Romina Ccuno mede forças diante de Andressa Gomes.

Siga abaixo a programação desta quarta

Tradição de revelar grandes talentos. Gustavo Kuerten já disputou torneio e fez final contra baiano - O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes talentos do esporte do país. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordilho, Fernando Meligeni, Teliana Pereira, o atual número 1 do mundo e campeão de Wimbledon, Marcelo Melo Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, entre outros.

Ano passado os dois campeões foram brasileiros, Thiago Wild e Thaísa Pedretti, e fizeram bons papeis nos Grand Slams em 2017. Wild fez quartas em Roland Garros, ganhou importante torneio na Itália, em Santa Croce, e fez semi de duplas do US Open se consolidando entre os 20 melhores juniores do planeta e Pedretti passou rodada em Wimbledon entrando no top 50 da categoria. Participante em 2015, Felipe Meligeni foi campeão de duplas do US Open ano passado e campeão Sul-Americano na Argentina, e hoje já soma seus primeiros pontos no profissional assim como Wild e Pedretti.

Resultados de momento desta Quarta-Feira na categoria principal (27/09):
Masculino - 18 anos - Oitavas de Final
Rafael Marques (BRA) 2x1 (7) Santiago la Fuente (ARG) 6/3 5/7 6/3
Rodrigo Carvalho (BRA) 2x1 (6)Pedro Cordeiro (BRA) 5/7 6/4 6/3
Programação Quarta-Feira (27/09):

Quadra 1
(1) João Lucas Reis (BRA) x Arthur Toledo (BRA) - Em andamento
A Seguir - (Q) Raí Araújo (BRA) x (3) Diego Padilha (BRA)
A seguir - (7) Andressa Gomes (BRA) x (2) Romina Ccuno (PER)
17h - (5) Facundo Tumosa (ARG) x Natan Rodrigues (BRA)
A Seguir - Rai Araujo/Miguel Danelon (BRA) x M. Reyes/D. Padilha (BRA) ou P. Maciel/A. Toledo (BRA)
A Seguir - Santiago La Fuente/Boruch Skierkier (ARG) x B; Oliveira/N. Rodrigues (BRA) ou E. Almeida/J. Gianella (BRA)

Quadra 2
Lucca Silva (BRA) x (8) Mateo Reyes (BRA) - em andamento
A Seguir - (4) Boruch Skierkier (ARG) x Victor Pilla (BRA)
12h30 - (1) Nathalia Gasparin (BRA) x (8) Thassane Abrahim (BRA)
15h - Matheus Queiroz (BRA) x (2) Aaron Schmid (SUI)
A Seguir - Thassane Abrahim/Mariana Borges (BRA) x Ana Zaidan/Victoria Itto (BRA)
Não antes das 17h30 e após descanso - Mariane Castro/Raissa Wagner (BRA) x Maria Jardim/Andressa Gomes (BRA)
A Seguir - M. Cossu/F. Tumosa (EUA/ARG) ou E. Dini/R. Carvalho (BRA) x Rafael Marques/Lucca Silva (BRA)

Quadra 3
Rodrigo Carvalho (BRA) 2x1 (6) Pedro Cordeiro (BRA) 5/7 6/4 6/3
(6) Isabella Ciancaglini (BOL) x (4) Maria Jardim (BRA) - Em andamento
A Seguir - (3) Rebeca Silva (POR) x Julia Klimowicz (BRA)
A Seguir - Rebeca Silva/Nathalia Gasparin (POR/BRA) x G. Aguiar/J. Klimowicz (BRA) ou J. Almeida/Z. Correa (BRA/CAN)
17h30 ou após descanso - I. Ciacanglini/M. Menezes (BOL/BRA) ou G. Spicacci/A. Pereira (BRA) x Thais Andreotti/Romina Ccuno (BRA/PER)
18h30 ou após descanso - P. Batistella/D. Pauli (BRA) ou V. Pilla/M. Froelich (BRA) x Pedro Cordeiro/Matheus Queiroz (BRA)

A 33ª edição do Bahia Juniors Cup Bahia Juniors Cup conta com os patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade, Cassi Turismo e Águas Meleva. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.


Sobre os autores:

Gabriella Simões fez Fotografia Digital no Sesc e é associada a Arfoc/Brasil através da Arfoc/BA. Miguel Brusell é formado em Comunicação Social na UFBA, tem pós em Gestão de Informações para Multimeios na FTC e bloga desde 2003.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Comentar